As atribuições do vereador, por Dr. Roberto Daher

 

 

Com a proximidade das eleições, entendo necessário alguns esclarecimentos aos eleitores, a fim de que estes não sejam levados a erro por candidatos mal intencionados ou até mesmo ignorantes (no sentido de sequer saberem o papel desempenhado pelo cargo a que pretendem concorrer, o que infelizmente ocorre muitas vezes). 

Em todos os municípios temos dois Poderes distintos: o Executivo e o Legislativo, cada qual com suas atribuições. O Poder Judiciário, que julga os atos da sociedade em geral, só existe nos âmbitos Estadual e Federal.

Tanto o Poder Executivo como o Legislativo são disciplinados pela Lei Orgânica do Município, que está subordinada às Constituições Estadual e Federal.

O Poder Executivo é exercido pelo Prefeito e Vice-Prefeito com o auxílio direito dos Secretários. As atribuições do Poder executivo são a gestão e administração de assuntos que competem ao município em áreas como educação, saúde, segurança e transporte. Pode apresentar projetos de lei municipais para serem votados pelo Poder Legislativo e, também, prestar contas do município para a Câmara dos Vereadores.

Já o Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, também chamada de Câmara de Vereadores.

Como dito, as funções da Câmara de Vereadores são estabelecidas nas Constituições Federal e estadual, bem como na Lei Orgânica do Município, onde estão claramente estabelecidas as suas funções. As regras para o cumprimento de suas funções são aquelas que estão estabelecidas no chamado Regimento Interno.

A Câmara possui basicamente cinco funções: a legislativa – sua função principal, da qual vem o seu nome – bem como fiscalizadora, administrativa, judiciária (também chamada investigativa) e assessoramento.

No exercício de suas funções legislativas, participa efetivamente da elaboração das leis municipais. A iniciativa de elaborar novas leis pode partir dos seus integrantes, quais sejam os Vereadores, bem como do Poder Executivo, como acima mencionado. Tanto em uma quanto em outra, qualquer Vereador pode apresentar emendas, ou seja, modificação do texto inicial.

Aprovada determinada Lei Municipal, esta é encaminhada ao Prefeito para sua sanção. O Chefe do poder Executivo pode vetar a Lei ou parte dela, rejeitando-a, sempre apresentando justificativa para isso – tecnicamente isso é chamado de motivação, um dos requisitos para que os atos administrativos sejam considerados válidos.

Ocorrendo o veto, a Lei volta à Câmara para ser novamente apreciado pelos Vereadores, que poderão acatá-lo ou não. Sendo acatado, a posição do Prefeito é mantida. Não sendo, o veto é “derrubado”, voltando ao Prefeito, que deverá obrigatoriamente sancionar a Lei, mesmo a seu contragosto.

Se isso não ocorrer no prazo estabelecido no Regimento Interno da Câmara, cabe ao Presidente da Casa promulgar e publicar a lei, tornando-a obrigatória a todos os cidadãos.

Outra importante função da Câmara Municipal é fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo - seja do Prefeito ou de seus Secretários, bem como fiscalizar e controlar os atos da chamada administração indireta – fundações municipais e autarquias.

Nesta função, a Câmara também acompanha a execução do orçamento municipal e fiscaliza os gastos da administração, bem como o uso dos bens patrimoniais do município.

Em relação à função administrativa, denominada secundária, a Câmara Municipal necessita organizar seus serviços, tais como composição da Mesa, constituição das Comissões e estrutura organizacional de seus funcionários, bem com o gerir e administrar seus recursos.

A Câmara Municipal também investiga, processa e julga o Prefeito e os próprios Vereadores por infrações político-administrativas, do que pode lhes acarretar a decretação da perda do mandato.

Por fim, o Poder Legislativo Municipal exerce função de assessoramento, ao apresentar indicações, sugerindo ao Prefeito medidas de interesse da comunidade, como a construção de escolas, abertura de novas estradas, pavimentação de ruas, limpeza pública, melhorias na educação, assistência à saúde e tantas outras.

Assim, estabelecidas as funções do Poder Legislativo Municipal, como visto exercido pelos vereadores, os munícipes devem estar atentos aos candidatos que fazem promessas de execução de obras e serviços – asfaltamento, construção de rodovias, estradas e ruas, revitalização de praças e outros espaços públicos, realização de obras públicas, dentre outras, que, como dito, cabem ao Prefeito – leia-se Poder Executivo, e não aos Vereadores.

O máximo que um Vereador pode fazer é indicar ao Prefeito tais medidas, sem qualquer certeza de que venham a ser realizadas.

