Primeira imunoterapia brasileira no tratamento do câncer é testada no Hospital Municipal de Paulínia

14.11.2019

A taxa de sucesso do tratamento foi de 82,8%, ou seja em 24 pacientes o tumor desapareceu e não retornou

 

 

O câncer de bexiga representa a segunda doença maligna mais comum do trato urinário, e um dos tumores que apresentam os maiores custos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, 70% dos pacientes com câncer de bexiga apresentam a condição não músculo invasivo. O único tratamento atualmente no mercado consiste na raspagem do tumor, em conjunto com a terapia de OncoBCG. O problema é que o tratamento com o OncoBCG falha em 45% dos casos. E, além disso, os pacientes sofrem de uma série de efeitos colaterais, fazendo com que muitos o abandonem.

Outro detalhe importante é que, especialmente no Brasil, há uma falha na distribuição do OncoBCG, produzido apenas por uma instituição, fazendo com que a população sofra com a falta desse medicamento constantemente.

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em parceria com o Hospital Municipal de Paulínia (HMP), desenvolveu uma imunoterapia inédita no Brasil capaz de combater o câncer de bexiga. A imunoterapia, batizada com o nome OncoTherad,  estimula a produção de proteínas, de células de defesa e de citocinas, favorecendo a destruição dos tumores.

Os responsáveis pelo estudo são os professores Wagner José Fávaro e Nelson Duran, além do urologista João Carlos Cardoso Alonso, coordenador do Ambulatório de Saúde do Homem do Hospital Municipal de Paulínia. Após 12 anos de pesquisa e resultados promissores, uma parceria com o Hospital Municipal de Paulínia permitiu que a medicação fosse administrada em pacientes com câncer de bexiga. A indicação do OncoTherad, que está em fase adiantada de desenvolvimento, é para pacientes com câncer de bexiga não-músculo invasivo.

“Para quem já passou pelo tratamento com o OncoBCG e o câncer reincidiu”, explica o Dr. Wagner José Fávaro.

Estão em tratamento 29 pacientes, que iniciaram o tratamento há quase 2 anos. A taxa de sucesso do tratamento com OncoTherad foi de 82,8%, ou seja em 24 pacientes o tumor desapareceu e não retornou.

“Apenas em 5 pacientes o tumor voltou, mas não com o mesmo tamanho e nível de agressividade. Ele voltou muito menor e com uma característica muito menos agressiva do que o seu diagnóstico inicial. E isso já é um grande passo, algo que o OncoBCG (tratamento padrão para o câncer de bexiga) não consegue promover. E os efeitos colaterais estão sendo mínimos nestes pacientes, com o aparecimento de uma reação alérgica facilmente controlada com o uso de antialérgicos. Portanto, tivemos uma taxa de resposta positiva em 80% dos casos”, comemora o urologista João Carlos C. Alonso.

Os resultados obtidos no Hospital Municipal de Paulínia foram apresentados no maior Congresso Médico de Oncologia do mundo, o American Society of Clinical Oncology Meeting (ASCO) em Maio de 2019. Também, os resultados foram publicados em um jornal especializado da área de oncologia, o Journal of Clinical Oncology.

“Tal fato é motivo de orgulho para a Ciência Brasileira, pois nosso grupo de pesquisa foi o primeiro a produzir um fármaco no Brasil com aplicação oncológica, desenhar e aplicar um protocolo de ensaio clínico no Brasil e publicar na ASCO”, comenta o Dr. Wagner Fávaro.

A partir desses importantes resultados, os Doutores Wagner Fávaro e João Carlos C. Alonso foram convidados a apresentar os resultados do medicamento OncoTherad no Simpósio: Fronteiras na Inovação em Medicina Translacional no Instituto InRad na Faculdade de Medicina da USP, São Paulo. Importantes médicos e pesquisadores oncológicos de grandes centros de referências no Brasil, como HC, FMUSP, Unicamp, Ac Camargo e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, além de representantes das indústrias farmacêuticas EMS, Brace e Grupo NC, discutiram o assunto e compartilharam boas práticas.

A imunoterapia com OncoTherad pode ser considerada como opção terapêutica segura e eficaz em pacientes com câncer de bexiga e, pode fornecer benefícios para a prevenção da recidiva tumoral, além de evitar ou adiar a necessidade de cirurgia radical nesses pacientes.

Desenvolvido por professores da Unicamp, com apoio de alunos da Universidade e em parceria com Hospital do Serviço Único de Saúde, o OncoTherad é um exemplo do que a universidade pública de qualidade é capaz de alcançar. É o primeiro medicamento desenvolvido no Brasil, com patente brasileira.

“Isso só foi possível dentro de uma universidade pública de qualidade, em que o papel da Universidade foi desenvolver uma pesquisa e conseguir devolver para a sociedade todo investimento que a sociedade civil fez na universidade”, afirma o Dr. Wagner Fávaro.

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

27 Mar 2020

Medida emergencial vai liberar R$ 40,5 milhões por mês para alimentação de estudantes da rede estadual

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria anunciou na quarta-feira (25) o lançamento do programa Merenda em Casa, que vai ofertar a alimentação para 700 mil estudantes matriculados na rede estadual. O valor do investimento é de R$ 40,5 milhões por mês e chegará a mais de 20% dos 3,5 milhões de alunos da rede. 

A medida, de caráter emergencial, ocorre em virtude da suspensão das aulas em tod...

27 Mar 2020


A ação #pinadecasa promove informações sobre a coleção, revisita exposições, memórias, entre outros conteúdos digitais

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, está ativa em seus canais digitais com atualizações diárias e conteúdos especiais para manter a conexão com o público. Desde a última quinta-feira (19), diariamente uma obra da coleção do museu é postada nas redes sociais acompanhada de curiosidades, dados históricos e explicaçõ...

27 Mar 2020

As primeiras doações estão previstas para os próximos dias e serão destinadas aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de 5 estados


O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade nacional representativa do setor produtivo Cachaça, anunciou a doação inicial, prevista já para os próximos dias, de mais de 70 mil litros de álcool etílico hidratado a 70% vol. feita por produtores de Cachaça associados e demais empresas do setor para colaborar no combate ao COVID-19. O volume será destinado p...

27 Mar 2020

A falta do produto no país inteiro está fazendo com que criminosos fabriquem o álcool em gel sem as autorizações devidas

Na última terça-feira (24), Policiais civis da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana descobriram uma fábrica clandestina de álcool em gel que funcionava em um galpão no Distrito Industrial 2, em Nova Odessa. No local, os policiais apreenderam aproximadamente 2.000 litros de álcool gel que já estavam produzidos e seriam engarrafados. Além de mais de 1.500 frascos...

27 Mar 2020

Somente na última terça-feira (24) foram realizadas 94 orientações aos comerciantes

Mapear a cidade inteira através de drones, essa é a nova medida adotada pela Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Segurança Pública, dentro da proposta de enfrentamento à Covid-19. A intenção é monitorar a circulação de pessoas e também os estabelecimentos que ainda estão abertos, de acordo com os Decretos Municipal (nº 10.776) e Estadual (nº 64.881), que determinam o fechamento do comércio, exceto serv...

27 Mar 2020

Com o novo registro de Hortolândia, a região conta agora com 19 casos positivos para a doença

Na noite da última quarta-feira (25), a Prefeitura de Hortolândia confirmou o segundo caso positivo para o novo coronavírus na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde não divulgou detalhes sobre a pessoa infectada. Além disso, o município investiga outros 43 pacientes com suspeita da Covid-19.

De acordo com a publicação da prefeitura, a confirmação foi feita via boletim enviado pela comunicação da Secreta...

27 Mar 2020

Não é porque você não pode sair de casa que não pode se cuidar!

Nós da Stética Avançada desenvolvemos um plano online exclusivo para você que já estava em tratamento ou quem quer começar a se cuidar. Até mesmo porque em casa acabamos exagerando e deixando de se cuidar.

Muito legal né?!

Sou Dra. Vivian Motta Biondi, fisioterapeuta dermato-funcional e especialista em pós-parto vou te explicar como funciona nosso plano.

No plano anual terá direito a várias aulas online e acompanhamento especializado e...

27 Mar 2020

Medida é válida por 60 dias e visa reduzir o risco de contágio pelo Covid-19 por pessoas no grupo de risco
 

A Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento suspendeu por 60 dias, a partir da última quarta-feira (25), a obrigatoriedade do recadastramento para um grupo específico de aposentados e pensionistas, em razão da necessidade de conter e reduzir o risco de contágio pelo Covid-19 por pessoas pertencentes ao grupo de risco e com 60 anos ou mais.

A suspensão temporária é direcionada a quem p...

27 Mar 2020

A medida é necessária porque muitos pacientes apresentam limitações e sensibilidade maior à dor

Todos os órgãos públicos e empresas concessionárias de serviços públicos, localizados em Paulínia, agora são obrigados a oferecer atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia. A regra está em nova lei municipal (Lei 3.750/2020), em vigor desde 19 de março.

A síndrome gera dor generalizada em articulações, entre outros problemas clínicos. As pessoas com esse perfil deverão ganhar cartão da Secret...

27 Mar 2020

“Em épocas de crise, a proteção para grupos vulneráveis se torna ainda mais essencial” disse a presidente do Fundo Social

O Fundo Social de Solidariedade de Paulínia está desenvolvendo ações para tentar diminuir os impactos da pandemia do novo Coronavírus às pessoas em vulnerabilidade social.

Uma das atividades realizadas durante a semana foi a doação de cestas básicas e kit de higiene para moradores em situação de rua. Mais de 30 pessoas foram beneficiadas.

“Em épocas de crise, a proteção para gru...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia