top of page

Morador de Paulínia se cura após 43 dias com pulmão artificial

Paciente se recuperou com terapia usada pelo ator Paulo Gustavo, falecido em maio deste ano


Após 43 dias respirando com o auxílio de um aparelho de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), o paulinense Paulo Sérgio Smizmaul, de 53 anos, deixou o Vera Cruz Hospital, em Campinas, no último dia 10. Ele foi para casa, em Paulínia, e se recupera dos problemas de saúde causados pela covid-19 e pelo longo período de internação.

O analista de logística testou positivo para a doença causada pelo coronavírus no final de junho junto com a esposa. No período de isolamento, porém, o homem passou a ter sintomas mais fortes, como dores no corpo e na cabeça. Ele, então, procurou atendimento no Hospital Municipal de Paulínia. Neste momento, ficou no local por nove dias. Mas, como o quadro se agravou ainda mais e o pulmão estava comprometido, a companheira explicou ao portal ACidadeOn que precisou buscar uma alternativa melhor de tratamento. Transferido para o Vera Cruz, Smizmaul teve outra piora e passou a usar a ECMO no sétimo dia. "O caso do Paulo era gravíssimo, mas o que me tranquilizou desde o início foi o diálogo com a equipe médica, que disse que teríamos uma luta grande, mas que venceríamos juntos e com muita paciência e dedicação", diz a companheira dele.

A terapia funciona como um pulmão artificial fora do corpo do paciente. Um tubo é colocado nos vasos sanguíneos para que o sangue seja reoxigenado e para que seja feita a troca de gás carbônico e oxigênio.

A técnica se tornou mais conhecida, principalmente após o uso pelos médicos que trataram do ator e comediante Paulo Gustavo, morto por complicações da covid em maio deste ano.

Dos 79 dias de internação por causa da covid-19, Paulo Sérgio precisou de 43 dias conectado ao aparelho para que seu pulmão pudesse voltar à normalidade. Durante esse tempo, chegou a ser desconectado depois que o organismo esboçou reação, mas foi novamente conectado após uma reavaliação. Uma semana mais tarde, o analista já estava melhor e a terapia não se fez mais necessária.

Emocionada após a confirmação da alta no último dia 10, a esposa do paciente se disse aliviada e fez questão de agradecer a todos os envolvidos no atendimento.

"A ECMO salvou a vida do Paulo. E o doutor Maurício Marson e toda a equipe do Vera Cruz se dedicaram ao máximo para trazê-lo de volta para mim, para toda a família, os filhos e os netos", afirma Vanuza.

Fonte: ACidadeOn

bottom of page