top of page

Atleta paulinense representará a seleção brasileira no Parapan-Americanos no Peru

É a primeira vez que um atleta paralímpico levará o nome de Paulínia em uma disputa internacional

O atleta paralímpico paulinense, Agnaldo Francisco da Silva de 33 anos, foi convocado pela seleção brasileira para disputar o Parapan-Americanos de Lima, no Peru.

Agnaldo, que compete desde 2009, irá participar na categoria T13 (corrida velocidade). Essa é a primeira vez que um atleta paralímpico levará o nome de Paulínia em uma disputa internacional. Ele conquistou a vaga devido ao excelente desempenho no Open Internacional, realizado em São Paulo.

O atleta foi campeão paralímpico brasileiro em 2018 e já soma mais de 300 medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas em diversas competições.

Segundo Agnaldo, ele está treinando de segunda à sábado, arduamente para poder trazer para o Brasil e Paulínia a medalha de ouro.

“Só de estar participando do Parapan é uma grande alegria, mas eu vou em busca do ouro”, afirmou o atleta.

Agnaldo Francisco é aluno da escola de atletismo de Paulínia e tem como treinadores o professor Heliton Gibi e Sônia.

O Parapan contará com 1.890 atletas de 33 países, que competirão em 17 esportes. O evento será realizado entre 23 de agosto e 1º de setembro. As medalhas parapan-americanas têm o símbolo do Santuário Arqueológico de Pachacamac, local histórico do Peru. Segundo a mitologia Inca, Pachacamac foi Deus do fogo e filho do Sol, criador do mundo e de todas as criaturas que habitam nele.

bottom of page