Conhecendo Câncer de Bexiga – Capítulo 3

26.06.2020

 

Tratamento: Carcinoma de Bexiga não-músculo invasivo – CBNMI

 

 

O tratamento dos tumores de bexiga não-músculo invasivos, se baseia de acordo com a classificação de risco de recorrência. Para o tratamento de um câncer, a medicina dispõe de algumas opções: Cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia e atualmente, a Imunoterapia.

A RTU (ressecção transuretral) inicial pode subestadiar o tumor de bexiga entre 14 a 25% dos casos ou ser incompleta 37% a 54% deles. Por essa razão, uma nova RTU (Re-RTU), realizada 4 a 6 semanas após deve ser indicada em ressecções incompletas e em todos os tumores de alto risco de recorrência.

- Em pacientes com tumores presumivelmente DE BAIXO RISCO, recomenda-se uma instilação imediata de quimioterapia (geralmente a mitomicina), após RTU de bexiga;

- Pacientes com tumores DE RISCO INTERMEDIÁRIO devem receber 1 ano de imunoterapia intravesical de bacilo Calmette-Guérin (BCG) em dose completa por no máximo 1 ano, seguindo protocol padrão.

- Em pacientes com tumores DE ALTO RISCO, é indicado o uso de BCG intravesical na dose completa por até 3 anos.

- A recorrência pós-tratamento exclusivo com RTU é de 70 a 95%, e 30 a 50% desses tumores apresentam progressão, ou seja, evolução para estágios mais avançados.

- Em pacientes com alto risco de progressão tumoral, deve-se considerar cistectomia radical precoce, inclusive em tumores que não respondem ao BCG. A decisão para esse tratamento dependerá da condição clínica do paciente e adesão ou não para tal procedimento.

E o que é essa tal de BCG?

Trata-se de um Mycobacterium bovis (Edmond Nocart), descoberta a primeira cepa em 1902. Logo, Albert Calmette, e Camille Guérin observaram imunogenicidade durante seu cultivo. Esta cepa, denominou-se BCG – Bacilo Calmette-Guérin, para prevenção de tuberculose em vacas e, posteriormente, em humanos.

Em 1924, o Instituto Pasteur de Lille, na França, iniciou a produção em massa da vacina BCG oral para imunização contra a tuberculose humana.

Em 1930, aventou-se o uso do BCG como terapia de câncer pela primeira vez, mas apenas em 1976 Morales e colaboradores realizaram o primeiro ensaio clínico com BCG intravesical, observando-se diminuição notável nos índices de recorrência de câncer superficial da bexiga em nove pacientes. 

Desde então é o tratamento preconizado para o tratamento do câncer de bexiga não-músculo invasivo, pós RTU de bexiga. 

O uso de BCG para CBNMI tem resposta em torno de 70% dos casos, porém recorrência de 40 a 70% em 2 anos e ainda há controvérsias se BCG pode prevenir ou adiar a progressão tumoral. (Einstein. 2009; 7(4 Pt 1):515-9). Além disso, a adição de BCG com quimioterapia não diminui a recidiva. (Houghton et al 2013).

 

Alguns grandes estudos (SWOG e da EORTC), demonstram que menos de um terço os pacientes mantém o tratamento com Onco-BCG, devido principalmente, aos graves efeitos colaterais, lembrando que esse tratamento (imunoterápico) requer período de indução, por 6 semanas consecutivas e manutenção, quinzenal e mensal conforme protocolo (SWOG), ao longo de 3 anos. 

No Brasil, a fabricação e distribuição da vacina OncoBCG sofre com constantes interrupções. A falta da vacina OncoBCG pode causar impacto negativo no tratamento dos pacientes com câncer de bexiga. Desta forma, o desenvolvimento de novas terapias para o tratamento do câncer de bexiga, que sejam mais eficazes e apresentem menores efeitos adversos que as terapias clássicas, são muito relevantes. Nesta linha, há uma intensa busca pelo desenvolvimento de novas moléculas para o tratamento do câncer de bexiga. Atualmente, a Onco-BCG está em falta mundialmente.

Quanto aos tumores de bexiga músculo invasivos, esses necessitarão de tratamento mais invasivo, como a Cistectomia Radical (remoção da bexiga), seguido ou não de quimioterapia, associado ou não à Radioterapia e Imunotearapia.

A Imunoterapia, além da Onco-BCG (para tumores não-músculo invasivos) tem sido, uma grande opção de tratamento para o câncer de Bexiga avançado, metastático, associado ou não à quimioterapia e radioterapia. Por exemplo, os inibidores de check-point (Anti PD-1 e Anti PD-L1) e inibidores de FGFR.

Em 2013, pela revista Science, houve o reconhecimento como o “Avanço do Ano”. Já em 2018, a imunoterapia recebeu o Prêmio Nobel de Medicina. 

Não percam o próximo capítulo sobre a Imunoterapia e a grande novidade genuinamente brasileira: OncoTherad. A Imunoterapia por ativação da via dos receptores “toll-like” (TLR), apontada como uma potencial estratégia para estimular respostas imunes antitumorais e possível substituto à Onco-BCG.

