Imunoterapia em fase de teste no HMP é premiada em Congresso Internacional de Uro-Oncologia

Evento contou com a participação de 15 países diferentes e é considerado o segundo maior do mundo na área de câncer do aparelho genitourinário


A primeira imunoterapia brasileira, conhecida como OncoTherad, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e que está em fase de estudos clínicos para câncer de bexiga no Hospital Municipal de Paulínia, foi premiada em um dos maiores congressos de urologia oncológica do mundo, o XI Congresso Internacional de Uro-oncologia.

Um total de 201 trabalhos científicos foram submetidos ao evento, sendo que 138 trabalhos foram selecionados para concorrerem aos 2 primeiros lugares. A bióloga Bianca Ribeiro de Souza Sasaki e o médico urologista João Carlos Cardoso Alonso receberam o 1º e 2º Lugares, respectivamente, com estudos envolvendo a imunoterapia OncoTherad no câncer de bexiga. Os trabalhos vencedores são seguimentos de um único estudo realizado no Ambulatório de Saúde do Homem do Hospital Municipal de Paulínia em parceria com a UNICAMP, conduzido clinicamente pelo Dr. João Carlos sob coordenação do Prof. Dr. Wagner Fávaro.

O estudo intitulado “OncoTherad Immunotherapy Induces Toll-Like Receptor 4-Mediated Interferon Signaling Pathway and Leads to Formation of Primary Lymphoid Follicles in Bacillus Calmette–Guerin-Unresponsive Non–Muscle Invasive Bladder Cancer”, abordou a formação de estruturas do sistema imune no interior da bexiga urinária após o uso do OncoTherad. A presença dessas estruturas imunológicas fornece proteção ao órgão contra os tumores.

No outro estudo intitulado “Efficacy and Safety of OncoTherad Immunotherapy in Bacillus Calmette-Guerin-Unresponsive Non-Muscle Invasive Bladder Cancer Patients: Results from a Phase 1/ 2 Open-Label Study”, os autores avaliaram a eficácia e a segurança da imunoterapia OncoTherad em pacientes com câncer de bexiga durante 2 anos de tratamento e, verificaram que em 79,3% dos casos, o tumor não retornou.

De acordo com os resultados, a imunoterapia OncoTherad pode fornecer benefícios para a prevenção do retorno do tumor, evitando ou adiando a necessidade de cirurgia nesses pacientes.

Com a coordenação do médico oncologista, Dr. Fernando Maluf, o XI Congresso Internacional de Uro-Oncologia, ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto, através de plataforma online, em decorrência da Pandemia da COVID-19. O evento contou com mais de 5 mil participantes, de 15 países diferentes, representando hoje o segundo maior evento do mundo na área de câncer do aparelho genitourinário. Importantes especialistas, nacionais e internacionais, participaram do evento.