Mudança de comportamento, por Dr. Roberto Daher

 

Na semana passada fiz menção à Vitimologia, ciência que, em resumo, estuda o comportamento da vítima frente o crime.  Pois bem, vou relatar um caso familiar.

Meu filho era comumente vítima de roubo, foram quatro ou cinco durante a juventude.

Após passar no concurso público e, como eu, tornar-se um policial civil, deixou de ser vítima desta modalidade delituosa. Qual a razão para isso? O fato de andar armado? Pouco provável, pois que, felizmente, nunca teve que sacar de sua arma para evitar o crime.

A resposta certamente é a mudança de comportamento. Como todo bom policial, passou a ser mais atento à movimentação de pessoas e veículos, evitando situações de risco e demonstrando aos criminosos, que igualmente são muito atentos ao comportamento de suas vítimas em potencial, a impossibilidade do assalto.

Uso desse exemplo para tratar de outro assunto, igualmente de sua importância: a polícia local.

Vejo nas redes sociais, se não a maioria dos eleitores, uma grande quantidade, reclamando da postura dos políticos locais, sobretudo os detentores de cargos eletivos.

Consideram-se vítimas destes. E o que fazer para deixarem de ser vítimas? Como meu filho, mudando de comportamento.

Segundo os especialistas, a mudança de comportamento possui seis fases: na primeira delas, denominada fase da pré-contemplação, o indivíduo não consegue enxergar o problema, no que pese todos ao seu redor o percebam.

A segunda fase é a da contemplação. Aqui o indivíduo não só passa a ter consciência do problema, mas identificar que ele tem relação com o seu modo de agir, de se comportar.

A próxima fase é a da preparação, também chamada de decisão ou determinação. Nela, a pessoa, no nosso caso as pessoas, passam a traçar um plano de ação para atacar o problema através de uma mudança comportamental. Acredito que estejamos nessa fase.

A quarta fase é, certamente, a mais importante: a fase da ação. O sujeito pratica novas ações, cessando o comportamento prejudicial que tinha até então.

As quitas e sextas fases são, respectivamente, a manutenção e a recaída, que, por ora, não merecerão uma análise mais profunda.

A população paulinense parece haver reconhecido o problema, o momento político que passamos, percebendo que somente com a mudança de seu comportamento a situação que hoje vivenciamos pode ser alterada.

Vender seu voto por cesta básica, pagamento de uma conta de energia ou de água, vai causar no futuro um sério problema social, que certamente também o afligirá: falta de educação de qualidade, de saúde, de segurança etc.

Não podemos nos esquecer que muitos dos que reclamam hoje foram displicentes na escolha de seus candidatos, neles votando utilizando de critérios meramente subjetivos – vizinho, familiar, simpatia do candidato e benefícios pessoais por este concedido, por exemplo – deixando de avaliar suas qualidades como gestor público, o que é essencial para se ter um serviço público de excelência.

Mudança de comportamento! Essa é a chave para quem quer deixar de ser vítima do Poder Público ineficiente. E que tal começarmos já na próxima eleição municipal.

Queremos uma Paulínia melhor? Então apoiemos e elejamos para nos representar, no Poder Legislativo e no Poder Executivo, aqueles que demonstrem ter capacidade para isso, não nos deixando levar por critérios subjetivos, como acima expus.

Aquele que quer comprar seu voto, seja de que forma for – não necessariamente em dinheiro ou vantagens, amanhã virará as costas para você, porque a única coisa que ele quer é seu voto e não te representar. Obviamente busca vantagens pessoais e não para a sociedade que deveria representar. Você tem toda a responsabilidade pela cidade que você quer. Pense nisso!         

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

18 Sep 2020

Com filmes nostálgicos e blockbusters, ingressos custarão entre R$ 5 e R$ 20

Desde 10 de setembro, 13 novas cidades entram no circuito da programação do Festival “De Volta Para o Cinema”, parte do projeto #JuntosPeloCinema. Com curadoria do crítico Érico Borgo, a ação marca a reabertura de cinemas que já estão preparados para receber o público respeitando todos os protocolos de segurança e bem-estar estabelecidos pelos governos locais, com procedimentos bastante similares aos aplicados em todo o...

