top of page

Hospital de Clínicas da Unicamp está credenciado para realizar diagnóstico da Covid-19

De início, a testagem será realizada nos pacientes internados e nos profissionais de saúde



O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp desde a quarta-feira (1º) está habilitado para realização de diagnóstico da Covid-19. Os testes para a detecção do novo coronavírus foram desenvolvidos pela força-tarefa Unicamp contra a Covid-19. A equipe destaca que os testes ainda não começaram a ser realizados. A condução dos diagnósticos será realizada pelo Laboratório de Patologia Clínica do HC e pelo professor Alessandro Farias, coordenador da frente de diagnósticos da força-tarefa.

Quando iniciada, segundo o coordenador de comunicação da força-tarefa, professor Henrique Marques-Souza, a testagem será realizada nos pacientes internados e nos profissionais de saúde. “A prioridade são as pessoas que estão na internação, pois elas precisam seguir num protocolo de cuidado específico para a Covid-19”. Dessa forma, o foco inicial será dentro do HC. “É preciso verificar se as pessoas têm ou não o vírus para distribuir os leitos”, explica.

O professor elucida que, diferente da maioria das doenças, a Covid-19 nem sempre causa sintomas. No entanto, mesmo pessoas assintomáticas podem contaminar outras.

Expectativa é ampliar a testagem

A expectativa, após a focalização na demanda interna, é que a capacidade de realização de diagnósticos seja ampliada. Para que isso aconteça, fatores como a importação de reagentes e a captação de recursos precisarão ser superados. Como poucas empresas fabricam estes reagentes no Brasil, a importação é necessária.

As perspectivas, no entanto, são positivas, na medida em que há uma conjugação de esforços de diversos setores em vistas a suprir as demandas necessárias para o combate da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2.


Desafogamento do Adolfo Lutz

O credenciamento do HC foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo na quarta-feira. O comunicado também habilitou para o diagnóstico da Covid-19 a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto. Com isso, estima-se que haja um desafogamento na fila de testes do Instituto Adolfo Lutz (IAL), o laboratório referência no estado para a detecção da doença causada pelo novo coronavírus. O IAL, até a terça-feira, possuía uma fila de 14 mil testes aguardando resultado.

bottom of page