top of page

Verão saudável: 3 dicas para manter o bem-estar em dias quentes

Nutricionista explica como suportar as temperaturas cada vez mais altas com boas escolhas alimentares




O ano de 2023 foi considerado o mais quente da história, de acordo com dados divulgados pelo observatório Copernicus Climate Change, da União Europeia. Além disso, especialistas já preveem que 2024 deve superar o ano anterior.


Com a normalidade de temperaturas acima dos 40ºC, uma alimentação equilibrada e rica em líquidos para manter a hidratação é fundamental.


Mantenha a hidratação

A ingestão adequada de líquidos se faz necessária e obrigatória para o bom funcionamento do organismo. Uma quantidade apropriada, especialmente em dias quentes, faz toda a diferença, já que perdemos mais água através da transpiração.


A nutricionista Gláucia Renata Balardini, da rede GoodBom Supermercados, explica que também indica o consumo de águas saborizadas que, além da hidratação, fornecem propriedades das hortaliças, frutas e ervas adicionadas.


“Podemos colocar abacaxi, canela, capim limão, pepino, hortelã, melancia, gengibre, limão, morango. As águas devem ser preparadas e permanecer na geladeira por pelo menos uma hora, para liberação das propriedades”.


Alimentação leve

É importante também manter uma dieta com pouca gordura e alimentos processados, evitando frituras. Uma vez que as altas temperaturas alteram o metabolismo corporal e esses alimentos provocam uma sobrecarga no sistema digestório que pode causar indigestão e aumento da temperatura corporal.


Por este motivo, prefira uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. 


Consuma alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Com as mudanças bruscas e constantes de temperatura, é muito importante estar com o sistema imunológico fortalecido para evitar doenças. Para isso, procure incluir na sua refeição diária alimentos ricos em Vitamina C (limão, laranja, acerola, morango, mamão papaia, kiwi e abacaxi), leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha), hortaliças verde-escuras (couve, agrião, rúcula, espinafre), peixes, alho, cenoura e abóboras amarelas.

 

bottom of page