Diagnóstico para casos de coronavírus em Paulínia são negativos

05.02.2020

Eram dois casos em Paulínia, um homem de 45 anos que tinha voltado recentemente da China e a enfermeira que tratou o paciente

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde descartou os três casos suspeitos de coronavírus na região de Campinas. Os casos eram dois de Paulínia e um em Americana. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (5) após o diagnóstico negativo de coronavírus realizado pelo Instituto Adolfo Lutz. 

Eram dois casos em Paulínia - um homem de 45 anos que tinha voltado recentemente da China e que após sentir sintomas da doença passou por atendimento no Hospital Madre Theodora, em Campinas. A outra pessoa suspeita de ter a doença, é uma mulher, também moradora de Paulínia, enfermeira que tratou o paciente que veio da China no hospital. Em Americana, a suspeita era uma criança de 3 anos que também tinha feito uma viagem recente à China.

Com os casos descartados, a região de Campinas não tem mais nenhum caso que levanta a suspeita da doença.

 

A informação foi divulgada pelo Estado hoje que também informou que a Secretaria Estadual de Saúde está monitorando ainda quatro casos suspeitos da doença, sendo três na Capital e um no interior. Dois novos casos foram inseridos na relação de suspeitos, sendo um em São Paulo e outro em Bauru.

Além dos casos descartados na região, a pasta também descartou o caso de um adulto na Capital. Ao todo a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que ainda está monitorando quatro casos suspeitos, sendo três na Capital e um em Bauru.

Até o momento, não há caso confirmado de coronavírus nem em São Paulo, nem no Brasil. Os dados oficiais estão sendo registrados pelos municípios em um sistema de notificação do Ministério da Saúde. Conforme definido pela pasta federal, os casos inseridos até o meio-dia pelos municípios são divulgados no boletim da mesma data. Já os inseridos posteriormente, são divulgados no balanço do dia seguinte.

Os familiares dos pacientes considerados suspeitos estão orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, bem como sobre os cuidados requeridos para os pacientes, que incluem hidratação e a permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos, por exemplo.

"O monitoramento está em curso, com organismos internacionais e nacionais de saúde, e nossas equipes seguem acompanhando o tema ininterruptamente para que possamos dar respostas rápidas e efetivas quando necessário", diz a diretora da Vigilância Epidemiológica, Helena Sato.

É fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo se a pessoa apresentar sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados aos seguintes aspectos epidemiológicos: histórico de viagem em área com circulação do vírus (consulte os sites indicados no final do texto), contato próximo caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para coronavírus.

A investigação dos casos é realizada pelas secretarias municipais de saúde, com todo apoio técnico da pasta estadual. As amostras biológicas dos pacientes são colhidas pelo hospital onde foram atendidos e enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.

Os exames consistem numa análise que detecte o genoma do vírus, por meio do chamado PCR (sigla em inglês que significa "Reação em cadeia da polimerase"). São feitos a partir da a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), que deve ser realizado pelo hospital que atendeu o caso suspeito e encaminhado ao laboratório de saúde pública do Estado de São Paulo. Os resultados são comunicados pelo Lutz ao município de residência do paciente, responsável por notificar o descarte ou confirmação do caso.
 
ALA EM PAULÍNIA 
 
Nessa semana o Hospital Municipal de Paulínia decidiu criar uma ala separada para os pacientes que tiverem sintomas do coronavírus - as manifestações clínicas são principalmente respiratórias, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Os pacientes que tiverem apenas um dos sintomas também serão alocados na área, segundo a Prefeitura. No total são dois leitos adultos e dois infantis - sendo que há ainda uma sala de isolamento para avaliação clínica. 

 

Fonte ACidadeOn

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

31 Jul 2020

No último boletim divulgado pela Prefeitura, o município chegou a 1984 casos confirmados

Na tarde de quinta-feira (30), a Prefeitura de Paulínia confirmou a morte do segundo idoso do Centro de Geriatria provocada pelo novo coronavírus. A vítima é um senhor de 84 anos, com histórico de pneumopatia, que estava internado no Hospital Municipal (HMP) e morreu na quarta (29). A primeira morte de um residente do local aconteceu no dia 18, a vítima tinha 91 anos estava em tratamento na própria unidade, o...

