top of page

Paulínia tem primeiro caso de paciente curado de coronavírus

Paciente ficou em isolamento e foi medicado com Ceftriaoxone, Azitomicina e Tamiflu, além de fazer uso do imunomodulador OncoTherad


No último sábado (11), a Prefeitura de Paulínia publicou a notícia do primeiro caso de paciente curado de coronavírus no município.

O paciente José Gomes da Silva de 78 anos, apareceu em um vídeo recebendo alta deixando o Hospital Municipal de Paulínia (HMP).

O homem estava internado desde o dia 1º no HMP com quadro de tosse seca, dispneia, febre e cefaleia. O paciente está em tratamento oncológico é hipertenso e diabético. Durante o período que esteve internado, ficou em isolamento e foi medicado com Ceftriaoxone, Azitomicina e Tamiflu, além de fazer uso do imunomodulador OncoTherad, apresentando melhora clínica, o que permitiu sua alta médica.

O OncoTherad é um imunomodulador desenvolvido pela UNICAMP / CDN Pharma, que aparece como promissora imunoterapia contra doenças infecciosas e câncer. O mecanismo de ação da imunoterapia com OncoTherad baseia-se na regulação do sistema imune inato mediado por receptores do tipo toll-like 4 (TLR4), culminando com a produção de interferon; além da modulação do receptor de ativação do fator kB (RANK) e seu ligante (RANK-L).

Em entrevista com o Jornal de Paulínia, o pesquisador da Unicamp, Doutor Wagner Favaro explicou que José Gomes da Silva já estava fazendo uso da imunoterapia antes do cruzeiro que realizou com sua família. Logo após, o paciente e os familiares sentiram os primeiros sintomas da COVID-19. Toda a família ficou internada por quase duas semanas no HMP.

Logo na internação, Silva voltou a utilizar o OncoTherad juntamente com os medicamentos de uso padrão contra o vírus. E, dia após dia, o paciente vinha apresentando melhora no quadro de coronavírus.

Segundo Fávaro, ainda não se pode dizer com certeza se o OncoTherad foi o método que levou a cura do paciente, porém, ajudou progressivamente no quadro do mesmo.

Os pesquisadores, continuarão realizando testes com o OncoTherad em pacientes com condições especificas, além de passar pela Comissão de Ética e autorização do Ministério da Saúde.

O paciente deverá continuar seu tratamento em sua residência fazendo uso de remédios e seguir com isolamento social, além de manter outros cuidados, entre eles usar máscara, não compartilhar alimentos e utensílios domésticos. O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus seguirá monitorando o paciente.


OncoTherad

De acordo com as últimas publicações (NYIT, The Economic Times e University Utrecht avaliando o possível efeito protetor da BCG contra o Covid-19, e na falta de BCG no Brasil e no mundo, a UNICAMP tem desenvolvido uma imunoterapia sintética em nanopartículas (Oncotherad) que se assemelha a BCG, porém estimulando além da via inata, como a BCG, a via adaptativa imunológica, através de interferon, com melhor resposta. O OncoTherad é um imunomodulador desenvolvido pela UNICAMP/CDN Pharma, que aparece como promissora imunoterapia contra doenças infecciosas e câncer. O mecanismo de ação da imunoterapia com OncoTherad baseia-se na regulação do sistema imune inato mediado por receptores do tipo toll-like 4 (TLR4), culminando com a produção de interferon; além da modulação do receptor de ativação do fator kB (RANK) e seu ligante (RANK-L). O estudo clínico é conduzido no Brasil no Hospital Municipal de Paulínia, fase I / II de braço único da imunoterapia com OncoTherad em 29 (18 homens, 11 mulheres) pacientes refratários ao tratamento com BCG. Os resultados demonstraram que o tratamento com OncoTherad promoveu um taxa de resposta completa de 79,3% no seguimento de 24 meses. Além disso, o tempo médio de recorrência da doença para os pacientes foi de 618 dias (20,6 meses; CI 95%) aos 24 meses de seguimento. Em 95% dos eventos adversos foram de Graus 1 ou 2 (leves e moderados). Cabe ressaltar que o OncoTherad mostrou-se mais efetivo que o tratamento com BCG, além de estimular diferencialmente o sistema imune, culminando com a produção de interferon. “Recentemente na infecção pandêmica por Covid-19 no Brasil, estamos muito preocupados com nossos pacientes do ensaio clínico, devido ao alto risco de infecção desses, uma vez que a média de idade do participantes do estudo é de 64 anos”, disse os pesquisadores. Supreendentemente, até o momento nenhum paciente do estudo foi contaminado e/ou apresentou sintomas da infecção por Covid-19, incluindo os casos de contato direto desses pacientes com pessoas com diagnóstico de Covid-19. Aparentemente, como a ação do OncoTherad em câncer e alguns vírus, por exemplo Punta Toro, foi através da indução de interferon. Na verdade, estão em andamento com um ensaio do OncoTherad atuando no Covid-19 em culturas celulares e em animais, a fim de demonstrar nossa hipótese de que o OncoTherad poderia ser um excelente imunodolulador para aumentar a imunidade dos pacientes infectados pelo Covid19. Assim, considerando o racional de utilizar BCG no tratamento de pacientes com Covid-19, o grupo de pesquisa busca perspectivas de posicionar o OncoTherad no tratamento de pacientes com essa infecção, uma vez que os resultados demonstraram maior efetividade e segurança do OncoTherad em relação ao BCG.

bottom of page