Via Rápida abre vagas para cursos de qualificação profissional com bolsa-auxílio na RMC


Bolsa única de R$ 210 é uma ajuda de custo durante a realização do curso

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, está ofertando 1.595 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional com bolsa-auxílio do programa Via Rápida, em diversas áreas, no mês de março, na região de Campinas. Os cursos são de curta duração e contam com opções de aulas ao vivo, no modelo de Ensino à Distância (EAD). As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br até o dia 30 de março.

No total, vinte e cinco cidades foram contempladas: Americana, Campinas, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jundiaí, Leme, Limeira, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Piracaia, Piracicaba, Pirassununga, Rio Claro, Santa Maria da Serra, Santo Antônio de Posse, São Pedro, Serra Negra, Torrinha e Valinhos. São ofertados na região os seguintes cursos:

Almoxarife e Estoquista

Assistente Administrativo

Assistente Contábil de Crédito e Cobrança

Assistente de Recursos Humanos

Auxiliar de Logística, Balconista de Farmácia

Desenvolvimento de websites front-end

Edição de vídeo

Espanhol para Recepção

Informática Básica

Inglês para Recepção

Marketing Digital em Redes Sociais e E-Commerce

Marketing e Comunicação de Moda

Operador de Caixa

Operador de Telemarketing

Organização de Residências

Orientador de Turismo local

Planejamento e Gestão de Empreendimentos Gastronômicos

Porteiro e Controlador de Acesso

Publicidade Digital – Criação e conteúdo para mídias digitais

Recepção e Atendimento

Técnicas de Vendas

Podem se inscrever pessoas que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliadas no Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail e as aulas têm previsão de início em abril. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.

Sobre a Bolsa-Auxílio

Os estudantes matriculados a partir de março nos cursos de qualificação do programa Via Rápida receberão uma bolsa única de R$ 210 para ajuda em suas despesas durante a realização do curso. O auxílio será disponibilizado aos alunos que cumpram os requisitos e que tenham frequentado os 10 dias de aula.

O pagamento será feito por meio de código bancário, que o estudante usará para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas. O recurso valerá também para os cursos de 60 a 160 horas do SP Tech e SP Criativo e fica disponível por 30 dias após a comunicação oficial por e-mail de que o valor está disponível. Até o final de 2021, serão ofertadas 30 mil vagas de qualificação profissional com bolsa-auxílio.

Para receber a bolsa-auxílio, além de ser desempregado e estar frequente no curso, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.