top of page

Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down agora é lei em Paulínia

As ações de conscientização visarão atingir familiares, educadores e agentes de saúde que atuam nesta área



O prefeito Du Cazellato sancionou a Lei Municipal 3755/2020, que institui a Semana de Conscientização da Síndrome de Down em Paulínia. A campanha é uma proposta do vereador Tiguila Paes (Cidadania).

A Semana de Conscientização da Síndrome de Down deve ser realizada anualmente, coincidindo com o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. A campanha vai ter como objetivo a conscientização e compreensão da disfunção genética e a inclusão da pessoa com Síndrome de Down e abrangerá ações do poder executivo e da sociedade civil de combate ao preconceito em relação às pessoas com a síndrome de Down.

Com isso, a data integra o Calendário Oficial de datas e eventos do município e tem como objetivo chamar a atenção para o problema de exclusão social e minimizar as consequências decorrentes do despreparo e do preconceito para com o portador da Síndrome e a família desse. As ações de conscientização visarão atingir familiares, educadores e agentes de saúde que atuam nesta área.

As atividades que comporão a semana terão como base as atividades e eventos que venham interagir a pessoa com Síndrome de Down na sociedade, conforme prevê a Lei Federal 13.146/2015 (LBI – Lei Brasileira de Inclusão) que trata sobre o direito de milhões de brasileiros com deficiência na área da educação, cultura, esporte, saúde, cidadania, mobilidade urbana, interação, inclusão, conhecimentos e formas de desenvolver suas habilidades e aptidões, além da abordagem de temas sobre empregabilidade, incluindo primeiro emprego e aspectos motivacionais.

Os temas propostos serão expostos através de painéis, dinâmicas de grupos, oficinas culturais e esportivas, tendo as atividades ministradas por profissionais qualificados como, professores, psicólogos, psiquiatras, cardiologistas, neurologistas, pediatras, clínico geral, nutricionistas e terapeutas e no desenvolvimento das atividades, os pais, responsáveis e familiares poderão acompanhar e participar das oficinas, dinâmicas e debates.

A Data

O dia 21 de março foi designado como Dia Internacional da Síndrome de Down, proposto pela Down Syndrome Internacional, porque a data, em inglês, 3/21, remete à trissomia do cromossomo 21, alteração genética causadora da síndrome e oriunda de um erro na divisão celular embrionária.

bottom of page