Primeira imunoterapia brasileira no tratamento do câncer é testada no Hospital Municipal de Paulínia

14.11.2019

A taxa de sucesso do tratamento foi de 82,8%, ou seja em 24 pacientes o tumor desapareceu e não retornou

 

 

O câncer de bexiga representa a segunda doença maligna mais comum do trato urinário, e um dos tumores que apresentam os maiores custos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, 70% dos pacientes com câncer de bexiga apresentam a condição não músculo invasivo. O único tratamento atualmente no mercado consiste na raspagem do tumor, em conjunto com a terapia de OncoBCG. O problema é que o tratamento com o OncoBCG falha em 45% dos casos. E, além disso, os pacientes sofrem de uma série de efeitos colaterais, fazendo com que muitos o abandonem.

Outro detalhe importante é que, especialmente no Brasil, há uma falha na distribuição do OncoBCG, produzido apenas por uma instituição, fazendo com que a população sofra com a falta desse medicamento constantemente.

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em parceria com o Hospital Municipal de Paulínia (HMP), desenvolveu uma imunoterapia inédita no Brasil capaz de combater o câncer de bexiga. A imunoterapia, batizada com o nome OncoTherad,  estimula a produção de proteínas, de células de defesa e de citocinas, favorecendo a destruição dos tumores.

Os responsáveis pelo estudo são os professores Wagner José Fávaro e Nelson Duran, além do urologista João Carlos Cardoso Alonso, coordenador do Ambulatório de Saúde do Homem do Hospital Municipal de Paulínia. Após 12 anos de pesquisa e resultados promissores, uma parceria com o Hospital Municipal de Paulínia permitiu que a medicação fosse administrada em pacientes com câncer de bexiga. A indicação do OncoTherad, que está em fase adiantada de desenvolvimento, é para pacientes com câncer de bexiga não-músculo invasivo.

“Para quem já passou pelo tratamento com o OncoBCG e o câncer reincidiu”, explica o Dr. Wagner José Fávaro.

Estão em tratamento 29 pacientes, que iniciaram o tratamento há quase 2 anos. A taxa de sucesso do tratamento com OncoTherad foi de 82,8%, ou seja em 24 pacientes o tumor desapareceu e não retornou.

“Apenas em 5 pacientes o tumor voltou, mas não com o mesmo tamanho e nível de agressividade. Ele voltou muito menor e com uma característica muito menos agressiva do que o seu diagnóstico inicial. E isso já é um grande passo, algo que o OncoBCG (tratamento padrão para o câncer de bexiga) não consegue promover. E os efeitos colaterais estão sendo mínimos nestes pacientes, com o aparecimento de uma reação alérgica facilmente controlada com o uso de antialérgicos. Portanto, tivemos uma taxa de resposta positiva em 80% dos casos”, comemora o urologista João Carlos C. Alonso.

Os resultados obtidos no Hospital Municipal de Paulínia foram apresentados no maior Congresso Médico de Oncologia do mundo, o American Society of Clinical Oncology Meeting (ASCO) em Maio de 2019. Também, os resultados foram publicados em um jornal especializado da área de oncologia, o Journal of Clinical Oncology.

“Tal fato é motivo de orgulho para a Ciência Brasileira, pois nosso grupo de pesquisa foi o primeiro a produzir um fármaco no Brasil com aplicação oncológica, desenhar e aplicar um protocolo de ensaio clínico no Brasil e publicar na ASCO”, comenta o Dr. Wagner Fávaro.

A partir desses importantes resultados, os Doutores Wagner Fávaro e João Carlos C. Alonso foram convidados a apresentar os resultados do medicamento OncoTherad no Simpósio: Fronteiras na Inovação em Medicina Translacional no Instituto InRad na Faculdade de Medicina da USP, São Paulo. Importantes médicos e pesquisadores oncológicos de grandes centros de referências no Brasil, como HC, FMUSP, Unicamp, Ac Camargo e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, além de representantes das indústrias farmacêuticas EMS, Brace e Grupo NC, discutiram o assunto e compartilharam boas práticas.

A imunoterapia com OncoTherad pode ser considerada como opção terapêutica segura e eficaz em pacientes com câncer de bexiga e, pode fornecer benefícios para a prevenção da recidiva tumoral, além de evitar ou adiar a necessidade de cirurgia radical nesses pacientes.

Desenvolvido por professores da Unicamp, com apoio de alunos da Universidade e em parceria com Hospital do Serviço Único de Saúde, o OncoTherad é um exemplo do que a universidade pública de qualidade é capaz de alcançar. É o primeiro medicamento desenvolvido no Brasil, com patente brasileira.

“Isso só foi possível dentro de uma universidade pública de qualidade, em que o papel da Universidade foi desenvolver uma pesquisa e conseguir devolver para a sociedade todo investimento que a sociedade civil fez na universidade”, afirma o Dr. Wagner Fávaro.

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

17 Jan 2020

Pessoa falecida em 2018 teria doado valor para contribuir com a candidatura da então candidata na época

A legislação eleitoral permite que pessoas físicas e jurídicas contribuam para as campanhas eleitorais.
A Resolução 23.533/2017 do Tribunal Superior Eleitoral, que trata das regras para a arrecadação e gastos de recursos por partidos políticos e candidatos, bem como prestação de contas, determina que somente pessoas físicas podem fazer doações eleitorais até o limite de 10% dos seus rendimentos...

17 Jan 2020

Insatisfeito com os serviços prestados pela Terra Auto Viação, prefeito cobra medidas urgentes da empresa

Antônio Carreira e Danilo Barros, respectivamente secretários municipais de Transportes e Governo e o vice-prefeito Sargento Camargo, estiveram na manhã da última quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Paulínia, prestando esclarecimentos sobre o transporte público aos vereadores. Márcio Silva, diretor da empresa Terra Auto Viação também esteve presente.
Durante mais de duas horas, Carreira...

17 Jan 2020

Conselheiro do TCE-SP negou pedido justificando que não existem irregularidades no processo

Uma ação protocolada no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCM/SP) tentou impedir que a licitação lançada pela gestão do prefeito Du Cazellato (PSDB), para construção da nova ponte sobre o Rio Atibaia desse continuidade.
A ação foi apresentada por Karla Freire, irmã de Arthur Freire, que é ex-secretário de Negócios Jurídicos na gestão de Edson Moura Junior (PMDB) e representante legal do PTC.

Arthur...

17 Jan 2020

Qualquer carro com mais de 30 anos será bem vindo no estacionamento do RodoShopping

O primeiro encontro mensal de carros antigos em Paulínia de 2020 acontece no domingo, dia 26 de janeiro no estacionamento do RodoShopping das 8h às 14h.

Os homenageados serão os Volkswagens, mas qualquer carro com mais de 30 anos será bem vindo. Expositores precisam trazer 2Kg de alimentos não perecíveis para doação.

Além das carangas maravilhosas, haverá Food Trucks, Espaço Kids, Mercado de Pulgas e uma banda tocan...

17 Jan 2020

O procedimento está interrompido desde maio do ano passado porque o Ministério da Saúde deixou de fornecer 

Os inseticidas para ações contra o mosquito Aedes aegypti está indisponível em 31 cidades da região de Campinas, segundo dados fornecidos por prefeituras para a EPTV, afiliada da TV Globo na região.

O procedimento está interrompido desde maio do ano passado porque o Ministério da Saúde, responsável por comprar e distribuir deixou de fornecer. O governo reconhece a falta do pro...

17 Jan 2020

Os palestrantes do evento serão Márcio Campos e Viviane Accioly

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico a ACIP (Associação Comercial e Industrial de Paulínia) realiza na próxima quinta-feira (23) em sua sede o workshop “Empresa 4.0 sua loja está preparada?”, das 19h às 21h30.

Os palestrantes do evento serão Márcio Campos, profissional com 25 anos de experiência em Gestão Empresarial e Viviane Accioly com 15 anos de atuação em Gestão Financeira.

As inscrições são gratuitas e podem ser...

17 Jan 2020

Serviços já estão ocorrendo nos bairros João Aranha, Bom Retiro, Vida Nova e Cooperlotes

A Prefeitura de Paulínia intensificou mutirões de limpeza e conscientização do descarte correto do lixo que em todos os bairros da cidade.

Os trabalhos envolvem as Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Defesa Civil.

João Aranha, Bom Retiro, Residencial Vida Nova e Cooperlotes, foram os primeiros bairros a receberem os mutirões.

Os serviços envolvem roçad...

17 Jan 2020

Os recursos provêm de repasses que o Poder Executivo faz

A Câmara Municipal devolveu à Prefeitura R$ 4.067.011,93 do duodécimo, que é repasse da Prefeitura para o Legislativo, referente ao exercício de 2019.

Com gestão fiscal eficiente, a Câmara economizou recursos e fez sobrar verbas que retornam para a Prefeitura investir em serviços. A devolução das “sobras de caixa” é determinação legal e demonstra a preocupação com o dinheiro público da Presidência e dos setores administrativos.

De acordo com...

17 Jan 2020

Também foi anunciado o lançamento do Prêmio Nacional das Artes

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram por meio de live (transmissão ao vivo) em rede social o aumento de 12,84% do piso salarial previsto no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo Weintraub, o reajuste anunciado “é o maior aumento em reais desde 2009.”

O ajuste, acima da inflação de 2019 (...

17 Jan 2020

Na Stética Avançada você encontra tratamentos de última geração que utiliza 3 técnicas diferentes concomitantemente, como explica a Drª Vivian Motta Biondi, Fisioterapeuta Dermato Funcional. Podemos resumir como a queridinha das clientes.

As possibilidades são muitas e de maneira mais rápida, com conforto e praticidade, podemos tratar de gordura localizada, flacidez a celulite.   Atendemos tanto homens quanto mulheres, inclusive muitos casais, isso é muito bom.  Mostra que ambos se cuidam e quere...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia