Bloco de carnaval irá homenagear primeira mulher trans de Artur Nogueira

14.02.2020

O Bloco Shanas Tchikiniras desde o último ano decidiu homenagear figuras femininas ilustres do município

 

 

O popular carnaval de rua da cidade de Artur Nogueira, localizada a 30 km de Paulínia, atrai milhares de foliões todos os anos.

Neste ano, o ‘Carnartur’ completa 90 anos de sua existência e, ineditamente, o Bloco Shanas Tchikiniras irá homenagear a cabeleireira Cissa, primeira mulher transexual da cidade e foliã assídua do carnaval nogueirense.

O Bloco, fundado em 2002, desde o último ano decidiu homenagear figuras femininas ilustres do município.   

“No primeiro ano, a nossa homenageada foi a ‘Fátima da Rádio’, grande comunicadora de Artur Nogueira. Este ano é Cissa, a primeira transexual reconhecida, símbolo do Carnaval Nogueirense, símbolo da perseverança”, disse um dos organizadores do Bloco, Alexandre Guimaro.
O tema escolhido este ano é “Cissa! A primeira vingadora” que a tratará como uma heroína, contra o preconceito e a intolerância.  “O Bloco não se veste somente de rosa, se despe de preconceito”, acrescenta.

A expectativa do Bloco é, primeiramente, o reconhecimento de Cissa como a “Rainha do Carnaval Nogueirense”, não pelo destaque oficial da Festa (Corte da Festa, Rei Momo, Princesas e Rainhas), mas sim por sua participação nos blocos da cidade, sempre como destaque por suas fantasias e energia no samba.

“O bloco é composto por homens que se ‘transvestem’ não pra rir do feminino, mas sim expor que toda masculinidade tem seu lado rosa. Nosso bloco permanece desde 2002, sempre muito divertido e animado e sempre ácido”, afirma.

O Bloco Shanas Tchikiniras, juntamente com sua heroína Cissa, irá desfilar no Carnartur no sábado (22) e na segunda-feira (24).

 

Programação

O Pré-Carnartur acontece neste domingo (16), das 13h às 22h, com revista policial efetiva na entrada do público. Já o Carnartur, se iniciará na sexta-feira (21) das 20h às 2h de sábado (22).

No sábado (22) tem a Banda Louca, das 20h às 3h de domingo (23), que receberá o tradicional Bloco da Vaca, com início às 16h e irá até às 2h de segunda-feira (24). E a Banda Louca volta a avenida na segunda (24), das 20h às 3h para alegras os foliões.

Para o último dia de Carnartur, terça-feira (25), o Bloco da Vaca anima o evento, que acontecerá das 16h às 1h30 de quarta-feira (26). Além dos blocos, ocorrerá também a apresentação de corpo de bateria de escola de samba, banda e DJ ao longo das noites do evento.

A entrada de cooler será liberada. No entanto, a medida contará com algumas ressalvas, já que aqueles que o levar deverão trazer as bebidas e o gelo separados. Os coolers deverão ser montados em frente a portaria, sendo assim, o recipiente que chegar já montado não entrará.

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

3 Apr 2020

Os artistas irão compor o elenco da "Hora do Horror" que, neste ano, terá três meses de duração

O parque de diversões Hopi Hari, localizado em Vinhedo, a 54km de Paulínia, iniciou processo de seleção de artistas profissionais da região de Campinas, Valinhos, Vinhedo e Jundiaí que participarão da atração "Hora do Horror" 2020. São 110 vagas temporárias de emprego oferecidas. Interessados podem se inscrever até 24 de abril, por meio de formulário online (https://url.gratis/EpXWi).

Para se candidatar...

3 Apr 2020

As vagas são para estudantes de graduação de todas as áreas de ensino

A Bayer, multinacional alemã com foco em Ciências da Vida, busca estudantes de Paulínia para seu Programa de Estágio, com vagas previstas para o segundo semestre de 2020. As posições são para universitários que irão atuar nas divisões de Crop Science, Pharmaceulticals e Consumer Health. Os interessados podem se inscrever pelo site http://sejaofuturo.ciadetalentos.com.br até o dia 15 de abril....

3 Apr 2020

A campanha, lançada no dia 31 de março, tem como objetivo sensibilizar quem pode doar ao próximo, mesmo em tempos difíceis



O mundo parou por conta do COVID19, estamos passando pelo isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso vai trazer muitos impactos sociais, principalmente para os mais vulneráveis, como pessoas de baixa renda e moradores em situação de rua.
Vindo em contra partida de campanhas solidárias, o coletivo Boca de Sissi lançou uma “corrente do bem”,...

3 Apr 2020

O afogamento aconteceu na tarde de sábado (28) e o corpo só foi encontrado na terça-feira (31)

Na manhã da última terça-feira (31), o Corpo de Bombeiros encontrou na Represa do Salto Grande, em Americana, o corpo de um rapaz de 22 anos, que havia desaparecido na tarde de sábado (28). O jovem era morador de Paulínia e, segundo relato dos familiares ao jornal O Liberal, tinha histórico de depressão. Um grupo de voluntários que auxiliava na busca avistou o corpo do rapaz na manhã de terça.

De acordo...

3 Apr 2020

Em breve, os usuários de todas as linhas poderão obter as informações em tempo real por meio de um aplicativo de celular

A frota de transporte coletivo de Paulínia passou a contar nesta semana com serviço de localização por GPS. Os ônibus serão monitorados 24 horas por dia. Com a tecnologia, a empresa Terra Auto Viação poderá controlar os horários e os trajetos.

Em breve, os usuários de todas as linhas poderão obter as informações em tempo real por meio de um aplicativo de celular. “O objetivo é e...

3 Apr 2020

Daher adotou Paulínia como sua cidade de coração há 12 anos, quando ingressou na então Faculdade de Paulínia
 

Itamar Maciel, presidente municipal do DEM, deputado estadual, Edemir Chedid (DEM) e professor e delegado de polícia, Dr. Roberto Daher (DEM).



Na última semana, o Delegado de Polícia e coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de Paulínia, Dr. Roberto Daher filiou-se ao partido DEM (Democratas) no município. 
Antes da filiação, no mês de março, juntamente com o presidente...

3 Apr 2020

De início, a testagem será realizada nos pacientes internados e nos profissionais de saúde

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp desde a quarta-feira (1º) está habilitado para realização de diagnóstico da Covid-19. Os testes para a detecção do novo coronavírus foram desenvolvidos pela força-tarefa Unicamp contra a Covid-19. A equipe destaca que os testes ainda não começaram a ser realizados. A condução dos diagnósticos será realizada pelo Laboratório de Patologia Clínica do HC e pelo professor A...

3 Apr 2020

O grupo apresentou o menor preço, sendo R$ 23 milhões abaixo do valor máximo

No último dia 23 de março, a Divisão de Licitações da Prefeitura Municipal de Paulínia abriu os envelopes contendo as propostas de preço das empresas que disputaram a construção da ponte sobre o Rio Atibaia. O consórcio formado pelas construtoras Cidade Limitada e Paulitec Construções apresentou o menor preço: R$ 49.305.342,20 (quarenta e nove milhões, trezentos e cinco mil, trezentos e quarenta e dois reais e vinte cent...

3 Apr 2020

Administração também investiu na aquisição de EPIs para os profissionais da saúde



A Prefeitura de Paulínia realizou a compra de 20 mil testes rápidos para diagnóstico do coronavírus. O processo de compra emergencial foi liberado na sexta-feira (27).

O objetivo é aumentar o número de testes realizados na população, para agilizar o atendimento, caso o resultado seja positivo.

Atualmente, os testes são feitos após triagem médica. O SWAB (coleta de secreção nasal e bucal) é colhido e enviado para o I...

3 Apr 2020

A medida tem por objetivo oferecer atendimento em saúde mental à população, neste momento de pandemia

  

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Saúde, passa a oferecer, a partir de sexta-feira (3), o Tele Acolhimento Saúde Mental. A medida tem por objetivo oferecer atendimento em saúde mental à população, neste momento de pandemia.

“Pensamos na necessidade de cuidar da saúde mental das pessoas, devido ao coronavirus. Muita gente está tendo dificuldade em lidar emocionalmente com a...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia