Tribunal de Contas aponta agilidade em atendimentos no Hospital Municipal

06.12.2019

Fiscalização pontuou agilidade para idosos e pessoas com necessidades especiais, além de médicos presentes em todas as especialidades 

 

 

A IX Fiscalização Ordenada do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) atingiu 299 unidades públicas de saúde (UPASs, UBSs e Hospitais) de 229 municípios paulistas, no último dia 26 de outubro.  De acordo com o TCE, a fiscalização “in loco” avaliou os seguintes pontos: qualidade do atendimento; satisfação do usuário, por meio de entrevistas; controle de presença de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde; condições de armazenamento e dispensação de medicamentos; condições físicas do local (acessibilidade, limpeza, conforto e sinalização) e de equipamentos; descarte de resíduos hospitalares. Ainda segundo o órgão, o trabalho mobilizou 322 agentes de fiscalização, que chegaram de surpresa nos locais visitados.

Em Paulínia, o alvo da fiscalização foi o Hospital Municipal (HMP). O portal de notícias Correio Paulinense teve acesso ao relatório produzido por Karin Figueiredo Loffler, responsável pela visita surpresa ao HMP. No documento, a agente do TCE-SP aponta fatores negativos e positivos encontrados no hospital. 

Segundo a agente, o atendimento é cordial, organizado e preferencial somente para idosos acima de 60 anos. “O atendimento pela recepção é praticamente imediato. E para ser atendido pela equipe de triagem uma média de 10 minutos”, afirma Loffler. As condições da sala de espera foram consideradas boas.  

O documento atesta que o HMP garante acessibilidade às pessoas com necessidades especiais,  tem médicos em todas as especialidades que oferece (Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Cirurgia e Ginecologia) e, que  pacientes com Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela recebem atendimento diferenciado. Os banheiros, segundo o relatório, foram encontrados em “boas condições de assepsia” e “adequados” para portadores de deficiências. 

Entrevistados pela agente de fiscalização do TCE-SP, usuários apontaram a “demora no atendimento” como um dos principais problemas do HMP. O relatório aponta que o paciente leva, em média, duas horas para ser atendido, e passa apenas 10 minutos na sala do médico. O grau de satisfação da população ficou entre “regular” e “ruim”.

Durante a fiscalização, Loffler registrou um homem deitado na calçada, aguardando o resultado dos exames que havia feito.  “O paciente foi atendido, medicado e realizou exames. Todavia, sua filha relatou que estavam há, aproximadamente, 4 horas aguardando o resultado dos exames. Nesse período, o efeito da medicação passou e ele voltou a ter fortes dores abdominais. A filha comunicou uma enfermeira sobre a volta das dores e recebeu como resposta que deveria continuar aguardando. Com fortes dores e não suportando se manter sentado, foi se deitar na calçada para aguardar. Então, após serem comunicados do que estava ocorrendo, uma funcionária do hospital foi conversar com ele e o conduziu para dentro do pronto socorro”, relatou a agente.

O controle biométrico de presença de médicos, enfermeiros e outros profissionais do HMP também foi aprovado. “Existem 2 pontos eletrônicos. Um para os servidores estatutários e outro pelos contratados pelo Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde)”, afirma o documento. No momento da fiscalização, médicos, sendo 7 Clínicos Gerais, 3 Pediatras, 1 Ortopedista, 1 Cirurgião e 2 Ginecologistas, e enfermeiros se encontravam em seus postos de trabalho, bem como as escalas de trabalho visíveis ao público. 

A fiscalização não encontrou medicamentos com prazo de validade vencido no HMP, mas detectou remédios (Dapsona 100 mg, Rifanpicina + isoniazida e Thyopentax, entre outros) com prazo de validade inferior a trinta dias.  A agente destacou que “O controle (do estoque de medicamentos) é manual. Não há um sistema informatizado”.  A forma de armazenamento de medicamentos comuns e de uso controlado foi aprovada. 

Equipamentos quebrados, à espera de concerto, foram fotografados por Loffler e incluídos no relatório. “Estão sendo analisados pela empresa contratada para a manutenção e/ ou aguardando peças”, descreveu ela.  Depósitos e cozinha do HMP foram encontrados dentro das condições estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O certificado de desinsetização e o registro de controle de qualidade da água do HMP estão em dia, segundo o documento. No entanto, o prédio do HMP encontra-se sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). 

O relatório afirma ainda que os resíduos produzidos pelo HMP são descartados de acordo as normas vigentes e, por fim, observa: “O Hospital não se encontra completamente operacional. As novas áreas de Enfermaria Ginecológica e Centro Obstétrico não estão em atividade”. As informações são do Correio Paulinense.

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

30 Oct 2020

Até quarta-feira (28) 2.366 crianças já haviam sido vacinadas contra poliomielite


Crianças que tenham entre 0 e 4 anos, poderão se vacinar até o dia 11 de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Secretaria Municipal de Saúde.
Com exceção da UBS João Aranha, pais ou responsáveis também poderão levar seus filhos para participar da campanha de multivacinação, que busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 15 anos.
Até quarta-feira (28) 2.366 crianças já ha...

30 Oct 2020

O local agora será usado somente para prática de basquete


Após ser reformada, a quadra de esportes da Praça da Bíblia no Jardim Primavera, foi liberada para uso na noite de quinta-feira (28) reunindo praticantes de basquete.
A Prefeitura construiu uma arquibancada com espaço para pessoas com deficiência, trocou as tabelas, reforçou a estrutura das mesmas, instalou um ponto de hidratação e nova iluminação e o piso foi nivelado, sendo também pintado.
O local agora será usado somente para prática d...

30 Oct 2020

A 9ª etapa do campeonato aconteceu no último sábado (24)

A Copa F-Racers 2020 de kart entrou em sua reta final, neste mês de outubro. A 9ª etapa do campeonato, realizada no último sábado (24), no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, começou com os garotos da Cadete e da Mirim, que enfrentaram uma chuva fina no circuito e pista mais escorregadia. Na sequência, ocorreram as provas das categorias KTT e F4, com disputas em pista mais seca.

Arthur Guimarães, da F4 Racers Motorsports, organ...

30 Oct 2020

Essa é a sexta importante recuperação nesse fundo, que totaliza até agora mais de R$ 10 milhões


O Instituto Pauliprev voltou a recuperar investimentos realizados no Fundo TMJ IMA-B FIRF. Desta vez conseguiu amortizar cerca de RS 700 mil em investimentos realizados nesse fundo. Os valores foram creditados na quinta-feira (29) na CEF - Caixa Econômica Federal e aplicados no fundo Caixa Brasil Gestão Estratégica até nova decisão do Conselho Administrativo.
Essa é a sexta importante recuperação ness...

30 Oct 2020

Os profissionais habilitados em diversas modalidades irão atuar nas escolinhas esportivas

Na manhã de segunda-feira (26), 34 educadores esportivos recém contratados pela Administração Municipal, passaram por uma capacitação.

Os profissionais habilitados em diversas modalidades irão atuar nas escolinhas esportivas que retornarão suas atividades a partir do dia 3 de novembro.

As primeiras modalidades a retornarem serão atletismo, tênis de campo, tênis de mesa e as aulas de Fitness no Parque da Amizad...

30 Oct 2020

O pedido foi protocolado por um Guarda Municipal que é candidato a vereador pelo PT

Os vereadores de Paulinia decidiram na última terça-feira (27), manter o subsídio do cargo entre os anos de 2021 e 2024, assim como o valor pago mensalmente ao prefeito, ao vice-prefeito e aos secretários municipais. O texto foi aprovado em segunda discussão e, para virar lei, aguarda agora sanção do Poder Executivo.

O prefeito recebe hoje R$ 23.402,45 (teto do município), enquanto os secretários têm proventos de R...

30 Oct 2020

As mulheres que passaram pelo tratamento contra a dependência em comunidades terapêuticas terão a opção de morar nesta república

Na terça-feira (27) Campinas inaugurou um serviço de proteção social para mulheres reabilitadas após tratamento de dependência química. É uma república feminina, que servirá como residência para elas. O local prestará suporte psicológico e reunirá cursos de capacitação profissional, viabilizando a transição para uma nova vida.

O serviço está ligado ao Programa Recomeço,...

30 Oct 2020

O município está no ranking de cidades pequenas, que é composto por municípios até 104 mil habitantes

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon lançou a segunda edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), que tem como objetivo avaliar o preparo de 876 municípios brasileiros para a longevidade da população. Presente no estudo, Paulínia está em 64° lugar no ranking de cidades pequenas, que é composto por municípios até 104 mil habitantes, aproximadamente. De acordo com os r...

30 Oct 2020

As 30 vagas disponíveis são destinadas a universitários de quaisquer cursos das áreas de Humanas, Exatas e Saúde, e o processo seletivo será 100% online


 

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio da Boehringer Ingelheim, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, líder em pesquisa e desenvolvimento. Estudantes matriculados em cursos das áreas de Humanas, Exatas e Saúde têm até o dia 13 de novembro para realizarem suas inscrições pelo site.

Pela segunda vez consecutiva, o proces...

30 Oct 2020

Com transmissão pela internet, o evento possui lotes com valor abaixo da avaliação de mercado

Na próxima terça-feira (3) às 14h, acontece o leilão do Detran da região de Araçatuba. O evento, que é realizado pela empresa Sato Leilões, conta com carros e motos, apreendidos e removidos, com valor abaixo da avaliação de mercado. 

Os lotes serão ofertados para pagamento à vista e estão divididos em duas categorias: documentados e desmonte. Na primeira, disponível para o público em geral, é possível enc...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia