top of page

Exportações da RMC crescem 32,37% e importações 24,36%


A Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou no mês de abril um aumento de 32,37% nas exportações e de 24,36%% nas importações. Os números indicam melhoras nas atividades do setor externo em relação ao mesmo período de 2021, segundo avaliação do Observatório PUC-Campinas, que coletou e analisou os dados.

Houve aumento das exportações para todos os principais destinos e o desempenho das exportações foi recorde nos últimos 10 anos, mas a RMC está perdendo participação no montante exportado pelo Estado de São Paulo.

Entre os produtos exportados, destaca-se o crescimento do valor das exportações de bombas de ar ou de vácuo, máquinas de construção civil e veículos. Entre os importados, destaca-se o aumento do valor importado de defensivos agrícolas, circuitos eletrônicos integrados e partes de aparelhos telefônicos.

“Apesar dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência das importações de insumos externos, os dados mensais evidenciam melhora da atividade do setor externo da RMC em relação ao mesmo período do ano anterior. É importante ressaltar que as estatísticas de volume de comércio, baseadas em valores monetários, sofrem efeitos inflacionários importantes no período”, disse o Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira, coordenador do estudo.

As exportações de abril 2022, em 498,19 milhões de dólares, correspondem ao melhor desempenho das exportações para o mês em 10 anos. A participação nas exportações do Estado de São Paulo foi de 7,33%, indicando que a RMC continua perdendo participação relativa nas exportações do estado.

As importações totalizaram US$ 1287,39 bilhões no mesmo período. A participação da RMC nas importações do estado, de 20,99%, foi a segunda maior da década. O saldo negativo da balança comercial, -789,2 milhões de dólares, teve queda de 19,79%.

bottom of page