Paulínia tem primeiro caso de paciente curado de coronavírus

17.04.2020

Paciente ficou em isolamento e foi medicado com Ceftriaoxone, Azitomicina e Tamiflu, além de fazer uso do imunomodulador OncoTherad

 

 

 

No último sábado (11), a Prefeitura de Paulínia publicou a notícia do primeiro caso de paciente curado de coronavírus no município.

O paciente José Gomes da Silva de 78 anos, apareceu em um vídeo recebendo alta deixando o Hospital Municipal de Paulínia (HMP).

O homem estava internado desde o dia 1º no HMP com quadro de tosse seca, dispneia, febre e cefaleia. O paciente está em tratamento oncológico é hipertenso e diabético. Durante o período que esteve internado, ficou em isolamento e foi medicado com Ceftriaoxone, Azitomicina e Tamiflu, além de fazer uso do imunomodulador OncoTherad, apresentando melhora clínica, o que permitiu sua alta médica.

O OncoTherad é um imunomodulador desenvolvido pela UNICAMP / CDN Pharma, que aparece como promissora imunoterapia contra doenças infecciosas e câncer. O mecanismo de ação da imunoterapia com OncoTherad baseia-se na regulação do sistema imune inato mediado por receptores do tipo toll-like 4 (TLR4), culminando com a produção de interferon; além da modulação do receptor de ativação do fator kB (RANK) e seu ligante (RANK-L).

Em entrevista com o Jornal de Paulínia, o pesquisador da Unicamp, Doutor Wagner Favaro explicou que José Gomes da Silva já estava fazendo uso da imunoterapia antes do cruzeiro que realizou com sua família. Logo após, o paciente e os familiares sentiram os primeiros sintomas da COVID-19. Toda a família ficou internada por quase duas semanas no HMP.

Logo na internação, Silva voltou a utilizar o OncoTherad juntamente com os medicamentos de uso padrão contra o vírus.  E, dia após dia, o paciente vinha apresentando melhora no quadro de coronavírus.

Segundo Fávaro, ainda não se pode dizer com certeza se o OncoTherad foi o método que levou a cura do paciente, porém, ajudou progressivamente no quadro do mesmo.

Os pesquisadores, continuarão realizando testes com o OncoTherad em pacientes com condições especificas, além de passar pela Comissão de Ética e autorização do Ministério da Saúde.

O paciente deverá continuar seu tratamento em sua residência fazendo uso de remédios e seguir com isolamento social, além de manter outros cuidados, entre eles usar máscara, não compartilhar alimentos e utensílios domésticos. O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus seguirá monitorando o paciente.

 

OncoTherad

De acordo com as últimas publicações (NYIT, The Economic Times e University Utrecht avaliando o possível efeito protetor da BCG contra o Covid-19, e na falta de BCG no Brasil e no mundo, a UNICAMP tem desenvolvido uma imunoterapia sintética em nanopartículas (Oncotherad) que se assemelha a BCG, porém estimulando além da via inata, como a BCG, a via adaptativa imunológica, através de interferon, com melhor resposta. O OncoTherad é um imunomodulador desenvolvido pela UNICAMP/CDN Pharma, que aparece como promissora imunoterapia contra doenças infecciosas e câncer. O mecanismo de ação da imunoterapia com OncoTherad baseia-se na regulação do sistema imune inato mediado por receptores do tipo toll-like 4 (TLR4), culminando com a produção de interferon; além da modulação do receptor de ativação do fator kB (RANK) e seu ligante (RANK-L).
O estudo clínico é conduzido no Brasil no Hospital Municipal de Paulínia, fase I / II de braço único da imunoterapia com OncoTherad em 29 (18 homens, 11 mulheres) pacientes refratários ao tratamento com BCG. Os resultados demonstraram que o tratamento com OncoTherad promoveu um taxa de resposta completa de 79,3% no seguimento de 24 meses. Além disso, o tempo médio de recorrência da doença para os pacientes foi de 618 dias (20,6 meses; CI 95%) aos 24 meses de seguimento. Em 95% dos eventos adversos foram de Graus 1 ou 2 (leves e moderados). Cabe ressaltar que o OncoTherad mostrou-se mais efetivo que o tratamento com BCG, além de estimular diferencialmente o sistema imune, culminando com a produção de interferon.
“Recentemente na infecção pandêmica por Covid-19 no Brasil, estamos muito preocupados com nossos pacientes do ensaio clínico, devido ao alto risco de infecção desses, uma vez que a média de idade do participantes do estudo é de 64 anos”, disse os pesquisadores.
Supreendentemente, até o momento nenhum paciente do estudo foi contaminado e/ou apresentou sintomas da infecção por Covid-19, incluindo os casos de contato direto desses pacientes com pessoas com diagnóstico de Covid-19. Aparentemente, como a ação do OncoTherad em câncer e alguns vírus, por exemplo Punta Toro, foi através da indução de interferon. Na verdade, estão em andamento com um ensaio do OncoTherad atuando no Covid-19 em culturas celulares e em animais, a fim de demonstrar nossa hipótese de que o OncoTherad poderia ser um excelente imunodolulador para aumentar a imunidade dos pacientes infectados pelo Covid19.
Assim, considerando o racional de utilizar BCG no tratamento de pacientes com Covid-19, o grupo de pesquisa busca perspectivas de posicionar o OncoTherad no tratamento de pacientes com essa infecção, uma vez que os resultados demonstraram maior efetividade e segurança do OncoTherad em relação ao BCG.

