A recuperação do criminoso, por Dr. Roberto Daher

 

É muito comum eu me deparar, principalmente em sala de aula, com a seguinte questão: você, como Delegado de Polícia, acha que é possível a recuperação do criminoso?

Antes de dizer a vocês minha resposta, gostaria de fazer algumas considerações acerca da pena, sanção penal.

A pena tem, basicamente, três finalidades: a primeira, reprimir uma prática delituosa, por isso chamada retributiva – o Estado retribui a prática delituosa com uma pena. Esta seria, até a idade média, a finalidade única e exclusiva da pena, invariavelmente de morte ou castigo corporal intenso.

A segunda finalidade da pena, mas não menos importante, seria tê-la como fator de prevenção da prática do crime. E esta prevenção pode ser considerada de várias formas – o temor que a pessoa deveria ter em praticar o crime e, como consequência, ser condenado a uma punição estabelecida em lei por aquela prática. Além disso, a pessoa, após ser submetida a uma sanção penal, a uma punição, deveria ter medo de praticar novo delito e sofrer nova penalidade. E, por fim, a pessoa apenada, permaneceria segregada do restante da sociedade, impossibilitando-a à prática de novos crimes.

Esta última deixou de ser considerada, tendo em vista a evolução tecnológica e a possibilidade real de pessoas presas praticarem crimes do lado externo das prisões, na condição de mandantes, como diariamente vemos na TV, rádios jornais, internet etc.

Por fim, a pena teria a finalidade, também, e principalmente ouso dizer, de ressocializar a pessoa do criminoso.

Submetido à sanção, o preso deveria perceber o mal que fez à sociedade e, a partir daí, buscando se reintegrar ao meio social em que vive, mudar seu comportamento, buscando não mais delinquir e levar, junto a seus pares, uma vida honesta.

Pois bem. Fazendo esta pequena introdução, fica fácil perceber que a resposta à questão lá de cima é: sim!

Como integrante de um órgão estatal pertencente ao sistema de justiça criminal, se eu não acreditasse no poder de recuperação do ser humano, eu deveria me recolher à minha casa, vestir meu pijama e, sossegadamente assistir minha Netflix!

Relatei em minhas redes sociais minha experiência profissional em Cosmópolis, quando Delegado de Polícia de lá, quando introduzi, juntamente com meu colega José Donizeti de Melo, um programa de ressocialização dos presos que ali se encontravam recolhidos, obtendo uma taxa de reincidência de aproximadamente 15%, ou seja, de cada 100 presos, somente 15 voltavam a delinquir, e os restantes 85 passavam a ter uma vida “honesta”.

Para obter este resultado, promovíamos cursos aos presos – propositadamente chamados de reeducandos, para não criar um estigma negativo – e, posteriormente, buscávamos, com todas as dificuldades do mundo, tendo em vista o preconceito que se tem contra ex-reeducandos, colocá-los de novo no mercado de trabalho.

Ou seja, se você der condições aos condenados de eles demonstrarem que estão plenamente recuperados, muitos deles, a maioria como visto, conseguirão demonstrar sua ressocialização.

O homem, caros leitores, é um projeto do seu futuro. Ele atua buscando conseguir algo. E não, como pensam alguns, tão somente reflexo de seu passado.

Se assim fosse, uma pessoa não conseguiria mudar sua vida, traçar um novo caminho, um novo destino.

E, por isso, muito me entristece quando alguém, às vezes pessoas até cultas e inteligentes, acusam outras pessoas de erros passados, pelos quais pagaram, sem querer lhes dar uma nova chance de demonstrar que procuram novos caminhos.

As pessoas podem mudar. As coisas podem mudar. Eu acredito nisso e por isso defendo essa ideia. Mas, se nós formos preconceituosos, achando que coisas e pessoas são imutáveis, de fato, como anteriormente dito, melhor colocarmos nossos pijamas e nos recolhermos às nossa casas, esperando nossa vida passar. 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

18 Sep 2020

Com filmes nostálgicos e blockbusters, ingressos custarão entre R$ 5 e R$ 20

Desde 10 de setembro, 13 novas cidades entram no circuito da programação do Festival “De Volta Para o Cinema”, parte do projeto #JuntosPeloCinema. Com curadoria do crítico Érico Borgo, a ação marca a reabertura de cinemas que já estão preparados para receber o público respeitando todos os protocolos de segurança e bem-estar estabelecidos pelos governos locais, com procedimentos bastante similares aos aplicados em todo o...

