Região registra a temperatura mais baixa do ano



A região de Campinas registrou na manhã de quinta-feira (05) a temperatura mais baixa do ano. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, às 6h28 a temperatura chegou a 10,2ºC.

Antes disso, a temperatura mais baixa de 2022 tinha sido registrada na madrugada do dia 16 de abril, com 11,7ºC. A medição aconteceu no fim de semana de Páscoa, que tinha tido até então os dias mais frios do ano.

Ainda de acordo com o Cepagri, a queda nas temperaturas é provocada pela entrada do ar frio, de origem polar, após a passagem de uma frente fria por todo o estado. Ainda às 7h, a temperatura seguia baixa, em 11ºC. Além da baixa temperatura, uma das características de massas de ar de origem polar é o baixo teor de vapor de água, o que costuma acarretar baixa umidade relativa do ar.

Por isso, durante as tardes, a URA (Umidade Relativa do AR) deve ficar abaixo dos 40% em quase todo o estado, e não há previsão de chuvas para hoje ou para os próximos dias.

Por conta do tempo seco, é indicada atenção com relação à hidratação (ingestão de líquidos, aplicação de cremes hidratantes e hidratação de mucosas), especialmente para pessoas com maior sensibilidade.

De acordo com o Cepagri, as temperaturas seguem baixas, mas ainda não é previsto que a menor temperatura seja superada neste fim de semana.