top of page

Conheça algumas curiosidades sobre o sono dos cães

Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora


Assim como os humanos, os cães também precisam ter boas horas de sono para recarregar as energias – tanto físicas quanto mentais. Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora. Mas diversos fatores podem influenciar o tempo de sono.

Fatores que podem influenciar

Ambientes mais silenciosos e escuros são muito mais atraentes para tirar uma boa soneca. Quanto mais propício o lugar para dormir, mais o cão o fará. O clima quente também pode mudar o tempo de sonho do cachorro. No calor, eles gastam mais energia e por isso procuram mais repouso. No entanto, pode-se dizer que quanto menos atividade o animais exercer durante o dia, mais sono ele terá. Por exemplo, no caso dos animais que passam muito tempo sozinhos em casa e distantes de movimentação e barulho, o sono tende a se estender.

Como funciona o sono

O cão apresenta três diferentes etapas durante o período de sono. A primeira chama-se ‘sono superficial’ e corresponde ao estágio em que ele fica bem quietinho, mas alerta a qualquer movimento ou barulho. É quando eles ficam com a respiração mais profunda e ritmada. Nesse momento, a pressão sanguínea diminui, o metabolismo e a atividade cerebral, também. O ‘sono leve’ é o segundo estágio. Ele dura em torno de 10 a 20 minutos e basta um pequeno estímulo para acordar o animal. Já o terceiro ciclo, o ‘sono profundo’, a respiração torna-se irregular, rápida e superficial. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas, e em alguns casos reações como rosnar e latir.

Raças e idade

Algumas raças têm diferentes necessidades quando se trata do sono. Cães gigantes, como São Bernardos, Mastiffs, Pyrenees geralmente precisam de mais de dez horas em média por dia. Somando os cochilos, às vezes pode chegar a 18 horas de sono por dia. Já os cães de guarda tendem a ter sono mais leve e dormir menos por sempre estarem atentos a qualquer situação. Os cães idosos e filhotes também precisam de longas horas de sonhos, cerca de 12 a 18 horas por dias.

Alimentação

Uma mudança na dieta, por exemple, também pode deixar o cão sem energia e animação para brincar, além de um semblante cabisbaixo ao caminhas lentamente pela casa. Sendo assim, vale a pena rever se a alimentação escolhida está fornecendo os nutrientes necessário.

Importante

Um bom período de sono é muito importante para a saúde canina. É nesse momento em que os cães recuperam o organismo e liberam hormônios. Mas se você acha que seu cão está dormindo mais que o normal, procure um veterinário para verificar se está tudo bem, pois sonolência além da conta, junto com sintomas como falta de disposição para passear e praticar exercícios, aumento de peso ou até ocorrência de obesidade, podem ser sinal de problemas cardíacos, problemas hormonais e doenças como hipotireoidismo.


Clínica Veterinária Animal Espaço Pet

Avenida Fausto Pietrobom, nº 577, Ouro Negro

Telefone: (19) 3217-3633

bottom of page