top of page

Bloco de carnaval irá homenagear primeira mulher trans de Artur Nogueira

O Bloco Shanas Tchikiniras desde o último ano decidiu homenagear figuras femininas ilustres do município


O popular carnaval de rua da cidade de Artur Nogueira, localizada a 30 km de Paulínia, atrai milhares de foliões todos os anos.

Neste ano, o ‘Carnartur’ completa 90 anos de sua existência e, ineditamente, o Bloco Shanas Tchikiniras irá homenagear a cabeleireira Cissa, primeira mulher transexual da cidade e foliã assídua do carnaval nogueirense.

O Bloco, fundado em 2002, desde o último ano decidiu homenagear figuras femininas ilustres do município.

“No primeiro ano, a nossa homenageada foi a ‘Fátima da Rádio’, grande comunicadora de Artur Nogueira. Este ano é Cissa, a primeira transexual reconhecida, símbolo do Carnaval Nogueirense, símbolo da perseverança”, disse um dos organizadores do Bloco, Alexandre Guimaro. O tema escolhido este ano é “Cissa! A primeira vingadora” que a tratará como uma heroína, contra o preconceito e a intolerância. “O Bloco não se veste somente de rosa, se despe de preconceito”, acrescenta.

A expectativa do Bloco é, primeiramente, o reconhecimento de Cissa como a “Rainha do Carnaval Nogueirense”, não pelo destaque oficial da Festa (Corte da Festa, Rei Momo, Princesas e Rainhas), mas sim por sua participação nos blocos da cidade, sempre como destaque por suas fantasias e energia no samba.

“O bloco é composto por homens que se ‘transvestem’ não pra rir do feminino, mas sim expor que toda masculinidade tem seu lado rosa. Nosso bloco permanece desde 2002, sempre muito divertido e animado e sempre ácido”, afirma.

O Bloco Shanas Tchikiniras, juntamente com sua heroína Cissa, irá desfilar no Carnartur no sábado (22) e na segunda-feira (24).


Programação

O Pré-Carnartur acontece neste domingo (16), das 13h às 22h, com revista policial efetiva na entrada do público. Já o Carnartur, se iniciará na sexta-feira (21) das 20h às 2h de sábado (22).

No sábado (22) tem a Banda Louca, das 20h às 3h de domingo (23), que receberá o tradicional Bloco da Vaca, com início às 16h e irá até às 2h de segunda-feira (24). E a Banda Louca volta a avenida na segunda (24), das 20h às 3h para alegras os foliões.

Para o último dia de Carnartur, terça-feira (25), o Bloco da Vaca anima o evento, que acontecerá das 16h às 1h30 de quarta-feira (26). Além dos blocos, ocorrerá também a apresentação de corpo de bateria de escola de samba, banda e DJ ao longo das noites do evento.

A entrada de cooler será liberada. No entanto, a medida contará com algumas ressalvas, já que aqueles que o levar deverão trazer as bebidas e o gelo separados. Os coolers deverão ser montados em frente a portaria, sendo assim, o recipiente que chegar já montado não entrará.

bottom of page