top of page

Prefeitura promove capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência



A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria da Assistência Social e Proteção à Pessoa, promoveu no mês de junho uma capacitação para os Conselheiros Tutelares, representantes da Guarda Municipal e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência –Sipia.


De acordo com a secretária de Assistência Social, Rita Coelho, o Sipia é a principal ferramenta que o Governo Federal possui para monitorar o índice de violência contra crianças e adolescentes no Brasil. “Por meio desses dados é possível contribuir com os sistemas de Saúde, Segurança e Educação”, explicou a secretária.


Além dos benefícios para o trabalho diário do Conselho, o Sipia é fundamental para nortear o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas em âmbito Federal, Estadual e Municipal.

O Treinamento foi ministrado pelo Consultor técnico do SIPIA especializado em Conselhos da Criança e do Adolescente, Paulo de Oliveira, no laboratório de informática do CEMEP.


Entre os temas da capacitação, foram abordados o acesso ao sistema, estrutura, conceitos, práticas de inclusão e consulta, registro de atendimentos, emissão de documentos, acompanhamento de medidas protetivas, relatórios e estatísticas.

Comments


bottom of page