Hoje iremos falar sobre 5 doenças comuns em cachorros

31.07.2020

 

 

Parvovirose
A parvovirose é uma das doenças mais comuns em cachorro. Por isso, é importante tomar bastante cuidado, já que esse problema é causado por um vírus e é extremamente contagioso. 
Entre os sintomas de parvovirose estão vômitos e diarreias, ambos podendo levar a um quadro sério de desidratação. Sendo assim, é uma doença de cachorro filhote muito perigosa, já que esses pets ainda possuem imunidade frágil.
Em alguns casos, o vírus pode atacar o coração e causar miocardite, o que pode levar à morte. Apesar da parvovirose ser motivo de preocupação para muitos tutores, não há razão para medo. Isso porque a vacina para cachorro polivalente — a primeira a ser dada nos pets — já protege contra a parvovirose.
Câncer
Um dos problemas mais comuns em humanos também atinge os pets. Tecnicamente, o câncer recebe o nome de neoplasia e pode aparecer em diversas formas e em vários órgãos. Os mais comuns são os de pele, mama, intestino e fígado. 
Apesar de ser um problema grave, o tratamento para o câncer em cachorro vem se desenvolvendo, e hoje há alternativas para curar ou melhorar a vida do pet. Sendo assim, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. 
Como é difícil identificar os sinais da neoplasia, o recomendado é fazer visitas regulares ao veterinário, que poderá diagnosticar essa doença de cachorro e começar a terapia adequada.
Alergias alimentares
As alergias alimentares também estão entre as doenças comuns em cachorro. Elas ocorrem quando o animal é alérgico a um ou mais componentes da ração ou quando ele acidentalmente ingere um alimento perigoso para cães, como uvas ou chocolate. 
As alergias alimentares podem se manifestar no pet de diversas formas. Por isso, é necessário prestar atenção em sintomas como problemas de pele, vômitos, diarreias, apatia, fraqueza e até irritação nos olhos, pois podem ser sinais de alergia alimentar. 
Para acabar com o problema, muitas vezes, basta fazer uma troca de alimentação. No entanto, é recomendado levar o amigo de quatro patas ao veterinário. Assim, o profissional faz o diagnóstico e identifica a verdadeira causa da alergia.
Obesidade
Todos sabem que a obesidade é um dos grandes males do nosso século. Mas você sabia que esse problema também atinge nossos amigos peludos? Estudos indicam que hoje a obesidade acomete até 30% dos cães domésticos! E apesar de um cachorro gordinho ser muito fofo, muitos quilinhos a mais podem causar sérias complicações de saúde aos pets.
Alguns exemplos são problemas na pele, diabetes, artrite e doenças do coração. Controlar a obesidade não tem segredo: alimentação balanceada e exercícios. Apesar de parecer simples, é um trabalho diário que pode durar alguns meses. Mas o cãozinho com certeza vai agradecer o cuidado!
Otite
Incômoda e desagradável, a otite canina é uma das doenças comuns em cachorros. A infecção de ouvido pode ter diferentes causas e graus de gravidade. As otites mais profundas são as internas, as intermediárias são chamadas médias, e as mais superficiais são conhecidas como otites externas.
São as externas que geram vermelhidão, coceira e aumento da secreção do ouvido. As médias e internas podem provocar dor e incoordenação. Elas podem ser causadas por bactérias, vírus ou ácaros. 
A boa notícia é que a grande maioria das otites são problemas simples e fáceis de tratar. Então, caso o pet esteja apresentando alguns desses sintomas, procure um veterinário para o diagnóstico e tratamento corretos. 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

7 Aug 2020

Servidores que estão na linha de frente contra a Covid-19 receberão extra de R$ 431,35 mensais

Os vereadores de Paulínia aprovaram na terça-feira (4), em primeira discussão, a proposta com o objetivo de criar adicional de pandemia a todos os servidores da Secretaria Municipal da Saúde. Os profissionais receberão R$ 431,35 mensais enquanto continuar o trabalho de combate ao coronavírus na cidade. O objetivo é o reconhecimento do trabalho e o risco desses trabalhadores durante este momento.

Na...

7 Aug 2020

Artistas e grupos culturais devem fazer o cadastro para ser amparados financeiramente pela Lei Federal Aldir Blanc


O cadastro realizado pela Secretaria de Cultura de artistas, grupos, coletivos e espaços culturais da cidade irá acontecer até o dia 8 de setembro.

