Secretaria de Saúde lança programa que tem como prioridade atendimento humanizado no Hospital

HumanizaHMP tem 3 objetivos: a assistência, a organização dos fluxos internos e o ambiente hospitalar mais confortável ao paciente



Sob coordenação da Direção do Hospital Municipal de Paulínia (HMP) a Secretaria Municipal de Saúde lançou o “HumanizaHMP”.

Segundo o secretário de Saúde doutor Fábio Alves, o programa tem três objetivos: a assistência, a organização dos fluxos internos e o ambiente do HMP com foco na humanização.

Com o HumanizaHMP, a Direção do HMP já colocou em prática as ações abaixo:

- Visita aberta das 13h30 às 20h30 nas enfermarias;

- Visita no Pronto Socorro com coordenação da Urgência/Emergência, Departamento de Enfermagem e Diretoria Clínica;

- Acolhimento na recepção do Pronto Socorro para acolhimento dos munícipes;

- Criação do Colegiado Gestor de Unidades de Produção dos vários setores que compõem o HMP, para melhor comunicação e rápida intervenção quando da Direção do HMP quando preciso;

- Reorganização do Núcleo Interno de Regulação (NIR) para processos de alta hospitalar em conjunto com a Rede, buscando garantir o acolhimento nas Unidades Básicas aos pacientes e familiares, após liberação do HMP;

- Desospitalização promovendo atenção domiciliar cumprindo o papel do “Serviço Melhor em Casa” para cuidados a domicílio dos pacientes com conforto e próximo dos familiares;

- Criação da Ouvidoria HumanizaHMP.

“Com essas sete ações já iremos acolher os pacientes e familiares com maior atenção no Hospital, sempre seguindo as diretrizes do SUS. Pedimos aos usuários do Hospital que também contribuam usando a Ouvidoria e o posto avançado de atendimento do Pronto Socorro”, comentou o doutor Fábio Alves, que trabalha em conjunto com toda gestão da Saúde, buscando organizar os processos e serviços oferecidos pela Prefeitura de Paulínia.

Programas “Agendamento Porta Aberta” e “Hora Marcada”

No começo deste mês a Secretaria Municipal de Saúde, lançou os programas “Agendamento Porta Aberta” e “Hora Marcada”.

O “Agendamento Porta Aberta”, permite aos munícipes marcarem consultas com especialistas nas Unidades Básicas de Saúde, a qualquer dia e hora da semana, não sendo necessário aguardar “a abertura da agenda”, que ocorria um dia por mês, sempre com os paulinenses enfrentado longas filas.

Com o “Hora Marcada”, os atendimentos no Departamento de Ortopedia do Hospital Municipal, ocorrem com horário marcado. Antes os pacientes deste setor, chegavam no mesmo horário, eram atendidos ao longo da manhã, sem hora para irem embora.

“Estamos organizando todos os processos que envolvem a Saúde paulinense, sempre buscando o bem estar do munícipe que usa os serviços da rede municipal”, finalizou doutor Fábio Alves secretário de Saúde.

© 2020 Jornal de Paulínia