 

 

Dr. João Carlos Cardoso Alonso, Médico Urologista e Coordenador do Ambulatório de Urologia e Saúde do Homem de Paulínia, Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Mestre e Doutorando pela Unicamp.

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

3 Jul 2020

Prefeito Du Cazellato assinou nesta semana contrato com Consórcio Paulitec, que venceu a licitação com R$ 23 milhões abaixo do estimado

O prefeito de Paulínia, Du Cazellato (PL) assinou na última segunda-feira (29) o contrato para construção do novo sistema viário sobre o Rio Atibaia, que ligará a região do Monte Alegre ao João Aranha.

“Tenho uma ótima notícia para todos, assinei como prefeito de Paulínia o contrato de construção do novo sistema viário do Rio Atibaia – ‘Ponte do João Aranha’, que...

3 Jul 2020

Sistema Imune e Câncer: Importantes Resultados da Imunoterapia Brasileira Divulgados no Último Congresso Americano de Oncologia – ASCO 2020

Tudo começa com o cirurgião americano William Coley (1862-1936), intrigado com uma vítima de câncer que havia se curado após uma infecção severa, ele postulou que "nossas células de defesa, quando ativadas, erradicariam o tumor".

No século 19, Rudolf Virchow mostrou as primeiras evidências de células inflamatórias em tumores, sugerindo uma possível associação...

3 Jul 2020

Serviço foi iniciado na quarta-feira (1º) nas 836 unidades de Registro Civil do estado de São Paulo
 

Desde quarta-feira (1º), atos de inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) podem ser feitos nos 836 Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo, possibilitando que os cidadãos paulistas possam inclusive regularizar seus documentos para fins de obtenção do auxílio emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal em razão da pandemia da COV...

3 Jul 2020

Segundo o grande penalista Magalhães Noronha, honra é "o complexo ou conjunto de predicados ou condições da pessoa que lhe conferem consideração social e estima própria".

Diante dessa brilhante definição, temos, então, dois tipos de honra: a primeira, denominada honra objetiva, sentimento geral, externo, o que os outros pensam da pessoa, e honra subjetiva, sentimento pessoal, o que o ser humano pensa de si próprio com relação aos atributos físicos, morais e intelectuais. Não se admite a existênci...

3 Jul 2020

Os dois estavam em atitudes suspeitas pelas redondezas do bairro com dois filhos pequenos

Na última segunda-feira (29) uma equipe da ROMU de Paulínia, em patrulhamento pela região do bairro João Aranha, foi informada por populares que um veículo modelo Fox de cor preta, estaria circulando pelas redondezas de forma suspeita.

Com as informações a equipe não demorou para localizar o veículo ainda em movimento, que quando abordado, verificou que os ocupantes eram um casal e seus dois filhos pequenos.

E...

3 Jul 2020

No mês de junho, o município registrou apenas três casos da doença, no mesmo período do ano anterior a cidade teve 96 casos

No mês de junho, Paulínia registrou mais uma vez de queda nos casos de dengue, com apenas três casos da doença. No mesmo período em 2019, a cidade teve 96 casos. Comparando os dois meses, a queda é de 86%.

Entre janeiro e maio deste ano, Paulínia já havia registrado uma queda de 84% nos casos de dengue quando comparado ao mesmo período de 2019, não registrando nenhum óbito pe...

3 Jul 2020

Doação aconteceu devido a GM de Paulínia constar como uma das corporações do país que possui toda documentação regulamentada junto ao órgão federal 

A Guarda Municipal de Paulínia recebeu na sexta-feira (26) material de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s) doados pelo Governo Federal através da Secretaria Nacional de Segurança Pública(SENASP). A doação aconteceu devido a GM de Paulínia constar na lista da SENASP como uma das corporações do país que possui toda documentação regulamentada jun...

3 Jul 2020

A mudança é opcional e os estabelecimentos comerciais poderão funcionar por 6 horas diárias, mas terão que fechar durante três dias da semana

O governo de São Paulo vai publicar um decreto que permite a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais dos municípios que estão na fase laranja de flexibilização econômica durante a quarentena do coronavírus. A mudança é opcional e os estabelecimentos comerciais poderão funcionar por 6 horas diárias, 2 horas a mais do que o atual...

3 Jul 2020

Para acompanhar as ações durante o mês de julho do Livre Coletivo Arte, acesse o perfil no Instragram: @livrecoletivoarte

No mês de julho, o Livre Coletivo Arte realiza um mês inteiro de ações voltadas para a conscientização e o fortalecimento das lutas na causa LGBTQI+.
Durante todo o mês serão realizadas postagens com informações sobre dúvidas, curiosidades e a luta contra a LGBTfobia.
Nesta primeira edição, o Coletivo organizou conversas abertas em formato de entrevistas, shows e uma maratona...

3 Jul 2020

Fique informado e circule com segurança durante a quarentena

O aplicativo Google Maps ganhou novas funções para combater o coronavírus, agora os usuários podem circular por Paulínia com mais segurança, recebendo alertas da app com possíveis aglomerações por exemplo. Quando o usuário procurar informações relacionados a trajetos, receberá alertas que estejam relacionados ao vírus de maneira que o usuário estará mais preparado para se locomover pela cidade.

Os alertas recebidos são baseados em dados...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia