Paulínia Racing Team realiza evento de sucesso de MTB XCO

Nova pista Mountain Bike no Parque Brasil 500 para a modalidade do Cross Country Olímpico teve sua estréia com a participação de mais de 200 atletas da cidade e região


Referência quando o assunto é bicicross, Paulínia começa a construção para se tornar referência também em outras modalidades do ciclismo. A realização do evento focado na modalidade de MTB XCO no último domingo (6) mostrou mais uma vez a força da equipe do Paulínia Racing Team. O 2º Desafio Paulínia de MTB XCO contou com a inscrição de 200 atletas que foram concluídos poucas horas após a abertura no começo da semana.

Realizado pela primeira vez no ano passado, o 2º Desafio Paulínia de MTB XCO estreou a nova pista construída pelo time de Paulínia no Parque Brasil 500, que conta com rampas, paredões, rock garden, chicken line, trilhas, compondo um Cross Country Olímpico (XCO) completo. O evento, oferecido gratuitamente para todos os participantes, foram divididos em sete categorias nas masculinas: o juvenil (12 a 16 anos), sub-30 (17 a 29 anos), master A (30 a 39 anos), master B (40 a 49 anos), master C (50 anos ou mais) e estreantes (a partir de 18 anos); e feminina uma única categoria com todas as idades.

A estrutura da pista e a qualidade técnica recebeu elogios dos participantes por conta do tamanho do percurso com mais de 5 km constituídos por trechos de necessidade técnica diferente para todos os ciclistas.

As rampas e paredões foram desafios principalmente para estreantes e amadores na prova, já que para concluir as cinco voltas é necessária a utilização de técnica, como no paredão de madeira com saída no rock garden ou a via alternativa do chicken line, um caminho que na teoria toma mais tempo do atleta, por ser necessário um equilíbrio sem aplicar velocidade na etapa.

Nos lances de mata fechada da trilha da jabuticabeira os participantes do 2º Desafio Paulínia de MTB XCO precisavam contar com a agilidade, explosão e dirigibilidade. A trilha possui estrutura mais estreita e permite poucas ultrapassagens, sendo necessário o mix de velocidade e habilidade para conseguir contornar curvas e passar entre árvores.

O local continuará aberto ao público para treinos da equipe do Paulínia Racing Team e outros atletas da região. A expectativa é que a pista se torne área de treinamentos gratuito para 100 alunos da Escola de MTB - Pedalando Pela Cidadania que busca captar patrocinadores para destinação de Imposto de Renda através da Lei de Incentivo

O evento teve apoio das empresas Biotrans Ambiental, João Barretos Gestão de Riscos, RBR Extintores, Fast Signatures, Kovver, UltraSign, Karcher, Asus Propaganda, Velo Ride, D'Magrelas Bike, Flash Bike, Cazellato Supermercado, Wild Som, Prefeitura de Paulínia, Up Corretora, Porto Seguro, PBC - Paulínia Bike Club, o 2º Desafio Paulínia de MTB XCO cumpriu todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) contra o covid-19.

Paulínia Racing Team foi destaque no pódio

Os atletas do Paulínia Racing Team tiveram excelentes resultados, subindo ao pódio em praticamente todas categorias em disputa, com destaque a vitória de Arley de Jesus na Master C e de Gustavo Feitosa na Estreantes Masculino.

Entre os participantes da etapa masculina os atletas Matheus Filipe, Flavio Henrique Lopes Alves, conquistaram terceiro e quinto lugares na categoria sub 30, Wagner Silva, Davi Alves do Nascimento, Gustavo Santa Chiara, terceiro, quarto e quinto lugares na categoria Master A, Daniel Jorge, terceiro lugar na categoria Master B, Arley de Jesus no primeiro lugar no Master C, Gustavo Feitosa e Wanderson Carlos, Categoria estreantes. No feminino, Ticiane Felix dos Santos ficou em terceiro lugar.

Equipe de Bicicross disputará Campeonato Paulista

Entre 12 e 13 de dezembro, a Equipe de Bicicross do Paulínia Racing Team disputa a final do Campeonato Paulista segunda e terceira etapa em busca do 14º título estadual. A última etapa foi disputada em março, antes do fechamento das atividades provocadas na pandemia, sendo que em 10 categorias lideradas por atletas do time.

O projeto conta com patrocínio da Syngenta e Katoen Natie, via Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Nacional de Esporte, do Ministério da Cidadania, do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Paulínia através de suas secretarias municipais.