Suspeita compra de votos vira caso de polícia

31.08.2019

Segundo denunciante, um vereador abordou alguns adolescentes e ofereceu dinheiro para aparecerem em um vídeo e votar na candidata

 

Vladimir Luciano Firmino responsável pelo projeto social “Instituto Comunitário Benedito Aguiar”, que utiliza as dependências da Biblioteca Virtual, registrou um boletim de ocorrência na quarta-feira (28), alegando uma suposta compra de votos pelo vereador Marcelo D2 (PROS).

De acordo com informações do B.O, na quarta-feira Vladimir recebeu uma ligação da secretária do Instituto dizendo que o “pessoal da política” estava no local, realizando gravações de vídeo e que haviam abordado alguns alunos do projeto.

No momento do ocorrido, estava sendo ministrada aula de artesanato para senhoras de idade.

O declarante foi até o local e presenciou Marcelo D2, a candidata Nani Moura (MDB) e diversas pessoas deixando o local.

Firmino foi até o vereador e disse “pedi várias vezes para você me ajudar nesse projeto, que esse local estava abandonado, você não fez nada, agora você vem com essa moça aqui prejudicar a gente, a gente não aceita política aqui”.

Marcelo D2 disse ao declarante que não iria tirá-los do local e que só tinham feito um vídeo que seria colocado no ar e deixou o local.

Vladimir conta que conversou com dois adolescentes residentes próximos a Biblioteca Virtual que relataram que D2 ofereceu dinheiro para eles gravarem um vídeo e votarem em Nani Moura.

Os adolescentes relataram no B.O que o vereador os abordou dizendo “moleque, participa de uma gravação aqui, vou te dar 50 reais”.

“Os adolescentes receberam 50 reais cada um, das mãos de D2”, relatou Firmino.

Mais tarde o declarante encontrou novamente os adolescentes, que disseram que Marcelo D2 voltou ao local e pediu para que eles não fizessem nenhuma ocorrência, que isso poderia prejudicá-lo e para que assinassem uma autorização para gravação e divulgação das imagens, o que foi negado.

Segundo informações que constam no boletim de ocorrência, o parlamentar chegou a abordar diversos adolescentes que estavam próximos ao local, fazendo a mesma proposta.

Ainda de acordo com relatos dos adolescentes, Nani Moura estava junto e presenciou a entrega do dinheiro. Eles descreveram Nani como sendo uma mulher branca, magra, pequena e cabelos presos com rabo de cabalo e mechas.

Nas ruas de Paulínia, o vereador Marcelo D2 vem acompanhando Nani Moura em sua campanha política desde o início.

 

Edson Moura e Moura Jr.

Em 2012, Edson Moura e Moura Jr. também se envolveram numa suposta compra de votos, que foi noticiada até no programa Fantástico.

O Fantástico apresentou uma reportagem denunciando compra de votos nas eleições de 2012 em três cidades do Brasil, incluindo Paulínia. Além das imagens feitas pela câmera escondida, algumas testemunhas, que tiveram a identidade preservada por questões de segurança, admitiram ter recebido dinheiro do ex-prefeito Edson Moura em troca de votos.

Segundo a promotora Kelli Giovanna Altieri Arantes, os Moura ofereciam variadas quantias de dinheiro a moradores durante a visita eleitoral aos bairros. Pela apuração da promotora, pai e filho passavam nas casas com seus assessores e entregavam dinheiro aos eleitores enquanto pediam voto.

A denúncia foi feita pela regional de Paulínia do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que apontou vídeos em que um homem, que seria o político e na época era candidato à Prefeitura, recebendo pessoas em um quarto. Elas entram uma a uma no cômodo, conversam por alguns minutos e antes de saírem recebem algo semelhante a notas. Nas imagens, aparece o filho de Moura, também apontado como suspeito pelo Ministério Público Eleitoral.

O que pode acontecer com Nani Moura?

Se for comprovada a compra de votos, as punições legais vão desde prisão de 4 anos, multa, risco de tornar-se inelegível por 8 anos e cassação do manto, caso ao final do processo, tenha sido eleita e tomado posse.

No andamento da campanha eleitoral, cabe ainda a impugnação da candidatura.                          

Outro lado

Nani Moura registrou um B.O na quinta-feira (29) por Denunciação Caluniosa, contra pessoas que a acusam de compra de votos. 

“Eu não dei dinheiro e nem comprei votos. Quero que a polícia investigue porque isso é uma calúnia. Estão tentando me prejudicar nesta reta final. Quero que essas pessoas comprovem o que denunciaram”, afirmou Nani. 

Marcelo D2 também negou as acusações. “Não dei dinheiro para ninguém. Na reta final da campanha estão fazendo armações e mentido. Caso seja chamado, vou explicar tudo à Justiça”, relatou o parlamentar. 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

20 Nov 2020

Cazellato e Sargento Camargo foram reeleitos com 26.932 dos votos válidos

No último domingo (15), Du Cazellato (PL) foi reeleito prefeito de Paulínia com 26.932 votos, o que representa 48,19% dos votos válidos. Agora, ao lado de seu vice Sargento Camargo (PSL), ficará à frente da Prefeitura por mais quatro anos. A posse do novo mandato ocorre no dia 1º de janeiro de 2021.

Du Cazellato venceu a eleição suplementar em Paulínia no ano passado e, pela segunda vez seguida, a candidata Nani Moura (MDB),...

20 Nov 2020

Das 15 vagas da Casa de Leis, 53,33% foram renovadas

As eleições municipais deste ano registraram uma renovação na Câmara de Vereadores de Paulínia. Das 15 vagas da Casa de Leis, 53,33% foram renovadas. Esse número representa 8 novos vereadores em relação a eleição de 2016 no município.

Os novos vereadores que entraram foram: Fábio da Van (Cidadania), Alex Eduardo (Solidariedade), Professor Gibi (PTB), Pedro Bernarde (Cidadania), Messias Boi (PL), Helder Pereira (PL), Grilo (MDB) e Cícero Luiz de...

20 Nov 2020

A audiência pública será no Plenarinho e a entrada é aberta ao público, mas com limite de 50 lugares

A audiência pública para decidir o orçamento 2021, que estava marcada para acontecer no dia 19, foi adiada para 30 de novembro (segunda-feira) às 15h.

O debate acontece a pedido da Comissão de Finanças e Orçamento, uma oportunidade para os vereadores ouvirem a população e analisarem eventuais mudanças antes de votarem a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA), em dezembro.

A Prefeitura definiu que...

20 Nov 2020

A campanha ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), exceto no João Aranha

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até o dia 30 deste mês. A campanha ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), exceto no João Aranha. Usuários desta unidade podem procurar pelas UBS’s São José, Jardim Planalto ou Jardim Amélia.

Quem poderá se vacinar:

Poliomielite: crianças de 1 a 4 anos

Multivacinação: crianças e adolescentes menores que 15 anos

Sarampo: 6 meses a 49...

20 Nov 2020

Podem enviar cartinhas para a campanha crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social

Os Correios lançaram na quarta-feira (18) a campanha do Papai Noel, com adoção de cartinhas totalmente virtual para seguir os protocolos de segurança contra o coronavírus.

Podem enviar cartinhas para a campanha crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. As cartas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao site da campanha (http...

20 Nov 2020

A quadra que fica ao lado do campo de futebol do bairro, terá área de aquecimento, chuveiro e iluminação para uso noturno

A Secretaria de Esportes está construindo uma quadra de areia para prática de futevôlei e vôlei no bairro Vila Bressani.

A quadra que fica ao lado do campo de futebol do bairro, terá área de aquecimento, chuveiro e iluminação para uso noturno.

No campo serão instalados banco de reservas e um ponto de hidratação.

A Administração também finalizará a construção dos vestiários. Após...

20 Nov 2020

A mudança tributária e a pandemia do novo coronavírus foram os principais assuntos discutidos
 


O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, recebeu na manhã de quarta-feira (18), prefeitos eleitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Durante a reunião foram discutidos os projetos em andamento no Congresso Nacional. Também esteve presente o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e atual prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Denis Andia.
...

20 Nov 2020

João Alécio competirá na categoria Cadete (8 a 11 anos) no próximo sábado (21)

O atleta de kart João Alécio (11 anos), de Paulínia, é um dos pilotos que representará a cidade na 4ª e última etapa da Copa Speed Park, em Birigui), o Open do 55º Campeonato Brasileiro de Kart 2020, neste sábado (21).

Alécio participará da abertura da principal competição da modalidade no País na categoria Cadete (8 a 11 anos) pela equipe Ken Racing/F4 Motorsports, baseada no Kartódromo Internacional San Marino, e terá...

20 Nov 2020

Para participar e contribuir com essas duas importantes causas, basta pedir um Big Mac por qualquer canal de venda do McDonald’s

Acontece neste sábado (21) em Paulínia e em todo o Brasil o McDia Feliz, quando a renda gerada com a venda de sanduíches Big Mac nos restaurantes McDonald’s é destinada para iniciativas voltadas à luta contra o câncer infantojuvenil, lideradas pelo Instituto Ronald McDonald, e para diversos projetos com foco na educação de crianças e adolescentes apoiados pelo Instituto...

20 Nov 2020

Os custos mensais para produção de suínos e de frangos tiveram mais um aumento este mês

Os custos mensais para produção de suínos e de frangos tiveram mais um aumento este mês. Isso significa que, em breve, esse aumento será repassado para o consumidor pelos mercados e açougues. Em outubro, o ICPSuíno chegou aos 352,95 pontos, +14,98% em relação a setembro, superando o então recorde nominal do índice, de 306,95 pontos, que também era do nono mês de 2020. Já o ICPFrango fechou o outubro nos 328,76...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia