top of page

Superlotação na emergência do Hospital de Clínicas

Capacidade física instalada é de 30 leitos, mas no momento, há 93 pacientes internados





Na última terça-feira (12), o Hospital de Clínicas, da Unicamp, informou que a Unidade de Emergência Referenciada (UER), que atende pacientes adultos, está com superlotação. Com capacidade física instalada de 30 leitos, o HC tem no momento, 93 pacientes internados.

O hospital informou que está trabalhando “acima da capacidade instalada, com sobrecarga da área física, de equipamentos, de recursos humanos e materiais”.

Devido a superlotação, a Unicamp solicitou aos órgãos reguladores, como o Samu (Serviço Móvel de Urgência), o Corpo de Bombeiros e serviços de resgate das rodovias da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que não enviem mais pacientes para a emergência.

“A Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp reafirma sua finalidade para atendimento de casos graves referenciados de toda a região e conta com a compreensão da população até que a situação se normalize”, informou o HC por meio de nota.

Além do HC da Unicamp, o Hospital PUC-Campinas e a Rede Municipal Mário também enfrentam o mesmo problema de superlotação nos leitos.


Prefeito convoca reunião extraordinária após colapso

Na quarta-feira (13), o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), convocou uma reunião extraordinária para discutir a sobrecarga do sistema de saúde do município. Representantes do HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, do Hospital da PUC e da Rede Mário Gatti foram convocados. Sete medidas foram definidas para a sobrecarga nos atendimentos de emergência e na ocupação de leitos hospitalares dos serviços públicos.

Entre as medidas, está a transferência de pacientes de outras cidades e o pedido de ampliação de leitos ao governo estadual.




bottom of page