top of page

Polícia descobre fábricas clandestinas de álcool em gel em Nova Odessa e Sumaré

A falta do produto no país inteiro está fazendo com que criminosos fabriquem o álcool em gel sem as autorizações devidas



Na última terça-feira (24), Policiais civis da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana descobriram uma fábrica clandestina de álcool em gel que funcionava em um galpão no Distrito Industrial 2, em Nova Odessa. No local, os policiais apreenderam aproximadamente 2.000 litros de álcool gel que já estavam produzidos e seriam engarrafados. Além de mais de 1.500 frascos com o produto, que já estavam prontos para a comercialização. Oito pessoas que estavam no imóvel foram encaminhadas à sede da delegacia especializada de Americana. O local não possuía autorização da Anvisa ou da Vigilância Sanitária para fabricar o produto. De acordo com os investigadores, as primeiras informações davam conta que o local seria usado para a fabricação de álcool em gel. Os policiais seguiram ao local informado, onde teriam localizado várias pessoas e equipamentos em funcionamento produzindo álcool em gel, que atualmente está em falta em grande parte do país.


Outros casos Segundo o Jornal Tribuna Liberal, na segunda-feira (23) durante outra ação distinta dos policiais civis da DIG de Campinas, foi localizada outra fábrica clandestina de álcool em gel, que funcionava em uma loja de produtos para lava-rápidos, em um barracão no município de Sumaré. O proprietário do imóvel, foi preso em flagrante e vai responder por crime contra a saúde pública. Foram apreendidos aproximadamente 1.000 litros de álcool em gel e 250 frascos prontos para a venda, sem rótulo ou inscrição com a composição e os cuidados para manuseio. Cada galão de cinco litros de álcool em gel seria vendido por R$ 45. Os investigadores informaram que o proprietário do depósito é químico e não possuía autorização da Anvisa ou da Vigilância Sanitária para fabricar o produto. Ele foi levado à sede da delegacia especializada e permanecerá preso até ser apresentado à audiência de custódia. Os peritos do Instituto de Criminalística de Americana foram acionados para fazerem o levantamento sobre a situação da produção e armazenamento dos produtos. No sábado (21) a Guarda Civil de Sumaré também apreendeu 54 frascos, supostamente com álcool em gel, que era comercializado em um supermercado no bairro Matão. As embalagens plásticas de 500 ml eram geralmente usadas para armazenamento de suco. Cada unidade era vendida a R$ 8,99. As embalagens foram apreendidas e encaminhadas para análise do IC. O responsável pelo estabelecimento foi ouvido e liberado em seguida.

bottom of page