Tribunal de Contas aponta agilidade em atendimentos no Hospital Municipal

06.12.2019

Fiscalização pontuou agilidade para idosos e pessoas com necessidades especiais, além de médicos presentes em todas as especialidades 

 

 

A IX Fiscalização Ordenada do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) atingiu 299 unidades públicas de saúde (UPASs, UBSs e Hospitais) de 229 municípios paulistas, no último dia 26 de outubro.  De acordo com o TCE, a fiscalização “in loco” avaliou os seguintes pontos: qualidade do atendimento; satisfação do usuário, por meio de entrevistas; controle de presença de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde; condições de armazenamento e dispensação de medicamentos; condições físicas do local (acessibilidade, limpeza, conforto e sinalização) e de equipamentos; descarte de resíduos hospitalares. Ainda segundo o órgão, o trabalho mobilizou 322 agentes de fiscalização, que chegaram de surpresa nos locais visitados.

Em Paulínia, o alvo da fiscalização foi o Hospital Municipal (HMP). O portal de notícias Correio Paulinense teve acesso ao relatório produzido por Karin Figueiredo Loffler, responsável pela visita surpresa ao HMP. No documento, a agente do TCE-SP aponta fatores negativos e positivos encontrados no hospital. 

Segundo a agente, o atendimento é cordial, organizado e preferencial somente para idosos acima de 60 anos. “O atendimento pela recepção é praticamente imediato. E para ser atendido pela equipe de triagem uma média de 10 minutos”, afirma Loffler. As condições da sala de espera foram consideradas boas.  

O documento atesta que o HMP garante acessibilidade às pessoas com necessidades especiais,  tem médicos em todas as especialidades que oferece (Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Cirurgia e Ginecologia) e, que  pacientes com Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela recebem atendimento diferenciado. Os banheiros, segundo o relatório, foram encontrados em “boas condições de assepsia” e “adequados” para portadores de deficiências. 

Entrevistados pela agente de fiscalização do TCE-SP, usuários apontaram a “demora no atendimento” como um dos principais problemas do HMP. O relatório aponta que o paciente leva, em média, duas horas para ser atendido, e passa apenas 10 minutos na sala do médico. O grau de satisfação da população ficou entre “regular” e “ruim”.

Durante a fiscalização, Loffler registrou um homem deitado na calçada, aguardando o resultado dos exames que havia feito.  “O paciente foi atendido, medicado e realizou exames. Todavia, sua filha relatou que estavam há, aproximadamente, 4 horas aguardando o resultado dos exames. Nesse período, o efeito da medicação passou e ele voltou a ter fortes dores abdominais. A filha comunicou uma enfermeira sobre a volta das dores e recebeu como resposta que deveria continuar aguardando. Com fortes dores e não suportando se manter sentado, foi se deitar na calçada para aguardar. Então, após serem comunicados do que estava ocorrendo, uma funcionária do hospital foi conversar com ele e o conduziu para dentro do pronto socorro”, relatou a agente.

O controle biométrico de presença de médicos, enfermeiros e outros profissionais do HMP também foi aprovado. “Existem 2 pontos eletrônicos. Um para os servidores estatutários e outro pelos contratados pelo Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde)”, afirma o documento. No momento da fiscalização, médicos, sendo 7 Clínicos Gerais, 3 Pediatras, 1 Ortopedista, 1 Cirurgião e 2 Ginecologistas, e enfermeiros se encontravam em seus postos de trabalho, bem como as escalas de trabalho visíveis ao público. 

A fiscalização não encontrou medicamentos com prazo de validade vencido no HMP, mas detectou remédios (Dapsona 100 mg, Rifanpicina + isoniazida e Thyopentax, entre outros) com prazo de validade inferior a trinta dias.  A agente destacou que “O controle (do estoque de medicamentos) é manual. Não há um sistema informatizado”.  A forma de armazenamento de medicamentos comuns e de uso controlado foi aprovada. 

Equipamentos quebrados, à espera de concerto, foram fotografados por Loffler e incluídos no relatório. “Estão sendo analisados pela empresa contratada para a manutenção e/ ou aguardando peças”, descreveu ela.  Depósitos e cozinha do HMP foram encontrados dentro das condições estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O certificado de desinsetização e o registro de controle de qualidade da água do HMP estão em dia, segundo o documento. No entanto, o prédio do HMP encontra-se sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). 

O relatório afirma ainda que os resíduos produzidos pelo HMP são descartados de acordo as normas vigentes e, por fim, observa: “O Hospital não se encontra completamente operacional. As novas áreas de Enfermaria Ginecológica e Centro Obstétrico não estão em atividade”. As informações são do Correio Paulinense.

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

29 May 2020

Valor será somado ao imposto devido na declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física de 2021

Para uma pequena parte das pessoas que recebem o auxílio emergencial do governo federal, o benefício será considerado um empréstimo do poder Executivo e terá de ser devolvido em 2021.

A medida vale para quem receber, até o fim deste ano, valores tributáveis acima do limite de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física – brasileiros que recebem salário mensal inferior a R$ 1.903 e não têm outras fontes...

29 May 2020

É muito comum me questionarem qual seria a solução para a criminalidade, como combatê-la. Infelizmente, meus amigos, não tenho uma fórmula mágica. Aliás, acho que todos perceberam, ninguém tem.

Inicialmente, temos que levar em conta que ninguém combate de forma eficaz um inimigo sem antes conhecê-lo, ainda que superficialmente. Pois bem, existe uma ciência, chamada criminologia, que estuda o crime sob o aspecto social: suas causas e consequências.

Uma das mais importantes correntes da criminologia...

29 May 2020

Adotar um cão ou gato é  um ato de grande responsabilidade, que implica um compromisso que dura toda a vida do animal


1. Converse com sua família antes de adotar para saber se todos estão de acordo.
Levando em conta que tempo médio de vida do animal é de 12 anos, todos da família precisam estar de acordo, precisam entender que aquele animal precisará de recursos para mantê-lo e estabelecer quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2. Escolha um novo amigo que melho...

29 May 2020

O homem entrou em contato com a família a partir do próprio número de celular pedindo um resgate

Na última quarta-feira (27), um homem foi preso em flagrante em Americana por simular o próprio sequestro. Ele foi localizado na quarta-feira em uma casa no bairro São Domingos após a família procurar a polícia em busca de ajuda.

De acordo com a Polícia Civil, o homem entrou em contato com a família a partir do próprio número de celular pedindo um resgate de R$ 10 mil. Os familiares então procuraram a...

29 May 2020

A direção do HMP ressalta que serão tomadas medidas de contenção para evitar aglomerações no local

O Hospital Municipal de Paulínia realiza na próxima quarta-feira (3) uma nova campanha de doação de sangue das 8h30 às 12 horas. Serão distribuídas 100 senhas por ordem de chegada. 

A direção do HMP ressalta que serão tomadas medidas de contenção para evitar aglomerações no local. O uso de máscara é obrigatório. Todo os profissionais envolvidos na atividade estarão devidamente paramentados e haverá á...

29 May 2020

É preciso levar o recipiente de um ou dois litros, já limpo e seco, pronto para ser preenchido

Neste domingo (31), entre às 9h30 e 13h - ou enquanto durar o estoque - estará acontecendo uma campanha solidária na cidade de Paulínia. A iniciativa partiu do empresário, Conrado Mioni, proprietário da Cerveja Sonora. A ação tem como objetivo arrecadar alimentos para doações para o Fundo Social de Solidariedade de Paulínia. 

Para quem tiver o interesse de ajudar com as doações, pode ir até a Avenida Jos...

29 May 2020

O próprio assassino teria confessado o crime e levado a Polícia Civil até ao local onde havia deixado o corpo da vítima

Uma mulher de 35 anos, moradora de Campinas, foi assassinada possivelmente por estrangulamento pelo próprio namorado no último domingo (24). O assassino teria levado o corpo da jovem até um matagal no Parque Brasil 500, em Paulínia. O crime ocorreu no domingo, mas o corpo da vítima só foi localizado na terça-feira (26).

O próprio criminoso, morador da região do Matão, esteve no 3...

29 May 2020

A medida autoriza a flexibilização com restrições a partir de 1 de junho

Com a divulgação do plano de retomada gradual das atividades no Estado de São Paulo na quarta-feira (27), a região de Campinas foi classificada na zona laranja, a segunda fase dentre cinco previstas até a normalização de todas as atividades no estado. A medida autoriza a flexibilização com restrições a partir de 1 de junho.

A classificação das regiões do estado por cores serve para indicar aos prefeitos de...

29 May 2020

Objetivo é orientar comerciantes e a população em geral sobre a necessidade de tomar alguns cuidados, depois da flexibilização do comércio


A Prefeitura de Paulínia iniciou na quinta-feira (28) a entrega de uma cartilha com informações para um convívio responsável em tempos de coronavírus. O objetivo é orientar comerciantes e a população em geral sobre a necessidade de tomar alguns cuidados, depois da flexibilização do comércio, reforçando um trabalho iniciado em março.

A entrega teve início nos c...

29 May 2020

A Secretaria também deseja reformar as quadras, que há anos não recebem manutenção

A Secretaria Municipal de Esportes, nos últimos 15 dias, realizou melhorias em duas praças esportivas da cidade.

No campo de futebol do Jardim Flamboyant (Nosso Teto), usado por um projeto social, foram instaladas telas.

Nas quadras de tênis do Itapoan, os banheiros do local receberam nova pintura, as portas foram trocadas, a rede de esgoto foi ligada e houve a troca da parte elétrica e hidráulica. Um bebedouro també...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia