Prefeitura de Paulínia começa a realizar testes rápidos de coronavírus

Em um primeiro momento funcionários das áreas de saúde e segurança pública que estejam com sintomas gripais serão testados



A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na quarta-feira (22) a realização de testes rápidos de coronavírus.

Em um primeiro momento funcionários das áreas de saúde e segurança pública que estejam com sintomas gripais serão testados. A partir da próxima semana, os exames serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde nos munícipes que também estejam com coriza, falta de ar, febre e tosse.

Pacientes internados no Hospital Municipal de Paulínia desde sábado (18) já estão sendo testados.

O resultado do exame sai em minutos, permitindo mais agilidade no tratamento do paciente. Caso o paciente teste positivo, seus familiares também serão testados.

"Um dos grandes problemas no combate ao coronavírus é a falta de testagem. Compramos 20 mil kits e assim poderemos ter informações que nos possibilitem agir com mais qualidade. Com certeza, estamos salvando muitas vidas", comentou o prefeito Du Cazellato.


Quem poderá fazer o teste?

O profissional da saúde, segurança ou munícipe precisa estar com sintomas gripais, informar a Unidade Básica de Saúde ou Hospital Municipal de Paulínia e no nono dia, será contatado pela Vigilância em Saúde, para que possa fazer o exame.

O Tele Atendimento da Saúde ficará à disposição de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, para orientações e informações. Familiares também serão testados caso o resultado aponte positivo para Covid-19.

20 mil kits comprados

20 mil testes foram comprados pela Prefeitura de Paulínia no final de março e a empresa responsável já entregou 2500 kits. Todo o processo será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em comparação com outras cidades da região, Paulínia foi a cidade que comprou a maior quantidade de testes, o que irá permitir uma testagem em massa e um melhor direcionamento dos recursos.

© 2020 Jornal de Paulínia