“Nascente Modelo” é inaugurada no Parque Natural “Armando Muller”

O termo nascente refere-se ao afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, inaugurou no sábado dia 11 de setembro, uma “Nascente Modelo” localizada na área do Parque Natural “Armando Muller”.

O evento contou com a participação do Grupo de Escoteiros Bem-te-vi acompanhado do Diretor Presidente Marcelo Menossi, Grupo de Escoteiros Amizade de Paulínia acompanhado do Diretor Presidente Luís Francisco Ferro Mauro, o secretário da SEDDEMA Leonardo Viu Torres, técnicos e outros convidados.

A participação foi direcionada a este público devido ao escotismo ser um movimento de caráter educacional, voluntário e sem fins lucrativos, no qual os jovens têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza.

A atividade consistiu na apresentação do novo conceito do Parque Natural, a hidrografia regional, a importância da conservação dos recursos hídricos, uso consciente da água, inauguração deste espaço com a instalação da Placa de Nascente Modelo contendo as informações geográficas e plantio de três mudas de ipê-amarelo, espécie nativa da nossa região, no entorno.

O termo nascente refere-se ao afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água. A área do Parque possui riqueza de nascentes, córregos e lagos. A escolha de implementar uma Nascente Modelo do Parque deve-se ao fato de estar inserido na Missão da Instituição que é “Promover a conservação da diversidade biológica do Município e Região através de programas de Pesquisa Científica, Educação Ambiental, Cultura, Arte e Lazer Interativo, visando a sensibilização dos visitantes para a importância das plantas e dos animais para a sustentabilidade ambiental”. No processo de requalificação do Parque outras nascentes serão revitalizadas e instaladas como “Nascentes Modelo” e inseridas no Programa de Educação Ambiental deste espaço.

Esta ação educativa faz parte da Diretiva Gestão das Águas do Programa Município Verde Azul (PMVA) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo do qual o Município é signatário.

Programa VerdeAzul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.