Contra privatização, paralisações atingem Replan e mais 12 refinarias do País

29.11.2019

Funcionários da Replan realizaram na manhã de quarta-feira (27) uma passeata e panfletagem pelo Centro de Paulínia

 

 

 

As paralisações de petroleiros atingiram 13 refinarias do País, dentre as quais a Refinaria de Paulínia (Replan). A paralisação, com prazo até a sexta-feira (29), foi marcada pelo corte na rendição do turno da manhã e atraso na entrada dos funcionários que atuam no setor administrativo. Na prática, isso significa que não houve a troca de turno que ocorreria às 7h30 na segunda-feira (25).

O grupo de trabalhadores que entrou na Replan às 23h30 de domingo não foi rendido pelo grupo seguinte, às 7h30, e por isso, continuou na empresa até as 15h30. A refinaria trabalha com três turnos: às 7h30, às 15h30 e às 23h30. Esse mesmo procedimento foi adotado pelos trabalhadores na Recap, em Mauá, segundo informou ontem o Sindicato dos Petroleiros.

A direção do Sindicato realizou atos em frente das refinarias. Em Paulínia, parte do setor de administração marcou presença na mobilização, com adesão em massa do pessoal do turno.

“Essa greve tem caráter de advertência. A ideia é alertar a sociedade para o que está acontecendo com o valor dos combustíveis, que hoje está vinculado ao preço do dólar e do barril de petróleo do mercado mundial. Quem define o preço hoje não é mais o Brasil e sim as petrolíferas internacionais. Nossa greve é para defender também o patrimônio da sociedade e a Petrobras”, afirmou o diretor do Sindicato e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Arthur Bob Ragusa ao Correio Popular.

Os filiados da FUP que aderiram à paralisação estão nos estados do Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Apesar da paralisação, o abastecimento não estaria sendo ainda prejudicado. Segundo Rangel, não há impacto na produção, porque o processo de atraso nas operações das unidades é feito gradualmente por causa da temperatura e da segurança dos equipamentos.

O coordenador disse que não é possível avaliar quantos trabalhadores aderiram à paralisação. Rangel acrescentou que não há perspectiva de ter algum encontro da FUP com a diretoria da Petrobras para uma possível negociação. A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) não participa da paralisação.

A Petrobras informou que ainda não concluiu uma análise sobre os efeitos da paralisação. “A Companhia está avaliando os possíveis impactos do movimento”, informou. (com Agência Brasil)

 

Manifestação em Paulínia

Vestidos com seus jalecos da Petrobras, petroleiros da ativa e aposentados do Sindipetro Unificado-SP, junto com apoiadores, realizaram na manhã de quarta-feira (27) uma passeata e panfletagem pelo Centro de Paulínia, para “alertar a população sobre as consequências malignas que a privatização das refinarias da Petrobras trará ao Brasil”.
A categoria está em greve parcial desde segunda-feira, mas sem afetar a produção. Na quarta (27) a categoria decidiria em assembleia pela continuidade ou suspensão do movimento (uma “greve com data para terminar”), que estava previsto para ser encerrado, inicialmente, apenas na sexta-feira (29). A greve exigia o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho mediado pelo TST (Tribunal Superior do trabalho).
De manhã, o grupo, com cerca de 100 pessoas, se concentrou na Praça da Amizade, ao lado do Corpo de Bombeiros. Com faixas defendendo o pré-sal e a Educação e contra a privatização e o alto preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, os participantes seguiram em caminhada pela Avenida José Paulino até a Rua Expedicionário Paulo Emidio Pereira, retornando à praça central.
Durante o percurso, o grupo distribuiu panfletos aos trabalhadores do comércio e às pessoas que transitavam pelo local, enquanto o diretor do Sindicato, Gustavo Marsaioli dava o recado em alto som. “Defendemos continuar sendo donos das nossas refinarias. Não podemos permitir que elas sejam vendidas a empresas estrangeiras e não podemos acreditar nessa falsa notícia de que a privatização vai baixar os preços. Não vai, isso é mentira”, argumentou.

“A política de preços praticada pela Petrobras precisa ser revista, porque a empresa tem plenas condições de baixar os valores dos combustíveis, garantindo um preço mais acessível ao povo brasileiro”, afirmou.
Marsaioli convocou a sociedade para estar ao lado dos petroleiros nessa importante luta contra a privatização. “A Replan e a Petrobras devem continuar nas mãos do povo brasileiro, porque isso é o melhor para esta cidade e para o país”, declarou. O ato de conscientização no Centro de Paulínia foi encerrado com o grito de guerra “Defender a Petrobras é defender o Brasil”.

Fontes Correio Popular/Tribuna Liberal

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

17 Jan 2020

Pessoa falecida em 2018 teria doado valor para contribuir com a candidatura da então candidata na época

A legislação eleitoral permite que pessoas físicas e jurídicas contribuam para as campanhas eleitorais.
A Resolução 23.533/2017 do Tribunal Superior Eleitoral, que trata das regras para a arrecadação e gastos de recursos por partidos políticos e candidatos, bem como prestação de contas, determina que somente pessoas físicas podem fazer doações eleitorais até o limite de 10% dos seus rendimentos...

17 Jan 2020

Insatisfeito com os serviços prestados pela Terra Auto Viação, prefeito cobra medidas urgentes da empresa

Antônio Carreira e Danilo Barros, respectivamente secretários municipais de Transportes e Governo e o vice-prefeito Sargento Camargo, estiveram na manhã da última quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Paulínia, prestando esclarecimentos sobre o transporte público aos vereadores. Márcio Silva, diretor da empresa Terra Auto Viação também esteve presente.
Durante mais de duas horas, Carreira...

17 Jan 2020

Conselheiro do TCE-SP negou pedido justificando que não existem irregularidades no processo

Uma ação protocolada no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCM/SP) tentou impedir que a licitação lançada pela gestão do prefeito Du Cazellato (PSDB), para construção da nova ponte sobre o Rio Atibaia desse continuidade.
A ação foi apresentada por Karla Freire, irmã de Arthur Freire, que é ex-secretário de Negócios Jurídicos na gestão de Edson Moura Junior (PMDB) e representante legal do PTC.

Arthur...

17 Jan 2020

Qualquer carro com mais de 30 anos será bem vindo no estacionamento do RodoShopping

O primeiro encontro mensal de carros antigos em Paulínia de 2020 acontece no domingo, dia 26 de janeiro no estacionamento do RodoShopping das 8h às 14h.

Os homenageados serão os Volkswagens, mas qualquer carro com mais de 30 anos será bem vindo. Expositores precisam trazer 2Kg de alimentos não perecíveis para doação.

Além das carangas maravilhosas, haverá Food Trucks, Espaço Kids, Mercado de Pulgas e uma banda tocan...

17 Jan 2020

O procedimento está interrompido desde maio do ano passado porque o Ministério da Saúde deixou de fornecer 

Os inseticidas para ações contra o mosquito Aedes aegypti está indisponível em 31 cidades da região de Campinas, segundo dados fornecidos por prefeituras para a EPTV, afiliada da TV Globo na região.

O procedimento está interrompido desde maio do ano passado porque o Ministério da Saúde, responsável por comprar e distribuir deixou de fornecer. O governo reconhece a falta do pro...

17 Jan 2020

Os palestrantes do evento serão Márcio Campos e Viviane Accioly

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico a ACIP (Associação Comercial e Industrial de Paulínia) realiza na próxima quinta-feira (23) em sua sede o workshop “Empresa 4.0 sua loja está preparada?”, das 19h às 21h30.

Os palestrantes do evento serão Márcio Campos, profissional com 25 anos de experiência em Gestão Empresarial e Viviane Accioly com 15 anos de atuação em Gestão Financeira.

As inscrições são gratuitas e podem ser...

17 Jan 2020

Serviços já estão ocorrendo nos bairros João Aranha, Bom Retiro, Vida Nova e Cooperlotes

A Prefeitura de Paulínia intensificou mutirões de limpeza e conscientização do descarte correto do lixo que em todos os bairros da cidade.

Os trabalhos envolvem as Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Defesa Civil.

João Aranha, Bom Retiro, Residencial Vida Nova e Cooperlotes, foram os primeiros bairros a receberem os mutirões.

Os serviços envolvem roçad...

17 Jan 2020

Os recursos provêm de repasses que o Poder Executivo faz

A Câmara Municipal devolveu à Prefeitura R$ 4.067.011,93 do duodécimo, que é repasse da Prefeitura para o Legislativo, referente ao exercício de 2019.

Com gestão fiscal eficiente, a Câmara economizou recursos e fez sobrar verbas que retornam para a Prefeitura investir em serviços. A devolução das “sobras de caixa” é determinação legal e demonstra a preocupação com o dinheiro público da Presidência e dos setores administrativos.

De acordo com...

17 Jan 2020

Também foi anunciado o lançamento do Prêmio Nacional das Artes

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram por meio de live (transmissão ao vivo) em rede social o aumento de 12,84% do piso salarial previsto no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo Weintraub, o reajuste anunciado “é o maior aumento em reais desde 2009.”

O ajuste, acima da inflação de 2019 (...

17 Jan 2020

Na Stética Avançada você encontra tratamentos de última geração que utiliza 3 técnicas diferentes concomitantemente, como explica a Drª Vivian Motta Biondi, Fisioterapeuta Dermato Funcional. Podemos resumir como a queridinha das clientes.

As possibilidades são muitas e de maneira mais rápida, com conforto e praticidade, podemos tratar de gordura localizada, flacidez a celulite.   Atendemos tanto homens quanto mulheres, inclusive muitos casais, isso é muito bom.  Mostra que ambos se cuidam e quere...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia