top of page

Paulínia terá barreiras sanitárias nas entradas da cidade até o dia 4 de abril

Objetivo é controlar um eventual aumento de circulação de pessoas de fora em virtude do feriado prolongado de até 10 dias na Capital

A partir desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Paulínia irá montar barreiras sanitárias nas entradas da cidade até o próximo dia 4 de abril. A medida, que será adotada pelas 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), tem o objetivo de controlar um eventual aumento de circulação de pessoas de fora em virtude do feriado prolongado de até 10 dias na Capital paulista e com o lockdown decretado em nove cidades do Litoral paulista e também em Piracicaba.

A decisão de criar barreiras sanitárias foi tomada em uma reunião virtual dos prefeitos da RMC, ocorrida na manhã de quarta-feira (24). A preocupação dos prefeitos é que possa ocorrer uma grande movimentação de pessoas para a região em um momento em que tentam implantar e monitorar medidas mais restritivas nas cidades para conter a disseminação do coronavírus. O feriado decretado em São Paulo tem início nesta sexta-feira e segue até 4 de abril.

“Todos os municípios da RMC estão procurando adotar medidas conjuntas para que as ações tenham maior amplitude. Na reunião realizada hoje de manhã, ficou definido que, a partir de sexta-feira, os 20 municípios da Região Metropolitana farão barreiras sanitárias nas entradas das cidades”, explicou o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos).

A adoção dessa medida visa evitar o deslocamento da população entre os municípios. As barreiras ficarão na entrada da cidade e, os motoristas serão abordados pela Guarda Municipal ou Polícia Militar sobre a real necessidade do deslocamento. Os motoristas também receberão orientações sobre as medidas de prevenção à Covid-19 adotadas pelo município.

Na reunião realizada pela manhã, os gestores municipais também deliberaram por requisitar ao Estado ajuda financeira para compra de insumos e medicamentos utilizados em pacientes internados e a implantação de um hospital de campanha regional.

Municípios da RMC que seguirão a medida

Paulínia

Americana

Artur Nogueira

Campinas

Cosmópolis

Engenheiro Coelho

Holambra

Hortolândia

Indaiatuba

Itatiba

Jaguariúna

Monte Mor

Morungaba,

Nova Odessa

Pedreira

Santa Bárbara d’Oeste

Santo Antônio de Posse

Sumaré

Valinhos e

Vinhedo

bottom of page