top of page

Paulínia ganha unidade de Residência Inclusiva para pessoas com deficiência

O local terá capacidade para atender até 10 residentes, conforme determina a Lei da Assistência Social

Paulínia acaba de ganhar uma unidade de Residência Inclusiva, que atenderá pessoas com deficiência. A oferta desse serviço é inédita no município e está sendo implantada graças a um termo de colaboração e parceria firmado entre a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e a Associação Pestalozzi.

O prefeito Du Cazellato participou do evento de inauguração, realizado na segunda-feira (16) e ressaltou que o objetivo de sua Administração é proporcionar condições necessárias para a construção progressiva da autonomia e do protagonismo dos residentes, no desenvolvimento das atividades da vida diária.

“Trata-se de um projeto muito importante, que atenderá com dignidade jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar”, explicou o prefeito.

Segundo a secretária de Assistência Social, Rita Coelho, a Residência Inclusiva é uma unidade de Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS (Sistema Único da Assistência Social).

“Esse é um grande avanço para a Assistência Social de Paulínia, uma vez que a implantação de equipamentos para atendimentos especializados para jovens e adultos com deficiência é um de nossos maiores desafios”, comentou a secretária.

O local terá capacidade para atender até 10 residentes, conforme determina a Lei da Assistência Social, e contará com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional e cuidadores.

Também participaram da inauguração a presidente interina da Associação Pestalozzi, Salete Pimentel, integrante da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, e vereadores do município.

bottom of page