18 Sep 2020

Convênio entre o município e a União aumenta a eficiência na Gestão Tributária

A Secretaria de Negócios da Receita foi responsável pela celebração de um convênio entre o Município de Paulínia e a União, para cobrança de créditos tributários pertencentes ao Governo Federal. Como a União possui um patamar mínimo de cobrança judicial, esses créditos podem ser cobrados pelo Município, que ficará responsável pelo gerenciamento de todo o processo judicial e por todos os valores eventualmente recebidos.

...

18 Sep 2020

A atual Administração trabalha para revitalizar todo o espaço que terá playground, lanchonete e banheiros com acessibilidade

Na última semana, a Prefeitura de Paulínia começou a desmontar a estrutura existente no píer do Mini Pantanal. O objetivo é construir um novo prédio e entregar a obra em 90 dias.

O local que estava abandonado desde 2014, quando os passeios de catamarã foram suspensos, após, seus motores serem roubados, já foi alvo de inúmeras invasões.

A atual Administração trabalha para...

18 Sep 2020

Prefeitura de Paulínia desde o início adotou uma série de medidas para resguardar a população e principalmente os profissionais da área de saúde

Segundo levantamento realizado no último sábado (12) pelo site Notícias de Paulínia aponta que a quantidade de recuperados da Covid-19 em Paulínia superou a dos que estão ativos para a doença, entre os dias 6 a 12 de setembro. Entre os casos confirmados, 3.095 estão recuperados e 3.313 estão com o coronavírus.

Está é a segunda semana consecutiva que o núm...

18 Sep 2020

O objetivo da Administração é estender o trabalho para outros locais da cidade, como já vem ocorrendo

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Transportes de Paulínia está realizando o serviço de pintura de solo e sinalização em diversas ruas da cidade. Três bairros foram contemplados com a ação realizada nas últimas semanas. 

As sinalizações e pintura ocorreram no Santa Terezinha, mas imediações da igreja, no Monte Alegre e no São José, no balão Avenida João Vieira com José Pucinelli....

18 Sep 2020

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing

O pump track do Residencial Olinda foi finalizado nesta semana. Construído pela Administração com apoio do Paulínia Racing Team, a pista recebeu impermeabilização e ao redor a grama foi replantada. Placas de sinalização também foram instaladas.

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing Team com a orie...

18 Sep 2020

Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora

Assim como os humanos, os cães também precisam ter boas horas de sono para recarregar as energias – tanto físicas quanto mentais. Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora. Mas diversos fatores podem influenciar o tempo de sono.

Fatores que podem influenciar

Ambientes mais silenciosos e escuros são muito mais atraentes para t...

18 Sep 2020


Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet

Por meio do programa Progredir, o Ministério da Cidadania está ofertando 14 mil vagas, de para pessoas que são atendidas pelo Bolsa Família e estão inscritas no Cadastro Único do governo federal. Segundo a pasta, estão abertas vagas comércio, indústria, construção civil, entre outras áreas.

A maior parte dos postos de trabalho não exige experiência ou alto nível de escolaridade. Além de participar do Bolsa Família e do Cadastro Único, o int...

18 Sep 2020

O abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os gastos da instituição

Mais uma vez, o Lar dos Idosos Irmã Rosália localizado em Cosmópolis, está aqui pedindo ajuda com doação de fraldas geriátricas tamanho G e XG.

“Hoje usamos em média 200 fraldas por semana e não está sendo fácil manter”, disse a representante do Lar.

Segundo os responsáveis, o abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os...

18 Sep 2020

Segundo apurações, o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa

Um líder de produção de 26 anos, morreu após um acidente de trabalho que ocorreu no interior da empresa metalúrgica Villares Metals, no Jardim Santa Carolina, na região do Maria Antonia, em Sumaré, na tarde da quarta-feira (16). As primeiras apurações dão conta que o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa.
O corpo da vítima foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Americana para a realização de exame necroscópi...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia