top of page

Paço Municipal receberá exposição de artista que pinta com boca e pé


Exposição tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre as dificuldades e conquistas da superação


A Prefeitura de Paulínia prepara a X Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, que acontece de 16 a 20 de setembro, com apresentações culturais, festival esportivo paralímpico, visita para museu de São Paulo, caminhada inclusiva, palestra e exposição de artista que pinta quadros usando a boca e os pés. Tudo pensando com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as dificuldades e conquistas da superação, promovendo a inclusão.

No primeiro dia da programação haverá a palestra ‘Reforma da Previdência e a Pessoa com Deficiência’, no paço municipal, e o artista Ivanildo Gomes, conhecido como Ivan Gomes, de Salto (SP), vai realizar uma mostra do seu trabalho de criação e pintura das telas, que faz usando apenas os pés e a boca para manusear os pincéis, devido atrofia nos membros superiores e inferiores. Ele é reconhecido pela arte, inclusive com trabalhos premiados no Brasil, Canadá, Argentina, Malásia, Holanda e Estados Unidos. Ele retrata flores, rostos, animais e paisagens. E terá peças em exposição para venda.

“Comecei a pintar desde criança e ser reconhecido pelo meu trabalho é muito importante. No início tentava imitar outros artistas, mas aos poucos fui criando meu estilo e desenvolvendo minha arte. Hoje faço parte de uma associação internacional de artistas de pé e boca, que mantém só no Brasil 53 pintores. Isso é muito sério, as pessoas precisam reconhecer mais nosso trabalho e parar de discriminar quem é diferente”, reflete ele que estará pintando para mostrar parte do processo criativo com as pinceladas certeiras. Ele ainda participa de festas e eventos com palestras sobre motivação para escolas e empresas.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Isis Maria de Almeida Ramos, conta que a X Semana Municipal faz parte de uma série de ações pelo Brasil, conhecido como Setembro Verde, para celebrar as diferenças, devido ao dia 21 deste mês, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

“Ações como essa são extremamente importantes para fortalecer os direitos das pessoas com deficiências Essas pessoas precisam se empoderar, saber dos seus direitos e deveres para ter uma vida digna. Precisam entender a importância de participar do conselho, que existe desde 2010, e precisam se fortalecer para que tenham mais visibilidade para terem voz nas articulações para melhorar as políticas públicas”, reforça Isis que também é professora de educação especial da rede pública de Paulínia.

Para saber mais sobre o artista acesse o canal no Youtube: Pintando e Criando Com a Boca 2015.

bottom of page