top of page

Rápido Sumaré esclarece que opera transporte somente para alunos a partir do fundamental

Com o novo contrato, três empresas fazem atendimentos específicos na cidade, a Rápido Sumaré atende apenas crianças com mais de seis anos


A Rápido Sumaré, transportadora do Grupo Belarmino, é uma das novas operadoras do transporte escolar em Paulínia e iniciou na última segunda-feira (2) o atendimento voltado às crianças com mais de seis anos, alunas das redes municipal e estadual, a partir do Ensino Fundamental.

“Até o ano passado, o modelo de transporte era diferente do atual. Por isso, é importante ressaltar que existem outras duas empresas que fazem o atendimento no escolar na cidade”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Grupo Belarmino. As outras duas transportadoras estão responsáveis pela prestação de serviços às crianças menores de seis anos, atendidas em creches e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), e os estudantes enquadrados como PcDs (portadores de deficiência).

“É importante o esclarecimento porque, como acompanhamos as redes sociais, notamos que algumas pessoas ainda não foram informadas sobre essa importante mudança na forma de atendimento”, esclarece Barddal. A Rápido Sumaré transporta os alunos em 297 rotas na cidade. O atendimento é realizado por 92 ônibus. A frota tem ainda 15 veículos extras, destinados ao apoio operacional. Mais de 270 colaboradores foram contratados para realizar a nova operação. “Como houve mudança na forma de atendimento, conforme o novo contrato junto à Prefeitura de Paulínia, cada uma das três empresas contratadas presta um tipo de atendimento específico para cada grupo de estudantes. Como o modelo é recente, já prevíamos algumas dificuldades iniciais. Toda a diretoria está envolvida no processo contínuo de melhoria", diz Barddal. Uma das preocupações da Rápido Sumaré foi na capacitação dos seus motoristas e instrutoras. Toda a equipe recebeu treinamento antecipado sobre as normas e procedimentos, relacionamento interpessoal com ênfase no atendimento de crianças, dirigibilidade dos veículos e direção defensiva. A equipe da Rápido Sumaré conta ainda com um instrutor exclusivo para ministrar treinamento prático com os motoristas.

"A nossa empresa contratou dezenas de ex-funcionários das transportadoras anteriores. Alguns ainda estão em fase de adaptação ao novo modelo implantado em Paulínia", diz. Além disso, segundo o diretor, a Rápido Sumaré está investindo na tecnologia embarcada dos veículos.

“Os nossos veículos contam com um moderno sistema de telemetria. Em menos de 30 dias, os ônibus contarão com um sistema de monitoramento por GPS que permitirá acompanhar a operação e saber a localização de cada um dos ônibus em tempo real”, explica. Para fazer os ajustes operacionais, o corpo gerencial tem feito acompanhamento diário. “A Rápido Sumaré tem um compromisso junto à comunidade paulinense, o de oferecer um transporte de excelência”, conclui.

bottom of page