Copa F-Racers inicia sua temporada neste sábado (19) em Paulínia



Começa neste sábado (19), no Kartódromo San Marino, em Paulínia, a temporada 2022 da Copa F-Racers. Em sua 7ª edição, o campeonato terá um formato muito parecido com a edição anterior, mas que trará muitas novidades durante o ano, algumas inclusive, já presentes na primeira etapa. As disputas pelo título de campeão acontecerão nas categorias Mirim, Cadete, F4Jr, F4 e 125cc. Entre as principais novidades, que estarão presentes já na corrida de sábado, estão novos recursos tecnológicos, troféus personalizados com design exclusivo, nova gestão de marketing e mídia, lançamento da F-RacersTV, novas premiações e melhorias no regulamento, nas vistorias e no sorteio de motores.

Um dos grandes destaques fica por conta dos vídeos de traçado filmados com a tecnologia 360 graus que serão disponibilizados aos pilotos antes de cada etapa. Com esse recurso, o espectador pode mudar o ângulo de visão em qualquer sentido, o que vai trazer melhorias quando à percepção do traçado tornando-o mais familiar antes mesmo do piloto ir para a pista. Além dessa opção, o mesmo recurso também será gravado em 2D para os pilotos que preferirem a visão tradicional. Esses novos recursos fazem parte das mudanças que aconteceram no canal do campeonato no Youtube, que agora passa a se chamar F-RacersTV (youtube.com/FracersTV). No canal, tanto esses quanto outros vídeos, estarão disponíveis a qualquer pessoa que queira assistir, inclusive pilotos de outros campeonatos que queiram conhecer os traçados do kartódromo. Na F-RacersTV ainda será possível assistir as corridas ao vivo, ver provas anteriores, além de conteúdos exclusivos que estão sendo preparados e estarão disponíveis em breve por lá.

Outro grande destaque é a nova gestão de marketing e mídia. A partir de agora, a Copa F-Racers começa a oferecer ao mercado, novos recursos e ações ligadas à publicidade de marcas e produtos, muitos deles comuns em grandes eventos esportivos automobilísticos. O principal destaque fica por conta dos namming rights (direito de uso de nomes) tanto para etapas, quanto no próprio campeonato, onde patrocinadores poderão associar suas marcas ao campeonato. Para aplicá-los, algumas mudanças foram feitas, como as etapas que passam a receber o status e o nome de grande prêmio, sendo a primeira, o Grande Prêmio Cidade de Paulínia.

Ainda nessa área ligada ao visual, todos os troféus da temporada 2022 terão design criado exclusivamente para o campeonato. Para isso, uma empresa especializada em criação visual foi contratada e está criando uma coleção, que terá como tema principal os elementos da natureza, mas sempre com um toque ligado ao automobilismo. Alem disso, os troféus serão produzidos em materiais mais nobres, como o aço inoxidável, por exemplo.

A organização criou ainda, algumas premiações exclusivíssimas que serão entregues no final da temporada. Chamada de "Em Busca do Kart Dourado", essa modalidade de troféus é destinada àqueles que superaram todos os outros concorrentes durante o ano, independente da categoria em que correm. Por exemplo, o piloto que mais largou em P1 na corrida principal durante a temporada ou o que teve o maior número de voltas mais rápidas durante as provas do ano levarão os troféus.

A Copa F-Racers está em sua 7ª edição e é um dos mais importantes campeonatos do interior do estado de São Paulo, por oferecer baixo custo com padrão de competição oficial. Os valores para participação variam conforme as categorias e incluem locação de motor e combustível monitorado (incluso nas categorias Mirim, Cadete, F4Jr e F4). São 10 etapas no total, realizadas entre os meses de fevereiro e dezembro. Os pilotos que correm na Copa contam com premiação dos cinco primeiros colocados em cada categoria. Além disso, o campeonato oferece ainda, divulgação à imprensa, fotografia com profissionais experientes no meio automobilístico, transmissão ao vivo das corridas com narração, vistoria com equipe especializada e equipamentos de alta tecnologia, direção de prova e fiscais de pista com experiência de nível federado e divulgação nas principais redes sociais e site do campeonato.

A Copa F-Racers 2022 conta com patrocínio de F4Racers Motorsports, DMD Solutions, Kart Machine, HB Óculos, Jundiá Sorvetes, Figueiredo e Ferreira Advogados