top of page

Justiça nega pela segunda vez pedido do Ministério Público para distribuição do kit cloroquina

No entendimento da Juíza, não se tem comprovação científica na eficácia do remédio contra o coronavírus


Na quarta-feira (5) a juíza Marta Brandão Pistelli, da 2ª Vara Cível de Paulínia, rejeitou o recurso do Ministério Público (MP) para que a Secretaria de Saúde de Paulínia adote o protocolo do Ministério da Saúde sobre o uso cloroquina. Os promotores André Perche Lucke e Verônica Silva de Oliveira recomendaram aos médicos da rede pública para que receitassem a cloroquina e a hidroxicloquina a pacientes infectados com o coronavírus.

A medida já havia sido recusada porque os promotores foram à Justiça quando a Administração recusou-se a seguir a recomendação. Na primeira decisão, expedida no dia 29 de julho, a Juíza argumentou que ambos os medicamentos não tinham comprovação científica no combate à doença.

O MP recorreu alegando que ao proibir a prescrição a liberdade médica estava sendo vetada. A magistrada, porém, em sua sentença escreveu que “O que se afirmou, acredita-se, de forma a não deixar dúvidas, é, que, sim, a liberdade do ato médico deve ser preservada desde que os medicamentos prescritos possuam evidências científicas de melhora nos sintomas da doença para a qual é prescrito. Ocorre que, como também afirmado, não há evidências científicas de que qualquer medicamento seja eficaz no combate ao agravamento dos sintomas da Covid-19. (…) E, evidentemente, não se poderia (ou melhor dizendo, não se deveria) admitir que os pacientes acometidos (da rede pública ou privada) sejam submetidos a tratamentos desprovidos de comprovação e muito menos compelir o Poder Público a fornecê-los”, escreveu a magistrada.

“A afirmação sobre inexistir, até o momento, evidências de que a utilização de outros medicamentos seja eficaz no tratamento da COVID-19, segundo informações da OMS, obviamente inclui também o fármaco citado nos Embargos (cloroquina e hidroxicloroquina), mostrando-se desnecessário acrescentar mais, até porque, como se sabe, os embargos de declaração destinam-se a suprir omissão, obscuridade ou contradição no corpo da decisão e em relação a novos fundamentos ou argumentos acrescidos aos autos”, continuou a Juíza em sua decisão.

Com isso, o MP sofreu a segunda derrota sobre o uso de cloroquina na rede pública de Paulínia. E, no entendimento da Juíza, a Secretaria de Saúde tem tomado as medidas corretas no tratamento da Covid-19.

bottom of page