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

7 Aug 2020

Artistas e grupos culturais devem fazer o cadastro para ser amparados financeiramente pela Lei Federal Aldir Blanc


O cadastro realizado pela Secretaria de Cultura de artistas, grupos, coletivos e espaços culturais da cidade irá acontecer até o dia 8 de setembro.

O objetivo do cadastro é mapear os munícipes que produzem cultura em Paulínia e também atender uma das exigências da Lei Federal Aldir Blanc, criada para socorrer financeiramente espaços e agentes culturais.

Formulário para cadastros agent...

Em um artigo anterior fiz menção à ciência da Criminologia, aquela que estuda não o crime em si, mas sim, em síntese, as causas e as consequências do crime.

Aqui vou falar um pouco de outra ciência, denominada Vitimologia, que tem estreita relação com aquela, e que se preocupa com o sujeito passivo da infração penal – leia-se vítima, bem como sua participação no evento.

Falando das consequências de um crime, o sujeito passivo passa por três graus de “vitimização”: a primeira delas, por isso denomi...

7 Aug 2020

Enzo tomou a iniciativa de vender suco para ajudar na compra de equipamentos para auxiliar o tratamento de pacientes do novo coronavírus

Neste cenário de pandemia, sentimentos de solidariedade e compaixão têm feito a diferença na vida de muitas pessoas. Na cidade de Artur Nogueira, o pequeno Enzo Tapetti, de apenas 6 anos, mostrou que bondade não tem idade. 

O menino tomou a iniciativa de vender suco na frente de casa para ajudar na compra de equipamentos para auxiliar o tratamento de pacientes do...

7 Aug 2020

Os pets são fofos, carinhosos e fiéis companheiros, mas não costumam combinar com casa limpa o tempo todo


Algumas pessoas querem adotar um bichinho de estimação, mas acabam adiando a chegada do novo membro da família por conta da sujeira. Os pets são fofos, carinhosos e fiéis companheiros, mas não costumam combinar com casa limpa o tempo todo. Quem tem animal de estimação sempre reclama de pelos, sujeira e brinquedos espalhados pela casa. Sim, é realmente bem difícil manter a casa limpa e organi...

7 Aug 2020

Todo processo será online e até 1.000 estudantes poderão ser contratados

As inscrições para o Programa Municipal de Estágio, que será realizado pela Prefeitura de Paulínia, terão início no dia 14 de agosto pelo site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entidade que está à frente do processo seletivo.

Todo processo será online e até 1.000 estudantes poderão ser contratados, sendo que 500 serão remunerados (cursos com estágios não obrigatórios) e 500 não serão remunerados (cursos com estág...

7 Aug 2020

Henrique Bordinhon fala um pouco sobre o significado da data

O Dia dos Pais está chegando e é impossível não falar um pouquinho sobre o significado dessa data, pois a figura paterna contribui para nossa formação na sociedade. Pai não é apenas aquele que de forma popular dizemos: “colocou no mundo”. Pai é aquele que cuida, apoia, torce pelo melhor e está presente para o que der e vier. É desse conceito que pegamos por analogia da figura de herói, pois ele está ali para brigar por você se necessári...

7 Aug 2020

O público-alvo serão pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos


A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a partir deste sábado (8), uma ação de intensificação da vacina contra o sarampo. O público-alvo serão pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos.
Até o último sábado de agosto, haverá vacinação nos Supermercados Pague Menos José Paulino e João Aranha e também nas Unidades Básicas de Saúde Centro 2, São José, Monte Alegre e Jardim Planalto, estarão abert...

31 Jul 2020

No último boletim divulgado pela Prefeitura, o município chegou a 1984 casos confirmados

Na tarde de quinta-feira (30), a Prefeitura de Paulínia confirmou a morte do segundo idoso do Centro de Geriatria provocada pelo novo coronavírus. A vítima é um senhor de 84 anos, com histórico de pneumopatia, que estava internado no Hospital Municipal (HMP) e morreu na quarta (29). A primeira morte de um residente do local aconteceu no dia 18, a vítima tinha 91 anos estava em tratamento na própria unidade, o...

31 Jul 2020

Prefeito assinou contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para realização do programa que beneficiará até 1.000 estudantes

Na manhã da última sexta-feira (24) o prefeito Du Cazellato assinou contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para realização do “Programa de Estágio” da Prefeitura de Paulínia.

No total, até 1.000 estudantes poderão ser contratados, com 100 vagas sendo destinadas para alunos com deficiência. O objetivo é que os futuros estagiários sejam dist...

31 Jul 2020

No acumulado do ano, a redução do preço é de 13,8%

A partir desta sexta-feira (31), a Petrobras anunciou que a gasolina terá uma redução de 4% nas distribuidoras. De acordo com a companhia, “com a redução de 4% (ou R$ -0,07 por litro), o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras passou a ser de R$ 1,65 por litro". No acumulado do ano, a redução do preço é de 13,8%.

A companhia informou também que o preço do diesel (S10 e S500) não sofrerá alteração no preço nas distribuidoras.  O...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia