Cooperativa de Paulínia com 18 anos de existência, agoniza por falta de resíduos

15.05.2020

O presidente da Cooperlínia, que já foi modelo de sucesso em todo o Brasil, apela para que autoridades tracem plano para salvar cadeia da reciclagem

 

 

 

Que a pandemia do Coronovírus tem efeitos devastadores em todas as áreas da sociedade, nós já sabemos, mas um setor em especial perece de forma mais intensa e silenciosa devido à falta histórica de investimentos e conscientização – a da reciclagem. De acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) com as pessoas passando mais tempo em casa, os resíduos tendem a aumentar entre 15% e 25%, segundo estudo do final de abril.

Há praticamente dois meses, as autoridades brasileiras recomendam o isolamento social como forma de conter o avanço do Coronavírus. Quem pode ficar em casa, está colaborando e, com a taxa de adesão ao isolamento em torno de 50% na região de Campinas, há um reflexo direto no descarte. Porém, o que antes era reaproveitado e enviado para a reciclagem corretamente, hoje se perde, muito pela falta de políticas públicas, como lamenta o presidente da Cooperlínia (Cooperativa de Reciclagem de Paulínia), José Carlos Silva. Fundada há 18 anos, o presidente conta que a equipe ficou em casa por mais de um mês, e que agora, voltando ao trabalho, sofre com a falta da segregação adequada domiciliar, o que resulta em grandes perdas de material, que fatalmente, acaba no aterro.

“Nossa vida sempre foi difícil porque, infelizmente, ainda precisamos lutar para que os políticos se sensibilizem com a causa e se comprometam com educação ambiental e coleta seletiva, mas agora enfrentamos nosso pior momento. Estamos às vias de fechar e mandar todo mundo embora, por falta de material para trabalharmos com dignidade e por falta de apoio”, desabafa.

Ele explica que a cooperativa, que conta com 25 pessoas, ficou parada para evitar contaminação e, nesse período, os resíduos recicláveis foram encaminhados para o Aterro Estre, e separados por uma máquina. Agora, que estão retornando às atividades, seguindo todos os protocolos de higiene, os cooperados estão sofrendo com a qualidade dos materiais que chegam.

“Nós precisamos do mínimo de separação correta dentro das casas, para que nosso serviço valha a pena. Quando o material chega para nós, está contaminado por resíduos orgânicos e perdemos tudo, infelizmente uma situação terrível. Não há o que separar!”.

José Carlos conta que a cooperativa, que foi modelo de negócios e sustentabilidade e referência no Brasil, chegou a separar, em sua melhor época, 250 toneladas de resíduos por mês, com cerca de 20% de rejeito e oferecia dignidade para 42 famílias, há cerca de cinco anos. Recentemente estava trabalhando com metade desse número, segregando 130 toneladas por mês, dos quais quase 50% são perdidos devido à contaminação.

 

Apelo

Os cooperados trabalham com equipamentos de proteção individual, têm refeições e dividem os rendimentos, mas para isso precisam da matéria-prima. O que para muitos não serve mais, é dignidade para quem vive do lixo e movimenta uma cadeia milionária. Agora, nesse momento de pandemia, atendem mais exigências de higiene, inclusive só manuseiam resíduos

que ficam em “quarentena” numa baía de recebimento por quatro dias, período considerado ideal que impede a possibilidade de contaminação da permanência do vírus nos materiais recicláveis.

“Vários setores vão precisar de ajuda para se reerguerem, principalmente o nosso, porque ainda falta muita responsabilidade dos cidadãos e os políticos. E para nos ajudar basta pouco, que o prefeito melhore a estrutura que já existe e reforce o trabalho de conscientização, levando a sério a questão. Enquanto isso não acontece, clamamos por ajuda imediata, porque não sabemos nem como pagar os rendimentos do próximo mês”, intercede José Carlos.

 

Condomínios

Dos últimos anos para cá, a Cooperlínia estava trabalhando com resíduos industriais e de condomínios, considerados de baixo rejeito, mas José Carlos conta que o descaso está tamanho que até os moradores dos residenciais começaram a relaxar na hora de separar. “Para isso também pedimos ajuda da Prefeitura para que possamos alcançar mais condomínios. Numa cidade com 70, atendemos apenas dez. Isso é muito ruim, não há incentivo de nenhuma parte”.

 

Descaso nacional

O Brasil é um dos poucos países onde a reciclagem de materiais não é considerada essencial. Com base em dados de 10 de abril, o BIR (Bureau of International Recycling), que representa cerca de 30 mil recicladores em mais de 70 países em todo o mundo, divulgou estudo, no qual mostra globalmente onde a atividade de reciclagem foi considerada essencial neste período de pandemia da Covid-19.

Conforme a entidade, países como a China, EUA, Itália, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Canadá e Chile autorizaram a operação das empresas que coletam, classificam e processam materiais recicláveis, por considerá-la essencial para proteger a saúde humana e o meio ambiente.

O Brasil é um dos poucos, entre os países membros do BIR, onde essa atividade continua sendo considerada não essencial, embora tenha uma das maiores cadeias de reciclagem de materiais do mundo.

“Lamentamos essa situação de descaso estrutural, onde quem quer fazer alguma coisa, luta praticamente sozinho. É muito triste porque penso muito nas famílias que vivem dignamente numa estrutura. Muitos fugiram da situação de catadores de rua, agora imaginem o retrocesso que vivemos”, finaliza o presidente da Cooperlínia Ambiental do Brasil.

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

30 Oct 2020

Até quarta-feira (28) 2.366 crianças já haviam sido vacinadas contra poliomielite


Crianças que tenham entre 0 e 4 anos, poderão se vacinar até o dia 11 de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Secretaria Municipal de Saúde.
Com exceção da UBS João Aranha, pais ou responsáveis também poderão levar seus filhos para participar da campanha de multivacinação, que busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 15 anos.
Até quarta-feira (28) 2.366 crianças já ha...

30 Oct 2020

O local agora será usado somente para prática de basquete


Após ser reformada, a quadra de esportes da Praça da Bíblia no Jardim Primavera, foi liberada para uso na noite de quinta-feira (28) reunindo praticantes de basquete.
A Prefeitura construiu uma arquibancada com espaço para pessoas com deficiência, trocou as tabelas, reforçou a estrutura das mesmas, instalou um ponto de hidratação e nova iluminação e o piso foi nivelado, sendo também pintado.
O local agora será usado somente para prática d...

30 Oct 2020

A 9ª etapa do campeonato aconteceu no último sábado (24)

A Copa F-Racers 2020 de kart entrou em sua reta final, neste mês de outubro. A 9ª etapa do campeonato, realizada no último sábado (24), no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, começou com os garotos da Cadete e da Mirim, que enfrentaram uma chuva fina no circuito e pista mais escorregadia. Na sequência, ocorreram as provas das categorias KTT e F4, com disputas em pista mais seca.

Arthur Guimarães, da F4 Racers Motorsports, organ...

30 Oct 2020

Essa é a sexta importante recuperação nesse fundo, que totaliza até agora mais de R$ 10 milhões


O Instituto Pauliprev voltou a recuperar investimentos realizados no Fundo TMJ IMA-B FIRF. Desta vez conseguiu amortizar cerca de RS 700 mil em investimentos realizados nesse fundo. Os valores foram creditados na quinta-feira (29) na CEF - Caixa Econômica Federal e aplicados no fundo Caixa Brasil Gestão Estratégica até nova decisão do Conselho Administrativo.
Essa é a sexta importante recuperação ness...

30 Oct 2020

Os profissionais habilitados em diversas modalidades irão atuar nas escolinhas esportivas

Na manhã de segunda-feira (26), 34 educadores esportivos recém contratados pela Administração Municipal, passaram por uma capacitação.

Os profissionais habilitados em diversas modalidades irão atuar nas escolinhas esportivas que retornarão suas atividades a partir do dia 3 de novembro.

As primeiras modalidades a retornarem serão atletismo, tênis de campo, tênis de mesa e as aulas de Fitness no Parque da Amizad...

30 Oct 2020

O pedido foi protocolado por um Guarda Municipal que é candidato a vereador pelo PT

Os vereadores de Paulinia decidiram na última terça-feira (27), manter o subsídio do cargo entre os anos de 2021 e 2024, assim como o valor pago mensalmente ao prefeito, ao vice-prefeito e aos secretários municipais. O texto foi aprovado em segunda discussão e, para virar lei, aguarda agora sanção do Poder Executivo.

O prefeito recebe hoje R$ 23.402,45 (teto do município), enquanto os secretários têm proventos de R...

30 Oct 2020

As mulheres que passaram pelo tratamento contra a dependência em comunidades terapêuticas terão a opção de morar nesta república

Na terça-feira (27) Campinas inaugurou um serviço de proteção social para mulheres reabilitadas após tratamento de dependência química. É uma república feminina, que servirá como residência para elas. O local prestará suporte psicológico e reunirá cursos de capacitação profissional, viabilizando a transição para uma nova vida.

O serviço está ligado ao Programa Recomeço,...

30 Oct 2020

O município está no ranking de cidades pequenas, que é composto por municípios até 104 mil habitantes

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon lançou a segunda edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), que tem como objetivo avaliar o preparo de 876 municípios brasileiros para a longevidade da população. Presente no estudo, Paulínia está em 64° lugar no ranking de cidades pequenas, que é composto por municípios até 104 mil habitantes, aproximadamente. De acordo com os r...

30 Oct 2020

As 30 vagas disponíveis são destinadas a universitários de quaisquer cursos das áreas de Humanas, Exatas e Saúde, e o processo seletivo será 100% online


 

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio da Boehringer Ingelheim, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, líder em pesquisa e desenvolvimento. Estudantes matriculados em cursos das áreas de Humanas, Exatas e Saúde têm até o dia 13 de novembro para realizarem suas inscrições pelo site.

Pela segunda vez consecutiva, o proces...

30 Oct 2020

Com transmissão pela internet, o evento possui lotes com valor abaixo da avaliação de mercado

Na próxima terça-feira (3) às 14h, acontece o leilão do Detran da região de Araçatuba. O evento, que é realizado pela empresa Sato Leilões, conta com carros e motos, apreendidos e removidos, com valor abaixo da avaliação de mercado. 

Os lotes serão ofertados para pagamento à vista e estão divididos em duas categorias: documentados e desmonte. Na primeira, disponível para o público em geral, é possível enc...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia