O primeiro: Jornal de Paulínia completa 53 anos

17.03.2020

Hoje (17) o Jornal de Paulínia, popularmente e querido JP dos leitores de Paulínia, completa 53 anos. Semanalmente nas bancas e em diversos pontos o JP pode ser adquirido por toda a população paulinense. Com 53 anos de existência, só mostra a credibilidade que os leitores de Paulínia têm com o nosso querido JP. Nesta edição especial, você, nosso fiel leitor, vai poder conhecer a fundo a história do primeiro jornal de Paulínia. Desde sua fundação até os dias atuais.

 

A história de Carlos Tontoli 

 

 

A história do Jornal de Paulínia foi, e ainda é, escrita por várias canetas, ideias e diferentes personalidades, mas Carlos Tontoli, foi quem escreveu as primeiras páginas. Nascido numa primavera dos anos 30 em 17 de março, “Carlito do Jornal” foi como Carlos ficou conhecido na região.

Carlito chegou ao JP na década de 80 e ao lado de Wellington Masotti, o Lito, e Edilson Rodrigues adquiriram juntos o tradicional periódico de notícias da cidade. A sociedade durou até meados de 1985. A partir disso ele assumiu a propriedade do Jornal. Carregando na bagagem mais de 40 anos de experiência como jornalista, Carlos Tontoli agora era um empresário visionário e idealista. 

O que antes era o modesto e antigo Jornal ACP (sigla de Artur Nogueira, Cosmópolis e Paulínia) estava se tornando o primeiro jornal de Paulínia com propriedade e inovação, reconhecido em toda a região metropolitana.

 

O surgimento de 85

 

 

 

Ao ingressar oficialmente no Jornal de Paulínia, Tontoli se tornou a voz escrita do povo. Nada escapava dos olhares de Carlito. As páginas do JP eram escritas com autenticidade nas palavras de Tontoli, que fazia o papel de repórter, fotógrafo, editor, redator e até tipógrafo na criação das páginas. Suas reportagens esclareciam fatos, desvendavam mistérios, e principalmente alertavam a população contra desmandos e irregularidades na cidade. 

Em março de 1987, dois anos após assumir o JP, a empresa conquistava um feito único na história da imprensa regional: a compra da rotativa MAN. De fabricação alemã, a máquina era uma das mais modernas do mundo para a impressão de jornais, sendo a primeira importada para o país. A máquina começou a produzir totalmente o Jornal de Paulínia. 

O jornal “O Estado de São Paulo” publicava naquela semana uma reportagem especial falando dos avanços da imprensa no interior e destacava o pioneirismo do renomado Carlitão, como era conhecido entre os amigos da capital: “Carlitão já pode dormir ao som de uma rotativa, uma das mais modernas do mundo, algo a altura da cidade que se tornou referência política, administrativa e de progresso para o Brasil. Com Carlitão, a cidade já é referência no jornalismo paulista e, agora Paulínia é referência em qualidade de impressão no Brasil” - Jornal Estado de São Paulo. 

Na Rua da Imprensa, que recebe esse nome em homenagem ao Jornal de Paulínia, Carlito comandava uma numerosa equipe, que carinhosamente intitulava de sua família e prestava serviços como jornalista ao jornal Correio Popular, em que trabalhou por 42 anos como editor chefe, aposentando-se em 1992, para dedicar-se ainda mais ao Jornal de Paulínia.

 

O fim de uma grande edição

Carlito não era paulinense, mas dizia com muito orgulho “sou paulinense de coração. Nasci em Campinas quando Paulínia era Campinas, então sou paulinense também”.  Carlos Tontoli, o Carlito do Jornal, faleceu em 23 de maio de 2006, aos 75 anos.

O JP em triste nota trazia como manchete “Morre Carlito, a Voz impressa do povo de Paulínia”. Nos 21 anos à frente do JP, Carlito foi muito além de transcrever nas páginas do jornal as transformações de Paulínia, com seus acontecimentos únicos de progresso, como fatos únicos políticos, “foi ele a voz do povo, e o responsável pela evolução da imprensa no município e região”, assim noticiava o jornal Correio Popular.

 

 

 

Obrigado Carlito, nós do (seu) Jornal de Paulínia te agradecemos, nos inspiramos em você e continuaremos o seu legado de levar a verdadeira notícia à população paulinense.

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

27 Mar 2020

Medida emergencial vai liberar R$ 40,5 milhões por mês para alimentação de estudantes da rede estadual

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria anunciou na quarta-feira (25) o lançamento do programa Merenda em Casa, que vai ofertar a alimentação para 700 mil estudantes matriculados na rede estadual. O valor do investimento é de R$ 40,5 milhões por mês e chegará a mais de 20% dos 3,5 milhões de alunos da rede. 

A medida, de caráter emergencial, ocorre em virtude da suspensão das aulas em tod...

27 Mar 2020


A ação #pinadecasa promove informações sobre a coleção, revisita exposições, memórias, entre outros conteúdos digitais

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, está ativa em seus canais digitais com atualizações diárias e conteúdos especiais para manter a conexão com o público. Desde a última quinta-feira (19), diariamente uma obra da coleção do museu é postada nas redes sociais acompanhada de curiosidades, dados históricos e explicaçõ...

27 Mar 2020

As primeiras doações estão previstas para os próximos dias e serão destinadas aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de 5 estados


O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade nacional representativa do setor produtivo Cachaça, anunciou a doação inicial, prevista já para os próximos dias, de mais de 70 mil litros de álcool etílico hidratado a 70% vol. feita por produtores de Cachaça associados e demais empresas do setor para colaborar no combate ao COVID-19. O volume será destinado p...

27 Mar 2020

A falta do produto no país inteiro está fazendo com que criminosos fabriquem o álcool em gel sem as autorizações devidas

Na última terça-feira (24), Policiais civis da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana descobriram uma fábrica clandestina de álcool em gel que funcionava em um galpão no Distrito Industrial 2, em Nova Odessa. No local, os policiais apreenderam aproximadamente 2.000 litros de álcool gel que já estavam produzidos e seriam engarrafados. Além de mais de 1.500 frascos...

27 Mar 2020

Somente na última terça-feira (24) foram realizadas 94 orientações aos comerciantes

Mapear a cidade inteira através de drones, essa é a nova medida adotada pela Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Segurança Pública, dentro da proposta de enfrentamento à Covid-19. A intenção é monitorar a circulação de pessoas e também os estabelecimentos que ainda estão abertos, de acordo com os Decretos Municipal (nº 10.776) e Estadual (nº 64.881), que determinam o fechamento do comércio, exceto serv...

27 Mar 2020

Com o novo registro de Hortolândia, a região conta agora com 19 casos positivos para a doença

Na noite da última quarta-feira (25), a Prefeitura de Hortolândia confirmou o segundo caso positivo para o novo coronavírus na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde não divulgou detalhes sobre a pessoa infectada. Além disso, o município investiga outros 43 pacientes com suspeita da Covid-19.

De acordo com a publicação da prefeitura, a confirmação foi feita via boletim enviado pela comunicação da Secreta...

27 Mar 2020

Não é porque você não pode sair de casa que não pode se cuidar!

Nós da Stética Avançada desenvolvemos um plano online exclusivo para você que já estava em tratamento ou quem quer começar a se cuidar. Até mesmo porque em casa acabamos exagerando e deixando de se cuidar.

Muito legal né?!

Sou Dra. Vivian Motta Biondi, fisioterapeuta dermato-funcional e especialista em pós-parto vou te explicar como funciona nosso plano.

No plano anual terá direito a várias aulas online e acompanhamento especializado e...

27 Mar 2020

Medida é válida por 60 dias e visa reduzir o risco de contágio pelo Covid-19 por pessoas no grupo de risco
 

A Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento suspendeu por 60 dias, a partir da última quarta-feira (25), a obrigatoriedade do recadastramento para um grupo específico de aposentados e pensionistas, em razão da necessidade de conter e reduzir o risco de contágio pelo Covid-19 por pessoas pertencentes ao grupo de risco e com 60 anos ou mais.

A suspensão temporária é direcionada a quem p...

27 Mar 2020

A medida é necessária porque muitos pacientes apresentam limitações e sensibilidade maior à dor

Todos os órgãos públicos e empresas concessionárias de serviços públicos, localizados em Paulínia, agora são obrigados a oferecer atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia. A regra está em nova lei municipal (Lei 3.750/2020), em vigor desde 19 de março.

A síndrome gera dor generalizada em articulações, entre outros problemas clínicos. As pessoas com esse perfil deverão ganhar cartão da Secret...

27 Mar 2020

“Em épocas de crise, a proteção para grupos vulneráveis se torna ainda mais essencial” disse a presidente do Fundo Social

O Fundo Social de Solidariedade de Paulínia está desenvolvendo ações para tentar diminuir os impactos da pandemia do novo Coronavírus às pessoas em vulnerabilidade social.

Uma das atividades realizadas durante a semana foi a doação de cestas básicas e kit de higiene para moradores em situação de rua. Mais de 30 pessoas foram beneficiadas.

“Em épocas de crise, a proteção para gru...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia