top of page

Prefeitura e Paulínia Racing inauguram duas pistas Pump Tracks para prática de bicicross

O Pump Track é um estilo de pista que vem crescendo em todo o mundo



Paulínia conta agora oficialmente com duas pistas de Pump Tracks. A construção destas novas pistas durou três meses e foi fruto de uma parceria entre o Paulínia Racing Team e a Prefeitura Municipal de Paulínia, permitindo que bikers de diferentes níveis aproveitem e usufruem da estrutura. As pistas estão localizadas no Cooperlotes e Patropi.

O Pump Track é um estilo de pista que vem crescendo em todo o mundo. Um formato simples e seguro de pista onde crianças e jovens encontram uma forma legal e divertida de praticar esporte.

Consiste basicamente em um circuito infinito com obstáculos que promovem embalo através do impulso do corpo. Para os praticantes, é um espaço de atividade esportiva inteligente e diferente dos habituais.

De acordo com o presidente Julio Brustolin, a construção se deu com a finalidade de instigar a modalidade esportiva na cidade e desenvolver a cidadania entre os alunos da Escola Paulínia Racing de Bicicross. “Os espaços públicos devem sim ser utilizados como ferramentas para incentivar nossas crianças e adolescentes, além da convivência familiar em praças e parques, o PumpTrack tem a finalidade de apresentar a prática esportiva, de lazer e de civilidade.”

Os dois espaços foram acolhidos pela equipe e tiveram seus entulhos ao redor recolhidos, os mesmos foram limpos, tiveram reparadas as faixas de segurança e de calçamento e com o auxílio do Consórcio Paulínia Sempre Limpa as rampas, curvas e trajetos foram criados. Houve aplicação de material para impermeabilização de solo pela prefeitura que irá auxiliar na manutenção e conservação do espaço.

Além da construção e das melhorias, no dia 20 de setembro, alunos e pais da escola estiveram na pista do Patropi para o plantio de 35 mudas de árvores doadas pelo Jardim Botânico. “O projeto não tem como finalidade apenas a prática esportiva, mas também na construção de valores de nossos jovens. O plantio foi ensinar na prática que esses espaços precisam da ajuda de todos para serem mantidos. Nossa expectativa também é revelar novos atletas para nossa cidade que já é referência no BMX”, explica Brustolin.

A Escola de Bicicross, continua com inscrições abertas no Poliesportivo do Monte Alegre, e espera continuar recebendo os novos talentos, graças aos patrocínios da Syngenta e Katoen Natie, via Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Nacional de Esporte, do Ministério da Cidadania, do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Paulínia através de suas secretarias municipais.

O Paulínia Racing agradece as Secretaria de Obras, Esportes e Meio Ambiente por todo suporte na construção desses espaços, e a todos os parceiros e voluntários da equipe e do esporte que se dedicaram voluntariamente para esta conquista de nossa cidade e de nosso projeto sócio esportivo.


PUMP TRACK PATROPI

Rua Sebastião Martins, 140 - Residencial Olinda, Paulínia - SP

PUMP TRACK COOPERLOTES

R. José Carlos Quintal, 170 - Parque Bom Retiro, Paulínia - SP

bottom of page