top of page

Projeto Alimentação & Cultura promove Educação e Saúde Integral na rede pública de Paulínia



De um lado, capacitar professores para que desenvolvam habilidades e competências para trabalhar conceitos de Educação e Saúde Integral junto aos alunos, envolvendo temas que vão desde alimentação saudável e nutritiva até a valorização da rica herança cultural brasileira. De outro, ampliar o engajamento dos estudantes em sala de aula e estimular a leitura, utilizando como estratégia o acesso a livros ilustrados e muito divertidos.


Esses são os objetivos do projeto Alimentação & Cultura, que começa em agosto. A iniciativa da Evoluir, com patrocínio da Bayer e apoio da Secretaria Municipal de Educação, irá beneficiar dezenas de educadores e alunos do Ensino Fundamental 1 até a conclusão das atividades em novembro.


"O Alimentação & Cultura é uma parceria com as redes e escolas participantes que promovem a ampliação do repertório conceitual, metodológico e de atividades educacionais, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, para fomentar a educação baseada em competências e habilidades", explica a consultora pedagógica do projeto na Evoluir, Taciana Begalli. "Seu propósito é contribuir para o desenvolvimento integral daqueles que promoverão transformações positivas para a sociedade como futuros cidadãos".


"Para cumprir essas metas, o projeto traz uma dinâmica bem estruturada, com seis módulos de encontros híbridos formativos, assessoria pedagógica e evento de encerramento, além de oficinas de contação de histórias, alimentação saudável e diversidade cultural", diz. "Em complemento, tendo como recurso de engajamento as obras ludo-pedagógicas, ainda colabora para reforçar o hábito da leitura entre as crianças de um jeito divertido e prazeroso, com ilustrações coloridas e texto leve que conquista até os adultos!", conclui Taciana.


Jaime Oliveira, Diretor de Assuntos Governamentais e Sustentabilidade da Bayer Brasil, ressalta a importância de ações colaborativas. "A iniciativa contribui para direitos fundamentais de todos, como acesso à saúde, educação e cultura, e prepara as gerações que cuidarão do nosso planeta daqui para frente. Por isso, estamos muito felizes com esta parceria, que está diretamente conectada com o propósito de colaboração da companhia. A Bayer, como líder nos setores de saúde e nutrição, reconhece seu papel e, ao mesmo tempo, entende que não resolverá sozinha os desafios do nosso tempo: é preciso haver cooperação entre empresas, pessoas, instituições, governos e a sociedade em geral", afirma Jaime.


Serão distribuídos nesta edição do Alimentação & Cultura os livros Carta a quem ainda vai nascer (Editora Evoluir), As raízes de Luriel - uma aventura agroecológica (Editora Evoluir), Lá onde eu moro (Editora Evoluir), João Maria - o criador de joaninhas (Editora Evoluir), Aldeias, palavras e mundos indígenas (Editora Companhia das Letrinhas) e Bucala - a pequena princesa do quilombo do cabula (Editora Malê).

Comentarios


bottom of page