Como dito, se um candidato prometer que realizará obras e melhorias, desconfie: ou é mal intencionado e não merece o seu voto. Ou é despreparado para o cargo e igualmente não o merece!

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

18 Sep 2020

Com filmes nostálgicos e blockbusters, ingressos custarão entre R$ 5 e R$ 20

Desde 10 de setembro, 13 novas cidades entram no circuito da programação do Festival “De Volta Para o Cinema”, parte do projeto #JuntosPeloCinema. Com curadoria do crítico Érico Borgo, a ação marca a reabertura de cinemas que já estão preparados para receber o público respeitando todos os protocolos de segurança e bem-estar estabelecidos pelos governos locais, com procedimentos bastante similares aos aplicados em todo o...

18 Sep 2020

Convênio entre o município e a União aumenta a eficiência na Gestão Tributária

A Secretaria de Negócios da Receita foi responsável pela celebração de um convênio entre o Município de Paulínia e a União, para cobrança de créditos tributários pertencentes ao Governo Federal. Como a União possui um patamar mínimo de cobrança judicial, esses créditos podem ser cobrados pelo Município, que ficará responsável pelo gerenciamento de todo o processo judicial e por todos os valores eventualmente recebidos.

...

18 Sep 2020

A atual Administração trabalha para revitalizar todo o espaço que terá playground, lanchonete e banheiros com acessibilidade

Na última semana, a Prefeitura de Paulínia começou a desmontar a estrutura existente no píer do Mini Pantanal. O objetivo é construir um novo prédio e entregar a obra em 90 dias.

O local que estava abandonado desde 2014, quando os passeios de catamarã foram suspensos, após, seus motores serem roubados, já foi alvo de inúmeras invasões.

A atual Administração trabalha para...

18 Sep 2020

Prefeitura de Paulínia desde o início adotou uma série de medidas para resguardar a população e principalmente os profissionais da área de saúde

Segundo levantamento realizado no último sábado (12) pelo site Notícias de Paulínia aponta que a quantidade de recuperados da Covid-19 em Paulínia superou a dos que estão ativos para a doença, entre os dias 6 a 12 de setembro. Entre os casos confirmados, 3.095 estão recuperados e 3.313 estão com o coronavírus.

Está é a segunda semana consecutiva que o núm...

18 Sep 2020

O objetivo da Administração é estender o trabalho para outros locais da cidade, como já vem ocorrendo

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Transportes de Paulínia está realizando o serviço de pintura de solo e sinalização em diversas ruas da cidade. Três bairros foram contemplados com a ação realizada nas últimas semanas. 

As sinalizações e pintura ocorreram no Santa Terezinha, mas imediações da igreja, no Monte Alegre e no São José, no balão Avenida João Vieira com José Pucinelli....

18 Sep 2020

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing

O pump track do Residencial Olinda foi finalizado nesta semana. Construído pela Administração com apoio do Paulínia Racing Team, a pista recebeu impermeabilização e ao redor a grama foi replantada. Placas de sinalização também foram instaladas.

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing Team com a orie...

18 Sep 2020

Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora

Assim como os humanos, os cães também precisam ter boas horas de sono para recarregar as energias – tanto físicas quanto mentais. Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora. Mas diversos fatores podem influenciar o tempo de sono.

Fatores que podem influenciar

Ambientes mais silenciosos e escuros são muito mais atraentes para t...

18 Sep 2020


Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet

Por meio do programa Progredir, o Ministério da Cidadania está ofertando 14 mil vagas, de para pessoas que são atendidas pelo Bolsa Família e estão inscritas no Cadastro Único do governo federal. Segundo a pasta, estão abertas vagas comércio, indústria, construção civil, entre outras áreas.

A maior parte dos postos de trabalho não exige experiência ou alto nível de escolaridade. Além de participar do Bolsa Família e do Cadastro Único, o int...

18 Sep 2020

O abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os gastos da instituição

Mais uma vez, o Lar dos Idosos Irmã Rosália localizado em Cosmópolis, está aqui pedindo ajuda com doação de fraldas geriátricas tamanho G e XG.

“Hoje usamos em média 200 fraldas por semana e não está sendo fácil manter”, disse a representante do Lar.

Segundo os responsáveis, o abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os...

18 Sep 2020

Segundo apurações, o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa

Um líder de produção de 26 anos, morreu após um acidente de trabalho que ocorreu no interior da empresa metalúrgica Villares Metals, no Jardim Santa Carolina, na região do Maria Antonia, em Sumaré, na tarde da quarta-feira (16). As primeiras apurações dão conta que o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa.
O corpo da vítima foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Americana para a realização de exame necroscópi...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia