Creche de Paulínia recebe premiação na Grécia



A equipe da creche Antônia Joana Barsi Ferrari, mais conhecida como creche da Lagoa do João Aranha, recebeu o prêmio Educação Sustentável para a 1ª Infância, na 74ª Conferência Mundial da Omep World, em Atenas, na Grécia.


Ao todo, cinco projetos foram premiados, entre eles o “De Boa na Lagoa”, que foi escolhido para representar a América Latina na premiação.


O Projeto já foi vencedor de outros três prêmios: Histórias que transformam, Meu Pátio é o Mundo e Fundação Lemman – Conectando Boas Práticas.


“Sem dúvida, o trabalho executado pela equipe da creche é um orgulho para a nossa cidade. Parabenizo e agradeço a todos os envolvidos neste projeto, que tanto tem contribuído com a formação dessas crianças”, comentou o prefeito de Paulínia, Du Cazellato.


O projeto “De Boa na Lagoa” é desenvolvido desde 2021 com o objetivo de incentivar o protagonismo dos alunos de 0 a 3 anos, em parceria com a comunidade local.


As atividades são planejadas com base na metodologia de aprendizagem solidária nas artes e patrocinadas pelo Centro Latino Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário, com sede em Buenos Aires na Argentina.


De acordo com a diretora da creche, Tânia do Amaral Gomes, as atividades do projeto são constantes com os alunos e também contam com o envolvimento de toda a comunidade. “Essa parceria entre escola e comunidade é fundamental para o sucesso do projeto”, completou a diretora.


Segundo as professoras Eloina da Silva e Caroline Ferreira, a realidade do entorno da creche foi incorporada através de desenhos e pinturas, noções de cuidados com o meio ambiente e aulas de reciclagem. “Trata-se de um trabalho constante de valorização do espaço que ocupamos, com noções de cidadania, preservação e respeito às pessoas e ao meio ambiente”, concluíram.