top of page

Programa seleciona estudantes de escolas públicas para intercâmbio nos Estados Unidos

Os estudantes que se encaixarem nos critérios especificados têm até o dia 11 de agosto para se inscrever



Estão abertas as inscrições para a edição de 2020 do Programa Jovens Embaixadores, que seleciona 50 estudantes do ensino médio da rede pública para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

O público-alvo são alunos de todo o Brasil que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor. As inscrições para o processo seletivo online vão até 11 de agosto.

O Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América.

Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos até 10 de janeiro de 2020, cursar o ensino médio na rede pública (municipal, estadual ou federal), ter excelente desempenho escolar, bom nível de domínio do inglês, nunca ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com a escola e a comunidade, além de realizar algum trabalho voluntário há pelo menos um ano. De acordo com o edital, também serão avaliadas características pessoais dos candidatos, como capacidade de comunicação, liderança e proatividade. As inscrições devem ser feitas no site oficial do programa www.jovensembaixadores.org.br .

Como participar

Os estudantes que se encaixarem nos critérios especificados têm até o dia 11 de agosto para preencher uma ficha de inscrição online, disponível no Facebook do programa (www.facebook.com/JovensEmbaixadores) ou no próprio site. Depois do preenchimento, receberão uma reposta automática dizendo se adequam aos pré-requisitos básicos e se foram aprovados para a segunda etapa.

As fases seguintes do processo de seleção envolvem envio de documentos, prova escrita e oral e, no caso dos semifinalistas, uma visita à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, onde participam do English Immersion Program (EIP) - programa de imersão na língua e na cultura americana com todas as despesas pelos organizadores do programa. A lista com os nomes dos aprovados para a viagem aos Estados Unidos será divulgada no dia 31 de outubro. A viagem está programada para janeiro de 2020.


Pré-requisitos para se candidatar

- Ter nacionalidade brasileira;

- Ter entre 15 e 18 anos;

- Ser aluno do ensino médio na rede pública brasileira;

- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;

- Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;

- Jamais ter viajado aos Estados Unidos;

- Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;

- Ter excelente desempenho escolar;

- Ter perfil de liderança e iniciativa;

- Ser comunicativo(a);

- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;

- Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de impacto social em sua comunidade por ao menos seis meses.


Informações e inscrições:

Site: www.jovensembaixadores.org.br

Facebook: www.facebook.com/JovensEmbaixadores

Fonte Correio Popular

bottom of page