top of page

Casos positivos de coronavírus em Paulínia sobem para 55 e ações são intensificadas

Taxa de isolamento social no município voltou a cair na segunda-feira (11) em 47%



Com 55 casos positivos de coronavírus confirmados em Paulínia, a Prefeitura intensificou as ações em combate ao Covid-19 nos últimos dias.

Vale ressaltar que a taxa de isolamento social no município voltou a cair na segunda-feira (11) em 47%.

O Governador do Estado, João Dória defende taxa superior a 55% para o início da flexibilização da quarentena após 31 de maio.

No sábado (9) a Prefeitura de Paulínia realizou uma ação de orientação sobre o uso de máscaras na Avenida Prefeito José Lozano Araújo, no trecho localizado atrás do Hospital Municipal. Guarda Municipal, agentes da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária estiveram presentes no local.

Os motoristas abordados receberam materiais informativos sobre como usar e higienizar de forma correta as máscaras, item obrigatório em todo estado de São Paulo, desde o último dia 7 de maio. A ação foi realizada pela manhã e repetida no período da tarde. Ninguém foi multado e nenhum veículo foi apreendido.

Na quarta-feira (13) uma nova ação de orientação sobre o uso de máscara foi realizada, desta vez a ação ocorreu na região central. Durante os trabalhos também foram entregues materiais informativos sobre o uso e a higienização correta das máscaras. Agentes da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança Pública, servidores da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Saúde, voltaram a participar da ação. As operações de conscientização, segundo a Prefeitura, irão ocorrer em outras áreas da cidade nos próximos dias.

“O foco da Administração será sempre orientar e dialogar, por isso nossos servidores estão nas ruas, buscando sempre conscientizar a população, pois somente juntos, iremos superar este difícil momento”, disse o prefeito Du Cazellato através de suas redes sociais.


Quarentena até o dia 25 de maio

O Cômite de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, informou que a quarentena na cidade de Paulínia foi prorrogada até o dia 25 de maio, seguindo as recomendações do Decreto Estadual sobre as atividades essenciais que são e estão permitidas. As informações estão na edição extra do Semanário Oficial 1494 de 11 de maio (www.paulinia.sp.gov.br/uploads/semanarios/1494-EXTRA.pdf).


Óbitos suspeitos

Na terça (12), O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus informou mais dois óbitos suspeitos de Covid-19.

1° caso: Trata-se de uma mulher de 93 anos, com diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica e miocardiopatia crônica, que foi admitida no Hospital Municipal de Paulínia, na Enfermaria Respiratória, no domingo, 10, após ter apresentado sintomas respiratórios. Na segunda-feira, (11) apresentou piora do quadro, evoluindo para óbito.

2° caso: Mulher, 64 anos, com neoplasia pulmonar. No dia 5, iniciou com sintomas de tosse e dispneia, sendo internada na Enfermaria Respiratória no dia 8, vindo a falecer na segunda-feira.

Em ambos os casos foram colhidos exame SWAB (secreção nasal e bucal), em acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e encaminhado para análise no Instituto Adolfo Lutz em São Paulo.

A Administração Municipal se solidarizou com os familiares e amigos e informou que é essencial que todos sigam as orientações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, além de reforçar a necessidade do isolamento domiciliar, saindo somente para necessidades extremas, nunca deixando de usar máscara e higienizando as mãos sempre que possível.


Boletins

Até as 15h30 de quinta-feira (14), o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus confirmou 55 casos, 175 suspeitos, 2 óbitos em investigação, 185 casos descartados, 7 óbitos descartados, 33 pacientes curados e 5 em ocupação hospitalar.

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus para maior entendimento da população, esclarece os dados publicados diariamente no boletim epidemiológico sobre a Covid-19.

Casos confirmados: É a somatória de todos os munícipes que desde o começo da pandemia foram infectados pelo coronavírus e incluí números de: curados, em tratamento e óbito. Este dado é cumulativo.

Casos suspeitos: São pessoas que estão com sintomas, sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde e que aguardam pelo resultado de seus exames.

Casos descartados: São pessoas que tiveram os sintomas, fizeram os exames e o resultado foi negativo para a Covid-19.

Curados: São pessoas que tiveram coronavírus e foram curadas. Seja por tratamento hospitalar ou por meio de isolamento social, sempre com acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde. Esse número também se encontra dentro de “Casos Confirmados”.

Ocupação hospitalar: São pacientes que apresentam sintomas e estão sendo assistidos no Hospital Municipal de Paulínia. Esse número pode ter casos suspeitos, que aguardam os resultados dos seus exames, e também os casos já confirmados.


Número de casos positivos sobem progressivamente no município

Na última semana o JP publicou uma matéria sobre o aumento expressivo de casos positivos em Paulínia. Na quinta-feira (7), os casos positivos eram 36, ou seja, são quase 20 casos a mais em uma semana.

bottom of page