Poupatempo de Paulínia inicia atendimentos em fase de testes



A unidade do Poupatempo em Paulínia começou a funcionar após a Prefeitura dar todo apoio necessário nas obras para que fosse possível a abertura do prédio. Nos primeiros dias o posto vai atender a população de forma espontânea, sem a necessidade de agendamentos, de acordo com a Prodesp, Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo. Segundo ela, a medida é importante para testes no sistema.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 13h. A grade com as vagas para agendamento dos atendimentos deverá ser liberada a partir da próxima segunda-feira, dia 21, conforme explicou a Prodesp.

Na unidade serão oferecidos serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a solicitação de RG, primeira via e alteração de dados cadastrais da carteira de motorista (CNH), mudança na característica ou transferência interestadual de veículo, intenção de matrícula escolar, investigação e reconhecimento de paternidade, por exemplo.

As demais opções estão disponíveis online e podem ser realizadas com conforto e segurança, sem precisar sair de casa. Atualmente, são quase 200 serviços nos canais eletrônicos – site, app e totens de autoatendimento –, que incluem renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, entre outros.

Os cidadãos que precisarem realizar serviços presenciais nos postos deverão agendar – a partir de 21 de março – data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou nos totens de autoatendimento. O procedimento é obrigatório para todos os postos.

A unidade de Paulínia foi instalada em um dos 11 prédios do Complexo Rodoviária Shopping de Paulínia, que fica na Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.515, no bairro Nossa Senhora Aparecida. Inicialmente, o imóvel tinha sido construído para abrigar um centro automotivo, mas acabou utilizado como arquivo da Prefeitura.

A parte de desocupação, limpeza, alvenaria, adequação, elétrica e do sistema de ar-condicionado do prédio ficou com a Prefeitura, respeitando o projeto exigido pelo governo do Estado. A Prefeitura não informou o valor do seu investimento na unidade. O restante das instalações e da operacionalização é de responsabilidade da Prodesp.

A vinda da unidade do Poupatempo para Paulínia, era uma antiga reinvidicaçao do prefeito Du Cazellato enquanto ainda era vereador.

“Tenho certeza de que é uma conquista muito importante a vinda do Poupatempo para a nossa cidade, pois promoverá mais comodidade e agilidade para os paulinenses em relação aos serviços oferecidos”, afirmou.

Cazellato ressaltou ainda que, em 2017, como presidente da Câmara, fez uma Indicação para trazer o posto de atendimento a Paulínia. Na época, devido ao número de habitantes, o município recebeu o Ganha Tempo, que trouxe mais agilidade para a população em diversos serviços.