top of page

4ª etapa da Copa F-Racers acontece neste sábado (21) com traçado ainda mais técnico


No próximo sábado (21) acontece o Grande Prêmio Branco Motores, válido pela quarta etapa da Copa F-Racers temporada 2022. As corridas, como nas etapas anteriores, serão realizadas no Kartódromo San Marino, em Paulínia. Esta será a primeira etapa do ano onde a pista muda de sentido. Nas primeiras três, as corridas aconteceram com o circuito em sentido anti-horário de, desta vez, os pilotos correrão em sentido horário, com um traçado de 1.100 metros, que mescla curvas de alta, duas grandes retas e três curvas em “agulha” de baixa.

Cada uma das dez etapas da temporada acontecerá em um traçado diferente e com alternância de sentidos. Essas mudanças visam testar as habilidades dos pilotos em se adaptarem aos novos traçados e dos preparadores e mecânicos em encontrarem o melhor acerto dos equipamentos em cada prova. “Já que os motores, o combustível e a marca de pneus são iguais para todos, o que faz a diferença no nosso campeonato é o acerto dos equipamentos e a habilidade dos pilotos em extrair o melhor do conjunto nas condições apresentadas no dia da corrida. São essas capacidades que vão dizer quem leva o troféu de campeão da temporada.”, afirma Arthur Guimarães, organizador da Copa F-Racers.

Essa procura pelo melhor acerto e também pelo melhor equipamento tem criado outra disputa em paralelo que vem se desenrolando nos bastidores. Essa “competição paralela” é protagonizada pelos fabricantes de chassis. Anteriormente com predominância de uma marca específica, a qualidade das corridas, dos pilotos e da organização da Copa, atraiu os olhares de outras marcas que também começaram a conversar com pilotos e equipes. Há inclusive, um pedido de parte de alguns pilotos e equipes, para que seja liberado o uso de chassis importados, já que até o momento o regulamento exige o uso apenas de nacionais.

Com a mesma programação das três primeiras etapas, serão seis corridas no dia, com disputadas das categorias Mirim, Cadete, F4Jr, F4 Graduados, F4 Sprinter, F4 Sênior e F4 Super Sênior. Mantendo o compromisso de equilíbrio e provas justas e competitivas, todas as categorias correrão mais uma vez com motores sorteados e que foram equalizados novamente para a etapa. Os testes de equalização foram realizados pelos pilotos Alex Grigoletto, para as categorias F4, e Daniel Castelo, para a Mirim e Cadete. Seguindo o que já vem acontecendo, para ajudar os pilotos nos treinos, a organização disponibilizou os vídeos do traçado no canal do Youtube (youtube.com/FRacersTV). Há duas opções de vídeo, um tradicional com a visão do piloto em 2D e outro com a visão em 360 graus, onde pode-se mudar o ângulo interativamente.

Após as duas primeiras etapas da temporada, os pilotos que lideram as categorias são: José Henrique que lidera a Mirim; Tandara Cristine que lidera a Cadete; Flávio Neto que lidera a F4Jr; Cauã Mendes que lidera a F4 Graduados; Pedro Valentim que lidera a F4 Sprinter; Mauricio Guzzo que lidera a F4 Sênior e Antonio Jorge Neto que lidera a F4 Super Sênior Master.


Troféu em homenagem aos animais

Na temporada 2022, todos os troféus terão designs criados exclusivamente para o campeonato e com temas ligados a natureza. Para a quarta etapa, o design foi elaborado em homenagem aos animais e, para representar a fauna, a escolhida foi a onça pintada. Segundo o designer Osvaldo Furiatto, que assina a criação, a onça teve a preferência por ser o maior felino nas Américas e estar presente em várias regiões do Brasil. Além disso, a onça é um animal rápido, que percorre grandes distâncias e possui garras fortes, características semelhantes às encontradas nos pilotos da Copa, que terão um longo caminho, e precisarão de força, velocidade e agilidade até chegarem ao objetivo de tornarem-se campeões da temporada.

bottom of page