31 Jul 2020

Prefeito assinou contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para realização do programa que beneficiará até 1.000 estudantes

Na manhã da última sexta-feira (24) o prefeito Du Cazellato assinou contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para realização do “Programa de Estágio” da Prefeitura de Paulínia.

No total, até 1.000 estudantes poderão ser contratados, com 100 vagas sendo destinadas para alunos com deficiência. O objetivo é que os futuros estagiários sejam dist...

31 Jul 2020

No acumulado do ano, a redução do preço é de 13,8%

A partir desta sexta-feira (31), a Petrobras anunciou que a gasolina terá uma redução de 4% nas distribuidoras. De acordo com a companhia, “com a redução de 4% (ou R$ -0,07 por litro), o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras passou a ser de R$ 1,65 por litro". No acumulado do ano, a redução do preço é de 13,8%.

A companhia informou também que o preço do diesel (S10 e S500) não sofrerá alteração no preço nas distribuidoras.  O...

31 Jul 2020

Serão contratados técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos plantonistas com formação em clínica geral

O resultado final do processo seletivo emergencial para saúde foi homologado pela Prefeitura de Paulínia na quarta-feira (29).

A relação final dos aprovados foi publicada na edição extra 1519 do Semanário Oficial. Os candidatos selecionados terão cinco dias para apresentarem os documentos e realizarem o exame admissional.

A Secretaria de Saúde poderá contratar até 85 profissionais, para atuare...

31 Jul 2020

As regras valem para o período da pandemia no país e não incluem medicamentos de uso controlado, como tarja preta e antibióticos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei 848/2020, que determina que receitas médicas ou odontológicas sujeitas a prescrição e de uso contínuo tenham prazo de validade indeterminado. O projeto foi originário da Câmara dos Deputados e foi aprovado no Senado no início de julho. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União de amanhã (28).

As regras v...

31 Jul 2020

Também conforme a legislação, empresas de transporte público também deverão ofertar assentos prioritários

Já em vigor em Paulínia a Lei 3.771/2020, que obriga atendimento preferencial em filas para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, ileostomia, urostomia, gastrostomia, traqueostomia ou utilizem bolsa de colostomia em estabelecimentos bancários e comerciais na cidade.

Também conforme a legislação, sancionada pelo prefeito Du Cazellato em 8 de julho de 2020,...

31 Jul 2020

Parvovirose
A parvovirose é uma das doenças mais comuns em cachorro. Por isso, é importante tomar bastante cuidado, já que esse problema é causado por um vírus e é extremamente contagioso. 
Entre os sintomas de parvovirose estão vômitos e diarreias, ambos podendo levar a um quadro sério de desidratação. Sendo assim, é uma doença de cachorro filhote muito perigosa, já que esses pets ainda possuem imunidade frágil.
Em alguns casos, o vírus pode atacar o coração e causar miocardite, o que pode leva...

31 Jul 2020

Após a surpresa da confirmação de sua participação, Sara concentrou estudos nas receitas para o programa

A cosmopolense, publicitária e atual gerente de Marketing do Shopping Piracicaba, Sara Monique Elydio, é uma das participantes do talent show Masterchef Brasil 2020 – Versão Amadores/7ª temporada, transmitido pela Band. O programa estreou no último dia 14 de julho e conta com oito participantes neste novo formato adaptado de acordo com as orientações de segurança da OMS (Organização Mundial da...

31 Jul 2020

Neste ano a ação será ‘em casa’ e tem por objetivo auxiliar a Hospitalhaços a enfrentar o momento de pandemia

Com o sucesso da primeira edição, o departamento de eventos da ONG Hospitalhaços quer agora alcançar voos mais altos. O cenário nacional propõe criatividade e novos desafios a serem enfrentados com coragem e determinação. Por isso, a meta agora é alcançar a marca de 500 feijoadas vendidas e entregues com muito carinho e sabor. O resultado dessa ação tem por objetivo auxiliar a Hospitalhaç...

31 Jul 2020

Com a proximidade das eleições, entendo necessário alguns esclarecimentos aos eleitores, a fim de que estes não sejam levados a erro por candidatos mal intencionados ou até mesmo ignorantes (no sentido de sequer saberem o papel desempenhado pelo cargo a que pretendem concorrer, o que infelizmente ocorre muitas vezes). 

Em todos os municípios temos dois Poderes distintos: o Executivo e o Legislativo, cada qual com suas atribuições. O Poder Judiciário, que julga os atos da sociedade em geral, só ex...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia