top of page

Prefeitura inicia Operação Estiagem 2022 em Paulínia


A Defesa Civil da Prefeitura de Paulínia, iniciou na quinta-feira (28), a Operação Estiagem 2022.

Com os períodos de seca e estiagem se aproximando, as ações preventivas e educativas junto à população serão ampliadas, visando combater as queimadas, que neste período do ano ocorrem com maior frequência.

“Seguimos vigilantes e trabalhando junto aos demais órgãos municipais. Contamos com apoio da comunidade, pois somente juntos iremos minimizar os impactos deste período, seguindo sempre as orientações do prefeito, Du Cazellato”, comentou o secretário de Defesa Civil, Toní Guimarães.

Na próxima quarta-feira, 4 de maio, acontecerá um simulado envolvendo Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. O treinamento já é parte da operação e busca afinar o trabalho desenvolvido pelas duas corporações.

A operação deverá durar até 30 de setembro, podendo ser prorrogada caso as condições meteorológicas persistam por mais tempo.


Baixa umidade relativa do ar, quais são os principais cuidados com a saúde?

A escassez das chuvas durante o inverno diminui a umidade relativa do ar, o que contribui para a concentração de poluentes. Como consequência, começam a surgir sintomas como dor de cabeça, nariz ressecado, sangramento nasal, olhos vermelhos e ressecados, problemas respiratórios e alergias.

Esses sintomas atingem todas as faixas etárias e prejudicam a qualidade de vida da população, e para amenizar ou prevenir-se deste quadro, a orientação é fundamental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É considerado estado de atenção quando a umidade cai abaixo dos 30%. Quando a umidade atinge níveis entre 20% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência.

Comments


bottom of page