O objetivo do cadastro é mapear os munícipes que produzem cultura em Paulínia e também atender uma das exigências da Lei Federal Aldir Blanc, criada para socorrer financeiramente espaços e agentes culturais.

Formulário para cadastros agent...

Em um artigo anterior fiz menção à ciência da Criminologia, aquela que estuda não o crime em si, mas sim, em síntese, as causas e as consequências do crime.

Aqui vou falar um pouco de outra ciência, denominada Vitimologia, que tem estreita relação com aquela, e que se preocupa com o sujeito passivo da infração penal – leia-se vítima, bem como sua participação no evento.

Falando das consequências de um crime, o sujeito passivo passa por três graus de “vitimização”: a primeira delas, por isso denomi...

7 Aug 2020

Enzo tomou a iniciativa de vender suco para ajudar na compra de equipamentos para auxiliar o tratamento de pacientes do novo coronavírus

Neste cenário de pandemia, sentimentos de solidariedade e compaixão têm feito a diferença na vida de muitas pessoas. Na cidade de Artur Nogueira, o pequeno Enzo Tapetti, de apenas 6 anos, mostrou que bondade não tem idade. 

O menino tomou a iniciativa de vender suco na frente de casa para ajudar na compra de equipamentos para auxiliar o tratamento de pacientes do...

7 Aug 2020

Os pets são fofos, carinhosos e fiéis companheiros, mas não costumam combinar com casa limpa o tempo todo


Algumas pessoas querem adotar um bichinho de estimação, mas acabam adiando a chegada do novo membro da família por conta da sujeira. Os pets são fofos, carinhosos e fiéis companheiros, mas não costumam combinar com casa limpa o tempo todo. Quem tem animal de estimação sempre reclama de pelos, sujeira e brinquedos espalhados pela casa. Sim, é realmente bem difícil manter a casa limpa e organi...

7 Aug 2020

Todo processo será online e até 1.000 estudantes poderão ser contratados

As inscrições para o Programa Municipal de Estágio, que será realizado pela Prefeitura de Paulínia, terão início no dia 14 de agosto pelo site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entidade que está à frente do processo seletivo.

Todo processo será online e até 1.000 estudantes poderão ser contratados, sendo que 500 serão remunerados (cursos com estágios não obrigatórios) e 500 não serão remunerados (cursos com estág...

7 Aug 2020

Henrique Bordinhon fala um pouco sobre o significado da data

O Dia dos Pais está chegando e é impossível não falar um pouquinho sobre o significado dessa data, pois a figura paterna contribui para nossa formação na sociedade. Pai não é apenas aquele que de forma popular dizemos: “colocou no mundo”. Pai é aquele que cuida, apoia, torce pelo melhor e está presente para o que der e vier. É desse conceito que pegamos por analogia da figura de herói, pois ele está ali para brigar por você se necessári...

7 Aug 2020

O público-alvo serão pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos


A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a partir deste sábado (8), uma ação de intensificação da vacina contra o sarampo. O público-alvo serão pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos.
Até o último sábado de agosto, haverá vacinação nos Supermercados Pague Menos José Paulino e João Aranha e também nas Unidades Básicas de Saúde Centro 2, São José, Monte Alegre e Jardim Planalto, estarão abert...

31 Jul 2020

No último boletim divulgado pela Prefeitura, o município chegou a 1984 casos confirmados

Na tarde de quinta-feira (30), a Prefeitura de Paulínia confirmou a morte do segundo idoso do Centro de Geriatria provocada pelo novo coronavírus. A vítima é um senhor de 84 anos, com histórico de pneumopatia, que estava internado no Hospital Municipal (HMP) e morreu na quarta (29). A primeira morte de um residente do local aconteceu no dia 18, a vítima tinha 91 anos estava em tratamento na própria unidade, o...

31 Jul 2020

Prefeito assinou contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para realização do programa que beneficiará até 1.000 estudantes

Na manhã da última sexta-feira (24) o prefeito Du Cazellato assinou contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para realização do “Programa de Estágio” da Prefeitura de Paulínia.

No total, até 1.000 estudantes poderão ser contratados, com 100 vagas sendo destinadas para alunos com deficiência. O objetivo é que os futuros estagiários sejam dist...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia