top of page

Modelo Jennifer Martins recebe diploma Zumbi dos Palmares em sessão solene


A homenagem da Câmara é concedida a pessoas que se destacam na luta contra o preconceito racial



A modelo Jennifer Martins, conhecida por ter vencido o Miss Paulínia 2018, recebeu o diploma Zumbi dos Palmares em sessão solene na terça-feira (19). A homenagem da Câmara é concedida a pessoas que se destacam na luta contra o preconceito racial, na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra.

A cerimônia destacou a trajetória da jovem, que já conquistou vários concursos e estrelou campanhas publicitárias, mas ainda enfrenta situações de discriminação. Por isso, o evento também passou mensagens contra o racismo, com discursos emocionados, desfile com modelos negros e poesia relembrando Zumbi.

Jennifer narrou seus sonhos desde pequena e agradeceu a presença e o carinho de familiares, amigos e apoiadores. Relatou situações de preconceito, dificuldades do dia a dia e lutas dos negros desde os antepassados.

“Muitos falam que agora é moda modelo negra, de cabelo cacheado. Moda nada. A moda passa, a gente veio para ficar!”, afirmou. “Às vezes não querem a gente, mas hoje é lei aceitar nossa presença. Eu digo não ao racismo.”

Para o vereador Daniel Muller (PL), que presidiu a sessão, a homenageada da noite é um exemplo de garra e força.

“Você, Jennifer, é um espelho não apenas para as meninas que querem obter sucesso na vida, mas para todos nós, homens e mulheres que querem deixar um legado.”

O prefeito Du Cazellato (PSDB), presente na cerimônia, parabenizou os responsáveis por conceder o diploma e disse que Jennifer vem representando toda a cidade de Paulínia.

A entrega do diploma foi sugerida pelo ex-vereador Danilo Barros (PL), hoje secretário de Governo da Prefeitura de Paulínia. Ele declarou que a jovem é um grande exemplo, mesmo com a pouca idade, pois consegue tirar força de situações desfavoráveis para crescer e contribuir com o próximo.

Também participaram do evento a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rita Coelho; o secretário de Transportes, Antonio Carlos Amante Carreira; o secretário de Defesa Civil, Toní Guimarães, e o chefe de gabinete da Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, Lázaro Luppi.


Perfil Jennifer tem 21 anos, nasceu em Campinas, estudou em escola pública e entrou no mundo da moda ainda criança, ao acompanhar uma das irmãs mais velhas, que fazia curso de cabeleireira.

Em 2016, ficou em segundo lugar no concurso “A Mais Bela Negra”, na cidade de Hortolândia. No ano seguinte, venceu o concurso “A Mais Bela Bonequinha Afro”, em Campinas, além de ser a primeira colocada do concurso “Dandara e Zumbi dos Palmares”, em Salto.

A parceria da Prefeitura com uma agência de Campinas fez a modelo conquistar o título de Miss Paulínia no ano passado. O currículo inclui ainda o primeiro lugar no concurso “A Mais Bela Negra 2018” e experiências como maquiadora, dubladora de corpo, participação em clipes, comerciais e desfiles.

bottom of page