top of page

Vereadores voltam a exigir passagens para animais em rodovias na cidade



A Câmara de Paulínia aprovou, na terça-feira (31), proposta para que todo estudo envolvendo obras de ampliação em estradas e rodovias inclua passagem de fauna: caminhos aéreos ou subterrâneos para animais transitarem com segurança.

O vereador Cícero Brito (MDB) havia apresentado proposta semelhante em abril, mas o texto foi vetado pelo prefeito. Depois de uma análise técnica, os 15 vereadores decidiram assinar novo projeto, revisando regras e termos para a iniciativa sair do papel. Segundo Cícero, implantar corredores pode reduzir a mortalidade e manter o habitat de diferentes espécies. O texto passará por nova análise do prefeito.

Outra proposta debatida busca obrigar brinquedos adaptados para crianças com deficiência em playgrounds instalados em jardins, parques, escolas, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público. O texto prevê inclusive jogos para pessoas com deficiência visual.

De acordo com o autor, vereador Dr. Grilo (MDB), o Brasil ainda tem poucos brinquedos adaptados para quem tem deficiências físicas, motoras ou sensoriais. A iniciativa visa estimular a integral social dessas crianças em Paulínia e cumprir direitos já previstos às pessoas com deficiência.


OUTROS TEMAS

A saúde e o tempo de espera para atendimentos foram temas de várias falas durante a palavra livre dos vereadores.

No momento da Tribuna Livre, o diretor executivo do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal, Rodrigo Antonio Macelari, defendeu a retomada da contagem de tempo de serviço dos setores da saúde e segurança pública, suspensa por causa da pandemia da Covid-19, e a efetivação da lei municipal que instituiu plano de cargos à Guarda Municipal.

Foram apresentados 43 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 5 Moções (congratulações e aplausos) e 55 Indicações (sugestões).


bottom of page