top of page

Programa busca famílias para acolherem crianças e adolescentes



A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, está em busca de pessoas para fazerem parte do Família Acolhedora, programa desenvolvido com o objetivo de garantir a convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes que necessitem de afastamento temporário do convívio de sua família de origem.

De acordo com a assistente social e coordenadora do programa, Débora de Moraes, estudos na área da infância demonstram que crianças que crescem em instituições tem seu desenvolvimento global comprometido e seus vínculos prejudicados.

“Em uma família, as crianças e adolescentes são cuidados individualmente, recebem atenção, carinho, participam da vida comunitária, ficando mais seguros e se desenvolvendo melhor e com menos danos, o que vai refletir num futuro mais promissor”, explicou a coordenadora.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Fernanda Cazellato, participou de uma reunião com mulheres que fazem parte do programa, na última terça-feira, 31 - Dia Mundial do Acolhimento Familiar – e destacou a importância da participação das famílias neste projeto.

“Fiquei muito feliz em conhecer essas mulheres, que fazem a diferença e contribuem para mudar o futuro de muitas crianças e adolescentes. A vocês, todo meu respeito e admiração”, comentou Fernanda.

Segundo ela, é um grande avanço para Paulínia ter este Programa, que tem sua importância reconhecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também já é realidade em muitas cidades brasileiras.


Certificado

O Família Acolhedora está inserido no Programa Viver em Família, que é certificado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rita Coelho, a certificação comprova a preocupação da Administração Municipal com as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

“A execução de todo trabalho é realizada com muita seriedade e essa certificação vem para selar a eficiência do programa”, afirmou a secretária.

Além do serviço de Família Acolhedora, o Programa Viver em Família também cadastra pessoas que queiram apadrinhar crianças e adolescentes.

Quer saber mais? Entre em contato:

Programa Viver em Família

Rua Salvador Lombardi Neto, 56, Nova Paulínia

(19) 3833 - 4844

Instagram - @viveremfamiliapln

bottom of page