18 Sep 2020

Convênio entre o município e a União aumenta a eficiência na Gestão Tributária

A Secretaria de Negócios da Receita foi responsável pela celebração de um convênio entre o Município de Paulínia e a União, para cobrança de créditos tributários pertencentes ao Governo Federal. Como a União possui um patamar mínimo de cobrança judicial, esses créditos podem ser cobrados pelo Município, que ficará responsável pelo gerenciamento de todo o processo judicial e por todos os valores eventualmente recebidos.

...

18 Sep 2020

A atual Administração trabalha para revitalizar todo o espaço que terá playground, lanchonete e banheiros com acessibilidade

Na última semana, a Prefeitura de Paulínia começou a desmontar a estrutura existente no píer do Mini Pantanal. O objetivo é construir um novo prédio e entregar a obra em 90 dias.

O local que estava abandonado desde 2014, quando os passeios de catamarã foram suspensos, após, seus motores serem roubados, já foi alvo de inúmeras invasões.

A atual Administração trabalha para...

18 Sep 2020

Prefeitura de Paulínia desde o início adotou uma série de medidas para resguardar a população e principalmente os profissionais da área de saúde

Segundo levantamento realizado no último sábado (12) pelo site Notícias de Paulínia aponta que a quantidade de recuperados da Covid-19 em Paulínia superou a dos que estão ativos para a doença, entre os dias 6 a 12 de setembro. Entre os casos confirmados, 3.095 estão recuperados e 3.313 estão com o coronavírus.

Está é a segunda semana consecutiva que o núm...

18 Sep 2020

O objetivo da Administração é estender o trabalho para outros locais da cidade, como já vem ocorrendo

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Transportes de Paulínia está realizando o serviço de pintura de solo e sinalização em diversas ruas da cidade. Três bairros foram contemplados com a ação realizada nas últimas semanas. 

As sinalizações e pintura ocorreram no Santa Terezinha, mas imediações da igreja, no Monte Alegre e no São José, no balão Avenida João Vieira com José Pucinelli....

18 Sep 2020

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing

O pump track do Residencial Olinda foi finalizado nesta semana. Construído pela Administração com apoio do Paulínia Racing Team, a pista recebeu impermeabilização e ao redor a grama foi replantada. Placas de sinalização também foram instaladas.

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing Team com a orie...

18 Sep 2020

Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora

Assim como os humanos, os cães também precisam ter boas horas de sono para recarregar as energias – tanto físicas quanto mentais. Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora. Mas diversos fatores podem influenciar o tempo de sono.

Fatores que podem influenciar

Ambientes mais silenciosos e escuros são muito mais atraentes para t...

18 Sep 2020


Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet

Por meio do programa Progredir, o Ministério da Cidadania está ofertando 14 mil vagas, de para pessoas que são atendidas pelo Bolsa Família e estão inscritas no Cadastro Único do governo federal. Segundo a pasta, estão abertas vagas comércio, indústria, construção civil, entre outras áreas.

A maior parte dos postos de trabalho não exige experiência ou alto nível de escolaridade. Além de participar do Bolsa Família e do Cadastro Único, o int...

18 Sep 2020

O abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os gastos da instituição

Mais uma vez, o Lar dos Idosos Irmã Rosália localizado em Cosmópolis, está aqui pedindo ajuda com doação de fraldas geriátricas tamanho G e XG.

“Hoje usamos em média 200 fraldas por semana e não está sendo fácil manter”, disse a representante do Lar.

Segundo os responsáveis, o abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os...

18 Sep 2020

Segundo apurações, o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa

Um líder de produção de 26 anos, morreu após um acidente de trabalho que ocorreu no interior da empresa metalúrgica Villares Metals, no Jardim Santa Carolina, na região do Maria Antonia, em Sumaré, na tarde da quarta-feira (16). As primeiras apurações dão conta que o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa.
O corpo da vítima foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Americana para a realização de exame necroscópi...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia