Pioneiro no Brasil, Ambulatório de Saúde do Homem de Paulínia completa 10 anos na próxima terça-feira (28)

24.07.2020

 

Desde sua inauguração, o ambulatório faz grande sucesso, pois ajudou a instituir uma nova cultura ao homem e ao adolescente

 

 

 

Criado no dia 28 de julho de 2010, sob direção do médico urologista Dr. João Carlos Cardoso Alonso, o serviço da rede pública municipal é pioneiro no Brasil com patente registrada na Biblioteca Nacional desde 2013. O Ambulatório de Saúde do Homem de Paulínia iniciou suas atividades com quatro médicos urologistas e um membro da enfermagem. Hoje, conta com uma equipe completa, com urologistas, enfermeiros, recepcionistas e área administrativa. Atualmente mais de três mil homens estão cadastrados no programa, que mantém consultas e retornos programados. Eles chegam lá aos 13 anos de idade, depois de receberem alta do médico pediatra, e podem ter acompanhamento de especialistas até o final da vida, passando por todas as fases.

 O espaço conta com uma sala para pequenos procedimentos e realização de biópsias de próstata. 

Aos 45 anos, o homem sadio e sem histórico na família pode iniciar os exames de prevenção do câncer de próstata, porém, quando há histórico familiar da doença esse seguimento se inicia antes.

Desde sua inauguração, o ambulatório faz grande sucesso, pois ajudou a instituir uma nova cultura ao homem e ao adolescente que a partir dos 13 anos passa a se apropriar de informações e desmistificar tabus em relação a sua sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção de diversas patologias, proporcionando assim um canal importante na relação paciente com seu médico urologista, da mesma forma que a mulher se vincula ao seu ginecologista obstetra.

Juntamente com o Ambulatório de Saúde do Homem, funciona o Ambulatório de Urologia Geral e Oncológica, contando com mais de 6 mil cadastrados, divididos entre urologia geral (50%), urologia oncológica (2%) e saúde do homem (48%).

O Ambulatório de Saúde do Homem de Paulínia localiza-se nas dependências do Hospital Municipal de Paulínia(HMP) e funciona em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. 

Todos os pacientes são atendidos por meio de formulários padronizados de acordo com a faixa etária. Após a consulta inicial, passam em pós consulta com a enfermagem e  fazem retornos programados, com monitorização periódica planejada, gerando dados que permitem adequar intervenções à política de saúde masculina do município, sendo um diferencial importantíssimo na promoção e acompanhamento da saúde, uma vez que os pacientes em seus retornos programados são convocados por telefone para comparecerem às coletas de exames e consultas, invocando assim uma mudança de paradigma de seus clientes que passam a valorizar mais  sua saúde. 

De todos os pacientes, são coletados dados para avaliação da saúde geral, sendo obtidas informações quanto a hábitos (dietéticos e atividade física) e vícios (tabagismo, etilismo, drogas), bem como coleta de exames laboratoriais. A faixa etária do paciente determinará o foco da abordagem médica, bem como os exames a serem coletados.

Todos os dados levantados dos pacientes de caráter social e de saúde, acrescidos de exames laboratoriais, físicos e conduta médica, são armazenados em Banco de Dados próprio, gerando assim indicadores para reflexão e ação na promoção e saúde para o público em questão.

As consultas agendadas são encaminhadas de todas as Unidades Básicas de Saúde, através de pediatras e de clínicos gerais, sendo uma referência para a população masculina.

Nesse ano, por causa da pandemia de COVID 19, desde março as consultas eletivas foram suspensas e para não deixar os pacientes desassistidos, a equipe do Ambulatório tem realizado contatos constantes com os pacientes, orientando, coletando e avaliando exames, encaminhando para outras especialidades, enfim, atentos às demandas dos pacientes, que são a razão maior de todo o empenho da equipe.

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

16 Oct 2020

A licença de instalação deverá ser emitida em breve, o que possibilitará o começo das obras

O início das obras de construção do novo sistema viário que vai ligar a região do Monte Alegre ao João Aranha, está cada dia mais próximo para a população paulinense.

Na quinta-feira (15) a Prefeitura de Paulínia publicou na edição 1549 do Semanário Oficial, a Licença Prévia 1/2020, emitida pela Secretaria de Meio Ambiente, com validade de dois anos.  A Comissão de Licenciamento da Prefeitura de Paulínia, c...

16 Oct 2020

Estudos mais recentes indicam que as crianças são as mais contaminadas e mais assintomáticas para o coronavírus, com uma taxa de aproximadamente 70%

A Prefeitura Municipal de Paulínia comunicou comunicar oficialmente sobre o não retorno das atividades e aulas presenciais nas escolas e unidades da rede municipal de educação no ano letivo de 2020.  A decisão pauta-se em critérios eminentemente técnicos e científicos, com a finalidade precípua de proteger as crianças, os trabalhadores e a comunidade...

16 Oct 2020

O objetivo da atual Administração é zerar a fila de espera

Neste domingo (18) a Secretaria de Saúde realiza mais um mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Municipal de Paulínia, atendendo 35 pessoas.

É o segundo que ocorre em menos de 20 dias e, segundo a Prefeitura de Paulínia, até o fim de novembro, mais três serão realizados. O objetivo da gestão Du Cazellato é zerar a fila de espera.

No final deste mês, a Secretaria de Saúde realizará um mutirão de cirurgias ginecológicas e haverá também...

16 Oct 2020

De acordo com a corporação, diante da "rigidez cadavérica", a suspeita era de que o idoso estava morto havia pelo menos 12 horas

A Polícia Civil investiga a ação de uma mulher que levou um idoso morto em uma cadeira de rodas até uma agência bancária na região central de Campinas para fazer prova de vida e tentar sacar a aposentadoria de um ex-escrivão de 92 anos. A suposta companheira deve responder por estelionato.

O caso ocorreu em uma unidade do Banco do Brasil no dia 2 de outubr...

16 Oct 2020

Pessoas acusadas de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes hediondos e violência doméstica não poderão ser beneficiadas

A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quarta-feira (14) confirmar a decisão que determinou a soltura de todos os presos do país que foram beneficiados com liberdade provisória, mas continuaram encarcerados pela falta de pagamento de fiança. A medida foi tomada em função da pandemia da covid-19. 

A decisão foi tomada pelo ministro Sebastião Reis Júnior...

16 Oct 2020

A Câmara de Paulínia votou a legalidade de propostas fixando os valores para a legislatura e o mandato que começam no próximo ano

O subsídio de vereadores, do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais deve continuar o mesmo entre 2021 e 2024, conforme proposta aprovada nesta terça-feira (13), em primeira discussão. A Câmara de Paulínia votou a legalidade de propostas fixando os valores para a legislatura e o mandato que começam no próximo ano.

Mesmo sem mudança, definir quanto os ocu...

16 Oct 2020

Os interessados devem se inscrever até o dia 23 de outubro

A Raízen, empresa produtora de açúcar e etanol, está com 40 vagas disponíveis para estagiários e trainees em Paulínia, Piracicaba e Rafard. Os interessados devem se inscrever através do site www.vagas.raizen.com.br/ProgramasDeTalentos/content/2020-09-Programa-de-talentos/?locale=pt_BR  até o dia 23 de outubro. 

As vagas de estágios, são voltados para estudantes de qualquer curso de graduação com previsão de formatura pa...

16 Oct 2020

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão abertas das 8h às 17h

Neste sábado (17), ocorre em Paulínia o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão abertas das 8h às 17h.

O público alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. No Parque Zeca Malavazzi também haverá um posto de vacinação, funcionando das 8h às 17.

No Malavazzi e na UBS João Aranha, estarão disponíveis vacinas apenas contra po...

9 Oct 2020

O saldo positivo é três vezes maior que o registrado em agosto do último ano

Em meio à retomada econômica, o município de Paulínia é a segunda cidade que mais gerou empregos na Região Metropolitana de Campinas (RMC), formada por 20 municípios. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no último dia 30 pelo Ministério da Economia, com base em dados do mês de agosto.

De acordo com dados do Caged, as 778 vagas geradas em Paulínia foram distribuídas entre os set...

9 Oct 2020

Desde a segunda quinzena de setembro, todas as cidades da RMC vinham registrando recordes de altas temperaturas

Após dias de calor intenso, as temperaturas máximas devem diminuir nos próximos dias em Paulínia e região. De acordo com especialistas, frentes frias se aproximam do Estado de São Paulo, e farão com que as ondas de calor deixem a região. 

Segundo explicou a meteorologista da Somar Carine Malagolini Gama, ao portal ACidadeOn, a partir de agora essas frentes passam a ser um pouco mais freq...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia